JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: Borboleta-Coruja

3.8.10

Borboleta-Coruja

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Gênero: Caligo
Espécie: Caligo beltrao
julianasphynx.blogspot.com
Distribuição:
Região Leste do Brasil
julianasphynx.blogspot.com
Foto: www.invivo.fiocruz.br
julianasphynx.blogspot.com
A Borboleta-Coruja pertence a um grupo comcerca de 80 espécies que ocorrem na América do Sul, sendo ela, uma das maiores de todas as demais e de todas do Brasil podendo medir até 18cm de envergadura.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
A Caligo beltrao é conhecida popularmente por Borboleta-Coruja ou Corujão, já que possuem uma camuflagem semelhante a olhos de coruja em um dos lados de suas asas. Essa característica funciona como defesa contra seus predadores, já que a maioria são pequenos animais caçados por corujas, tambem podendo assustar os predadores maiores, simulando a face desta ave caçadora.
julianasphynx.blogspot.com
Suas asas são de diferentes cores no lado de fora e do interior. Do lado de dentro, ela possui o desenho de olhos que, com ambas as asas abertas, assemelham-se a face de uma coruja.
julianasphynx.blogspot.com
Foto: http://godofinsects.com
julianasphynx.blogspot.com
Já o lado de fora, é dotado de um belo tom de azul metálico com detalhes em preto. Curiosamente, o azul de suas asas jamais “desbota” após sua morte, pois a cor azul é resultado de uma reflexão óptica e não de um pigmento específico.
julianasphynx.blogspot.com
Foto: www.tropicalbutterflies.com
julianasphynx.blogspot.com
As asas são cobertas por escamas, das quais soltam um pó quando manuseadas. As escamas podem ser estruturais (formarem apenas estruturas) e em muitas delas estão localizados os pigmentos das cores.
julianasphynx.blogspot.com
Cada borboleta possui uma espécie de “impressão digital”. Assim, não existindo uma igual a outra. Cada uma possui características únicas no formato de seus desenhos, muitas vezes até aparentando ser de espécies diferentes.
julianasphynx.blogspot.com
Detalhes das asas
julianasphynx.blogspot.com
Possui hábitos diurnos, pousando sobre a vegetação ao anoitecer enquanto descansa, abrindo suas asas e mostrando sua “outra face”.
julianasphynx.blogspot.com
Por causa de sua alimentação, vivem perto de matas ou de bananeiras.
julianasphynx.blogspot.com
A borboleta adulta alimenta-se por um tubo chamado probóscide. Este tubo assemelha-se a uma tromba enrolada e funciona como um canudo.
julianasphynx.blogspot.com
Não são fãs de flores, alimentam-se de frutas podres em decomposição que ficam caídas pelo chão e fezes de animais . Mas ainda há sim as que se alimentam de néctar, sais minerais e até mesmo o suor humano. De acordo com o site Wikipédia “Existem ainda espécies que não comem nada na fase adulta, substituindo com a reserva nutritiva que acumula no estágio de lagarta”.
julianasphynx.blogspot.com
Borboletas alimentando-se
Foto: www.scipione.com.br
julianasphynx.blogspot.com
Enquanto lagarta, alimentam-se de folhas de bananeira
julianasphynx.blogspot.com
Por causa de seus hábitos alimentares, a Borboleta-Coruja acaba sendo uma espécie fácil de ser criada em cativeiro.
julianasphynx.blogspot.com
A fêmea coloca seus avos logo após o acasalamento e as lagartas desenvolvem-se geralmente em bananeiras. A planta é identificada pela borboleta através de seu cheiro, cor, forma e textura.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Curiosamente, antes de depositar seus ovos, a fêmea verifica se não há ovos de outra borboleta por perto, evitando assim a competição por alimento entre os filhotes dela e os de outra.
julianasphynx.blogspot.com
Seus ovos possuem cerca de 2mm de diâmetro, sendo consideravelmente grandes para uma borboleta.
julianasphynx.blogspot.com
Após o nascimento, as lagartas buscam a comida em primeiro lugar. A casca de seu ovo é seu primeiro alimento na natureza.
julianasphynx.blogspot.com
As lagartas geralmente alimentam-se de uma única espécie ou grupo de plantas (geralmente folhas de bananeira). Caso não haja tal espécie ou grupo, a lagarta vem a morrer de fome.
julianasphynx.blogspot.com
Lagarta e ovos
Foto: www.scipione.com.br
julianasphynx.blogspot.com
Grande parte das lagartas de borboletas não possuem pêlos. As lagartas da Borboleta-Coruja trocam de pele de quatro a oito vezes durante seu desenvolvimento conforme vão crescendo. Durante esta troca de peles, a lagarta tambem muda de cor: de verde para marrom, facilitando sua camuflagem.
julianasphynx.blogspot.com
O casulo é o próximo passo da vida de uma lagarta. Ela vive nele durante aproximadamente um mês. Neste período, o animal não se alimenta e nem ingere água, por isso a necessidade de fazer uma reserva alimentar antes.
julianasphynx.blogspot.com
Para facilitar a camuflagem, o casulo assemelha-se muito com uma folha. Dentro dele há transformações físicas da lagarta para uma borboleta: suas pernas ficam mais longas, desenvolvem-se asas, o aparelho bucal é modificado...
julianasphynx.blogspot.com
"Olho de coruja"
julianasphynx.blogspot.com
Após sair do casulo, a borboleta já está adulta, não crescendo mais e nem trocando de pele ou casca. Suas asas encontram-se amassadas e levam cerca de vinte minutos para abrir-se completamente e duas horas para seu primeiro vôo. O peso da borboleta após sair do casulo é de aproximadamente 16 gramas.
julianasphynx.blogspot.com
Borboleta saindo do casulo ainda com suas asas amassadas
Foto: http://www.scipione.com.br
julianasphynx.blogspot.com
Existe dimorfismo sexual entre os exemplares: a fêmea costuma ser maior e menos colorida que o macho para esconder-se melhor na natureza.
julianasphynx.blogspot.com
Vivem aproximadamente três meses após a metamorfose. Porem, contando com a metamorfose e todo o seu desenvolvimento são cerca de cinco meses.
julianasphynx.blogspot.com
Poucas são as borboletas que chegam na fase adulta, pois na natureza há muitos predadores para seus ovos e lagartas. Destacam-se os pássaros, aranhas, lagartos, roedores, macacos e até mesmo cobras. O site Wikipédia traz a curiosidade que a Borboleta-Coruja “não é atacada por formigas, uma defesa química possível é até agora não ainda desconhecida”. Alem disso, tambem podem ser atacadas por fungos, bactérias, vírus e inseticidas humanos aplicados em plantações.
julianasphynx.blogspot.com
Fonte e referências:

Wikipédia: Borboleta-coruja. Acesso em: 29 jul. 2010
Wikipédia: Caligo beltrao. Acesso em: 29 jul. 2010
Scipione Interativa: Borboleta Coruja. Acesso em: 29 jul. 2010

julianasphynx.blogspot.com

46 Comentário(s)

Blogger Cris: Diário ON Line comentou:

Megaaaa interessanteeeeee... poxa que lindOOoo...borboleta enfim é lindo neh....obrigada por sua visitinha flooor....vc faz a diferença!!! Bjus de luz pra vc...bom tentei seguir vc, espero q de certo pra eu sempre voltar aqui..bj bj

4:10 PM  
Blogger Franck comentou:

Interessante o blog, sou geógrafo, fiz especialização em Educ Ambiental e então a fauna, a flora, a terra, as pessoas, os minerais e a poesia, me intessam, e muito!
Obg pela visita, volte sempre! Quis me linkar aqui para segui-la, n/achei onde...
PS: É verdade que as borboletas são capazes de alterar, por ex, a direção do vento se milhares delas baterem as asinhas ao msm tempo?!
Bjs*

4:32 PM  
Blogger Valéria Sorohan comentou:

Oi Ju,

Uma aula e tanto sobre as borboletas, gostei bastante, aliás sempre fui curiosa a respeito delas.

