18 de mar. de 2010

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Ando extremamemente sem tempo de postar no blog. Vou aproveitar e colocar este texto já antigo que eu havia apenas salvo como rascunho. As atualizações agora devem demorar mais tempo para ocorrer. Obrigada a todos os visitantes e "comentantes". Estreando o menu lugares, deixo aqui um belo lugar que deve ser conhecido pelos moradores do Sul do Brasil. Espero que gostem!

Localizada ao Norte da Ilha de Santa Catarina, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa chama a atenção de seus visitantes, não somente pela beleza muito visível, mas também por sua grandiosidade e conservação.

Localização: Praia do Forte - SC
Coordenadas: 27°25'49.58"S 48°31'6.68"O



Foi construída na encosta do Morro da Ponta Grossa na Praia do Forte.

É a única fortaleza do conjunto das três que pode ser acessada por terra através das pontes que ligam o continente de Florianópolis até a ilha de Santa Catarina.

Vista aérea do programa Google Earth

As fontes sobre sua data de construção são divergentes. Algumas afirmam que teve início em 1739 e terminada em 1745 e outras que seu início foi em agosto de 1740 e término em 1744.



Sabe-se que foi projetada pelo brigadeiro José da Silva Pais, e, que sua capela foi a última parte a ser erguida.

Esta fortaleza constitui um dos três vértices de um conjunto de fortificações catarinenses, o chamado triângulo de fogo.

O triângulo de fogo constitui-se das fortalezas de Santo Antônio (localizada na Ilha de Ratones Grande), Santa Cruz (na Ilha de Anhatomirim) e São José da Ponta Grossa (na Praia do Forte).



Apesar das imensas muralhas, sua construção é harmoniosa com a natureza, circulada de um grande verde e de frente para o mar.

Possui armamentos vindos da Bahia e Inglaterra, muitos anteriores ao século XVII.



Originalmente possuía um grande arsenal composto por trinta e uma peças de artilharia: cinco de bronze, sendo quatro de calibre 12 e uma de 8, e vinte e seis peças de ferro, sendo nove de calibre 24, duas de 18, seis de 12, seis de 8, uma de 4 e duas de 2.

Sua grande marca é uma bateria de canhões virada para o mar.



Atualmente a Fortaleza é tombada como patrimônio histórico e artístico nacional. Foi restaurada e aberta para o público.

Na época em que fui (2008) o ingresso estava 4 reais o inteiro e 2 para estudantes.

Além de todo o forte devidamente bem cuidado, ainda há como atrativo uma exposição com peças da época: louça, roupas, armamentos, painéis fotográficos, rendas de bilro... Quase todos originais encontrados em escavações no local.




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com