28 de jul. de 2010

Pinhalzinho - SC

Tenho demorado nas atualizações do blog por causa das aulas. Vou tentar demorar menos nas próximas vezes, aproveitando o meu resto de férias para escrever alguma coisa.

Entrada da cidade

Aproveitei aqui para contar um pouco sobre as minhas férias. Andei visitando algumas cidades que não conhecia e começarei pela primeira delas (e que mais passei tempo): Pinhalzinho.

Localização: Estado de Santa Catarina - Sul do Brasil
Coordenadas: 26º50'53"S 52º59'31"O

Vista aérea do programa Google Earth

Brasão da cidade
Foto: www.pinhalzinho.sc.gov.br

Pinhalzinho localiza-se no interior de Santa Catarina, ao Sul do Brasil. É uma cidade de colonização italiana e alemã, predominando a boa educação e simplicidade nas pessoas, sendo assim, conhecida como a “Capital da Amizade”.

De acordo com o site Wikipédia, a população de Pinhalzinho está estimada em 13.219 habitantes (dado coletado em 2004). O site ainda acrescenta que sua fundação foi no dia 7 de dezembro de 1960.

A cidade possui algumas praças bastante bonitas e predomina o clima calmo e tranquilo de uma cidade do interior.

Uma simples, porém linda praça

Gansos que nadam soltos no laguinho da praça

Uma bela escultura no centro da praça que estava sem placa. Acredito eu que ela represente o trabalho do homem no campo (nota-se uma enxada)

A terra é dotada de um vermelho bastante vivo e céu límpido com muitas aves.

As ruas são bem arborizadas e, no final da tarde, pode-se escutar uma bela melodia criada pelas centenas de pássaros que ali estão escondidos esperando a hora para dormir.

Uma típica rua de Pinhalzinho

Pomba-de-bando (Zenaida auriculata), espécie muito comum na região

Chamou-me a atenção o fato de que os locais que não são asfaltados possuem uma espécie de calçamento que aqui em Florianópolis eu nunca havia visto antes.

Outro fato muito relevante, é a quantidade mínima de carros circulando pelas estradas.

Calçamento de grande parte das estradas

O site do Governo de Santa Catarina descreve a economia de Pinhalzinho, sendo distribuida entre os setores de indústria, agricultura e comércio e ainda acrescenta que a agricultura é reduzida, porém é bastante produtiva. O site termina relatando que a cidade “conta ainda com serviços de segurança, saúde e educação, todos de boa qualidade, oferecendo aos pinhalenses, boas condições de vida”.

Sem sombra de dúvidas é um excelente lugar para se passsar férias, se a busca é descanso e tranquilidade.

Termino agradecendo muito a família do meu namorado (e a ele tambem!) que me receberam com carinho e muita hospitalidade durante a semana que passei por esta maravilhosa cidade.

Referências:Governo de Santa Catarina: Pinhalzinho. Acesso em: 28 jul. 2010Wikipédia: Pinhalzinho (Santa Catarina). Acesso em: 28 jul. 2010




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com