12 de abr. de 2007

Pernas longas em cativeiro

Flamingo-Chileno

Reino: Animalia
Filo: Cordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Ave
Subclasse: Neornithes
Superordem: Neognathae
Ordem: Phoenicopteriformes
Família: Phoenicopteridae
Gênero: Phoenicopterus
Espécie: chilensis

Havia uma concentração de flamingos que afastaram-se no momento que fui bater a foto ¬¬

Os flamingos alimentam-se de algas e pequenos invertebrados aquáticos através de seus bicos filtradores, podendo voar até 500km por dia em busca desse alimento.

Em grande parte dos invertebrados há uma substância chamada caroteno que é responsável pela coloração rosada da ave. Na falta dessa substância suas penas tornam-se mais esbranquiçadas.

Existem 5 espécies de flamingos no mundo, sendo que no Brasil só ocorre o Flamingo-Chileno (Phoenicopterus chilensis) ao Sul do país.

Dependendo da espécie podem medir de 90cm a 1,50m e a plumagem varia de branco a rosa bem vivo.

O Flamingo-Chileno não é considerada uma espécie ameaçada. Em cativeiro vive até 30 anos (alguns autores citam 44 anos) e em vida livre cerca de 25 anos.

São animais de hábitos migratórios que podem agrupar-se em bandos de até 6000 pares. Atingem a maturidade sexual entre 3 e 6 anos de idade, reproduzindo-se dentro do grupo com a postura de apenas um ovo. A encubação leva em média 30 dias.

_______________________


Avestruz Mali
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Subordem: Struthiones
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: camelus

Avestruz Mali macho

O avestruz é a maior ave não extinta do planeta e tem como habitat natural as regiões leste e sul da África. Apesar de ser uma ave de planícies e ambientes áridos, adapta-se facilmente a outros tipos climáticos. Desde invernos chuvosos e neve até condições de verões extremamente quentes como nos desertos africanos.

Quando adultos atingem de 2m a 2,70m e pesam entre 150kg a 160kg.

Incapazes de voar por não possuírem quilha sobre o esterno nem musculatura peitoral adequada, seus músculos mais fortes estão localizados nas pernas fazendo-lhes aves corredoras pertencentes ao grupo das ratitas, podendo atingir até 60km/h.

São aves bipodais (não podem apoiar-se em uma perna só e nem pular com as duas ao mesmo tempo). Possuem dois dedos, sendo que desses apenas um possui unha.

Seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes: possuem dois cecos e intestinos longos (que promovem a digestão bacteriana), 2 estômagos e ausência de papo.

Estão comumente presentes em desenhos animados ou filmes de comédia comendo tudo o que vêem pela frente. Essas aves tem o costume de comer pedras para facilitar a digestão dos alimentos e conseqüentemente também todos os objetos pequenos que lhes chame a atenção.

Avestruz bailarina do desenho Fantasia da Disney (1940)
Foto: http://www.wetcircuit.com

O dimorfismo sexual aparece a partir do primeiro ano de idade: os machos possuem penas negras pelo corpo e brancas nas pontas das asas e as fêmeas são acinzentadas (não importando a raça).

Vivem aproximadamente 70 anos, sendo que podem reproduzir-se até os 40, tendo início na vida reprodutiva a partir de 2 a 3 anos de idade.

Geralmente a ave coloca 1 ovo a cada 48 horas chegando até a 60 avos que eclodem após 42 dias. No Brasil, o período de reprodução dessa espécie dura entre os meses de agosto à fevereiro.

Os ovos são incubados pelo macho e pesam de 1.200 a 1.800 quilogramas (o equivalente a duas dúzias de ovos de galinha).
m
Curiosidades

- Pude reparar esses dias que no desenho Fantasia da Disney os avestruzes representadas como bailarinas possuem penas negras, logo... São machos!


- Não enfiam a cabeça em baixo da terra como a cultura popular teima em representar




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com