4 de fev. de 2008

Barata Americana

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Ordem: Blattaria
Família: Blattidae
Género: Periplaneta
Espécie: americana

Apesar do barulho da construção ao lado da minha casa, peguei um pouco de tempo para escrever sobre um animal muito presente nos lares brasileiros e que não é cão ou gato. O tema foi sugerido pelo único leitor do blog que deixa comentários (preciso dizer quem?).
=)

Mesmo sendo o animal de seis patas mais veloz existente, não sei se é motivo de orgulho ter um destes em casa...



A ordem Blattaria abriga diversos animais conhecidos como cajards, blattes, cockroaches, schabem, tarakan, cucarachas ou baratas. O nome da ordem vem da palavra blatta, que refere-se à "inseto que evita a luz".

As diversas espécies de baratas podem ser aladas (possuem asas), semi-aladas (possuem asas mas não necessariamente usam) e ápteras (sem asas).

Dependendo da espécie podem chegar a 10cm de comprimento (a maior registrada possui 20cm).

Grandes características das Baratas Americanas: corpo oval, boca mastigadora e antenas longas.

Existem mais de quatro mil espécies de baratas distribuídas no mundo todo. Cerca de mil são conhecidas no Brasil.

As espécies variam de cor, formato e tamanho.

Alguns exemplos de espécies
Foto: www.ciencia.hsw.uol.com.br

Tratarei aqui da mais comum e “temida” habitante brasileira, popularmente conhecida como Barata de Esgoto ou Barata Americana. Este estranho inseto pouco sofreu mudanças nos seus mais de 400 milhões de anos de existência.

É uma espécie sinatrópica (que vive em torno do homem, alimentando-se de restos). Possui tempo médio de vida de 2 anos e meio variando de 2 a 4cm de tamanho.

A Barata Americana (Periplaneta americana) pode ser encontrada no Sul dos Estados Unidos e outras regiões de clima tropical. Assim como alguns ratos, foi muito disseminada pelo mundo através das viagens de comércio entre países.

Não gosta de frio. Prefere locais quentes e úmidos (como esgotos, construções e entulhos). Também não gostam da luz do dia, geralmente saem a luz quando estão com falta de alimento ou água, sendo uma espécie mais ativa durante a noite.

São individualistas e graças ao seu corpo achatado, as baratas podem caber em buracos ou frestas bastante pequenas, dificultando sua eliminação.

Velozes patas que espalham de tudo...

As Baratas de Esgoto encontram alimento facilmente por que são onívoras. Alimentam-se da carne de animais mortos e vegetais. Um grande problema de quando invadem nossas casas é que não adianta esconder apenas os alimentos, já que as mesmas também comem pasta de dente, alimentos industrializados, cerveja, cabelo, cremes, células da pele, cola...

As fêmeas colocam uma média de 48 ovos a cada 20 ou 25 dias e ninhos construídos em buracos denominados ootecas.

As ootecas das Baratas Americanas geralmente localizam-se longe dos lugares que elas freqüentam normalmente, permanecendo assim em maior segurança.

As cascas das ootecas não são afetadas pelos venenos industriais recomendados para exterminar esses insetos. Por isso recomenda-se usar o produto por mais tempo (para eliminar a medida que nascem).

Por reproduzissem com tanta segurança e grande número de ovos, estima-se que para cada barata vista hajam pelo menos outras 100 escondidas.

Outro ponto que dificulta na “expulsão” desse querido animalzinho de sua casa é que podem ficar três dias ou mais sem água e aproximadamente dois meses sem comida.



Se já não bastasse dizer o quanto é complicado livrar-se de baratas em casa, as mesmas transmitem uma série de doenças aos seres humanos. Por exemplo: protozoários, fungos, bactérias, vermes e vírus. As mais comuns doenças transportadas são: lepra, diarréias, hepatite infecciosa, tuberculose, salmonela e alguns tipos de gripe.

Curiosidades
- As Baratas Americanas podem regenerar algumas partes de tecido do corpo.

- Ainda restam dúvidas se as baratas (ordem Blattaria) deram origem aos cupins (ordem Isoptera).

- "Socorro! Uma barata voadora!!" ... Todas as Baratas Americanas voam quando adultas...




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com