JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: Pente-de-Vênus

13.2.10

Pente-de-Vênus

Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem: Sorbeoconcha
Família: Muricidae
Género: Murex
Espécie: Murex pecten
julianasphynx.blogspot.com
Origem: Leste do Oceano Índico, Japão e Pacífico
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Para a postagem de hoje, decidi pegar uma das jóias de minha coleção de conchas: o Murex pecten.
julianasphynx.blogspot.com
Adimiro muito as conchas do gênero Murex pelas formas e espinhos.
julianasphynx.blogspot.com
O Murex pecten está entre as conchas com maior número de espinhos (mais de 100).
julianasphynx.blogspot.com
Esta espécie pode ser facilmente confundida com outras, mas ao reparar o número de espinhos logo você verá se é uma pectren ou não.
julianasphynx.blogspot.com
Murex troscheli (esquerda) e Murex pecten (direita). Facilmente diferenciados pelo número de espinhos e cores
julianasphynx.blogspot.com
Conhecida pelo nome Pente-de-Vênus, este murex vive nos litorais do Leste do Oceano Índico, Japão e Pacífico.
julianasphynx.blogspot.com
É carnívoro, alimenta-se de outros moluscos.
julianasphynx.blogspot.com
Seus espinhos são utilizados como proteção contra ataque de outros animais. Por possuir um número grande dos mesmos, fica incapacitada de enterrar-se como muitos moluscos comumente fazem.
julianasphynx.blogspot.com
Sua concha varia de 10 a 15 centímetros de tamanho.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Não é uma raridade entre colecionadores. Pode ser encontrada para a venda facilmente. No entanto, é raro encontrar um exemplar com todos os frágeis espinhos em estado perfeito.
julianasphynx.blogspot.com
Procurei fotos do exemplar vivo pela internet e nada encontrei. É um molusco que pouco se sabe ao seu respeito. Este exemplar apresentado nas fotos foi retirado diretamente de minha coleção.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Curiosamente foi alvo de cobiça na Idade Antiga. Os fenícios utilizavam este molusco para produzir o corante de púrpura (contido no interior do animal) que era considerado extremamente valioso.

9 Comentário(s)

Blogger Sílvio e Ana comentou:

Pode não ser uma raridade entre colecionadores, mas para quem nunca viu uma dessas, é impressionante. Que delicadeza os espinhos. Muito linda. (Ana)

8:19 PM  
Blogger Nilson Barcelli comentou:

Esta sua concha é belíssima.
Nunca tinha visto uma tão bonita.
Bom fim de semana e bom carnaval.
Um beijo.

9:16 PM  
Blogger Lídia Borges comentou:

Ora aqui está um bom tema de leitura!

Muito interessante para quem se deixa deslumbrar por tudo o que ao mar diz respeito.

Obrigada

2:19 PM  
Blogger Memória de Elefante comentou:

Para quem não conhece não deixa de ser uma raridade.
As conchas me fascinam!


Obrigada!

Um beijo

6:48 PM  
Blogger Fernando Santos (Chana) comentou:

Olá Juliana, belo post...Espectacular....
Beijos

10:08 PM  
Blogger xistosa - (josé torres) comentou:

Belíssima concha que desconhecia a sua existência, mesmo que seja vulgar.
É fascinante. Como o mar nos surpreende.

Cumprimentos.

1:30 PM  
Blogger (CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) comentou:

Julina, pura cultura. Gostei de saber e conhecer. Não ée raridade para colecionadores, mas pra mim, algo novíssimo. beijos

7:56 AM  
Blogger Duarte comentou:

Juliana, acabas de proporcionar-me uma grata satisfação.
Sempre tive uma grande atracção pelo mundo das conchas e ademais tenho um amigo que colecciona conchas há muitos anos e tem uma colecção impressionante. Vive no Porto e tem conchas de todo o mundo, algumas, como a que aqui expões, espectaculares.
O meu amigo chama-se Victor Ferreira. Se não tens inconveniente ponho-vos em contacto. Dá-me a conformidade, por favor.
Com o antes exposto já deves imaginar o meu grau de aceitação por este tema...
Recebe um grande abraço e a minha admiração.

10:09 AM  
Blogger Sandra comentou:

Como Curiosa fui passeando pelo Mundo virtual e te encontrei..Muito prazer..E o que é mais curioso é que vc. é daqui, bem pertinho..Floripa..
E eu aqui de Jaraguá do Sul..Isso é verdadeiramente incrivel.. Pois fui até o blog do Duarte..lá em Portugal e encontrei você..Por curiosidade eu vim..
Muito prazer..
Seu blog tem belas histórias..Lindo esta imagem...
Aproveito para lhe convidar..
Venha viajar comigo para Portugal na Magia da Poesia.Basta acessar o blog da curiosa.
Estou participando do Concurso 2ª fase.
Te espero por lá.Será um grande prazer viajar na sua companhia.
Carinhosamente,
Sandra

11:30 AM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário