20 de dez. de 2007

Anseriformes


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriforme
Famílias: Anatidae (várias espécies), Anhimidae (3 espécies), Anseranatidae (1 espécie) e Dendrocygnidae (9 espécies)
Gêneros: Aix, Alopochen, Amazonetta, Anas, Anhima, Anser, Anseranas, Aythya, Biziura, Branta, Bucephala, Cairina, Chauna, Callonetta, Cereopsis, Chenonetta, Chloephaga, Clangula, Coscoroba, Cyanochen, Cygnus, Dendrocygna, Heteronetta, Histrionicus, Hymenolaimus, Malacorhynchus, Marmaronetta, Melanitta, Merganetta, Mergus, Mergellus, Neochen, Netta, Nettapus, Oxyura, Plectropterus, Polysticta, Pteronetta, Salvadorina, Sarkidiornis, Somateria, Stictonetta, Tachyeres, Tadorna e Thalassornis
Gêneros extintos: Camptorhynchus e Rhodonessa



A ordem anseriforme abriga cerca de 161 espécies de aves aquáticas de grande e médio porte distribuídas em 48 gêneros e 4 famílias.

Duas características marcantes são:- A presença de membranas interdigitais (dedos parcial ou inteiramente ligados) nas patas, adaptação para a vida aquática que funciona como um remo no momento do nado

Pé com membranas interdigitaisFoto: www.avespt.com

- Bico filtrador característico da família Anhimidae. Os bicos filtradores são achatados e longos. A maioria dos anserioformes que possuem este tipo de bico nada com a boca aberta na superfície das águas. Quando capturam comida, a água escorre pelos lados do bico e o alimento é esmagado e engolido.

Crânio de um pato mostrando seu bico filtrador
Foto: www.avespt.com

Os Mergansos são anseriformes do gênero Mergus (família Anatidae) e a única espécie de aves a possuir "dentes", que na verdade é um bico serrilhado. Essas serrilhas facilitam para capturar e prender os peixes tanto em água doce quanto salgada.


Crânio do Merganso (serrilhas no bico)
Foto: www.avespt.com


Merganso-Grande (Mergus merganser)
Foto: www.naturspesialisten.no

As pernas dos anseriformes no geral são curtas e a plumagem bastante variada, podendo haver aves muito coloridas ou totalmente monocromáticas.

Algumas espécies apresentam dimorfismo sexual na coloração de suas penas.

Esquerda: Pato de Pequim e na direita: Pato-real (Anas platyrhynchos) macho

Pato-real (Anas platyrhynchos) fêmea

Por serem aves de ambientes úmidos (lagos, pântanos, rios, estuários) seus filhotes já nascem com os olhos abertos e prontos para seguirem os pais no nado. Quando os filhotes ficam cansados, a mãe leva toda a cria nas costas enquanto nada (mesmo que haja muitos filhotes).

Muitas espécies são migratórias nos períodos de reprodução e inverno.

A Ordem abriga as seguintes famílias e seus destaques:- Anatidae: Gansos, Cisnes, Patos, Marrecos e Mergansos
- Anhimidae: Anhumas e Tachãs
- Anseranatidae: Anseranas semipalmata (possui apenas esta espécie)
- Dendrocygninae: Marrecos de pernas e pescoços longos

Esquerda: Tachãs (Chauna torquata). Há quem não acredite que são anseriformes. Na direita uma Garça Branca Grande (essa com certeza não é mas saiu na foto junto)

Ganso Sinaleiro Chinês (Anser sigmoides)

Os anseriformes são onívoros. Em liberdade alimentam-se de larvas, crustáceos, insetos, folhas, frutos, raízes e sementes.

Algumas espécies foram domesticadas para exploração de sua carne, penas e ovos.

Graças a mão do ser humano, 51 espécies de anseriformes encontram-se ameaçadas de extinção na lista da IUCN (International Union for Conservation of Nature and Natural Resouces) e algumas como o Pato-de-cabeça-rosa (Rhodonessa caryophyllacea) e o Pato-do-labrador (Camptorhynchus labradorius) desapareceram definitivamente.

Anhuma (Anhima cornuta)
Foto: www.summagallicana.it

Cisne-negro (Cygnus atratus)

Curiosidades
- Os patos podem ser encontrados tanto em água doce quanto salgada

- Patos x Gansos: Patos possuem bicos finos (longos) e corpo achatado (ficando horizontais na água). Gansos possuem bico chato (largo) e corpo cilíndrico (sendo mais empinados)

- O Pato Donald, Patinho Feio e todos os outros “patos” da Disney são na verdade marrecos que tiveram o nome traduzido errado

Marreco = duck
Pato = muscovy duck

- Por ter abandonado a alimentação por filtração, alguns especialistas consideram o Tachã a espécie mais evoluída da ordem anseriforme.

- Os gansos podem servir como animais de guarda graças ao seu extinto territorial e por serem mais ativos a noite

- Patos machos podem ser diferenciados das fêmeas pelos sons emitidos

- A Anhuma possui um espinho na cabeça e dois esporões nas asas




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com