BeijooO

4:38 PM  
Blogger Rosane Marega comentou:

Oie Juliana... hum, acho que eu sempre quis ser uma borboleta!
Elas são lindas!
Beijos e saibas que adorei tudo por aqui.

5:48 PM  
Blogger Vanuza Pantaleão comentou:

Oi, Juliana!
Só agora meu filho veio me socorrer para poder adicionar seu excelente blog.
Não sei se você é bióloga, mas tenho uma irmã professora de Biologia e eu, por tabelinha, cheguei a estudar plantas e animais diversos e digo-lhe, com sinceridade, a natureza é sempre mais surpreendente do que a imaginamos.
Parabéns pelo seu elucidativo texto!!!Bjsss

6:07 PM  
Blogger maria teresa comentou:

Adoro borboletas tenho uma colecção bastante grande delas.
Uma aula de que gostei muito...
Abracinho

6:15 PM  
Blogger Talita Oliveira comentou:

Gostei muito do seu blog. Interessantíssimo!

Boa semana para você também!!

=**

6:29 PM  
Blogger Fabrício comentou:

boa semana p/ vc tb, ficou mara esse post das borboletas, bjs

6:54 PM  
Blogger Vanuza Pantaleão comentou:

Tudo bem, Ju!Rs

Só assim eu pude ver com mais detalhes essas fotos estupendas.
sabe um animal que todo mundo tem pavor e eu admiro muito e até assisti um documentário, o morcego. Eles têm um sistema de sonar perfeito e não são maus como falam. Não me recordo mais, mas existe uma ilha só deles onde são pesquisados por um cientista que convive muito bem com eles.
Quando puder e se lhe interessar, pode fazer um post sobre eles?
Boa noite, querida!!!

7:17 PM  
Blogger Vanuza Pantaleão comentou:

Ah, você é zoológa!
Legal, vamos nos dar muito bem!!!

7:20 PM  
Blogger Maria Salomé comentou:

Juliana querida,

Que maravilha teu blog! fotos belissímas!!! amo borboletas, as faço de crochê ahhaahahha tenho várias delas.
Estive em Florianópolis é tudo de bom.
Obrigada pela tua linda visita no Shalom, esteja a vontade para voltar sempre.
Beijos carinhosos
Salomé

7:22 PM  
Blogger Tati Tesch comentou:

Oi Juliana. A borboleta azul rendeu muitos quadros redondos uma década. Me lembro que minha mãe tinha dois do gênero. Interessante a proposta do teu blog - e muito obrigada por ter deixado um olá no meu! Abraços, Tatiana Tesch

7:28 PM  
Blogger Solange comentou:

Oi Juliana,

Passei para agradecer a visita no meu blog.
Volte sempre! Será sempre bem vinda, boa semana pra vc também

9:32 PM  
Blogger JÔ RODRIGUES comentou:

OI JÚ, QUE BOM QUE VC GOSTOU DO MEU BLOG, EU ADOREI O SEU!!! AINDA MAIS PORQUE FUI LOGO VENDO AS BELAS BORBOLETAS QUE EU TANTO AMO, POIS PRA MIM ELAS TRANSMITEM ALEGRIA E LIBERDADE...BJS LINDA VOLTE SEMPRE.....

9:55 PM  
Blogger Brruuu comentou:

Nossa,que blog interessante.É diferente de todos que eu já vi.Vou te seguir.E obrigada pelo comentario no meu =)
Um beijo

9:58 PM  
Blogger GIL comentou:

BOM DEMAIS SEU BLOG, OBRIGADA PELA VISITA....BJKS....GIL....SEU POST É EDUCATIVO TAMBÉM

10:41 PM  
Blogger olhar comentou:

Super bacana seu blog!!Parabéns!Estive em Curitiba num borboletário lindo e tive uma experiência incrível com estas criaturas mágicas!Se quiser que eu lhe envie as fotos fantásticas que lá tirei, me avise em meu blog, que te passo TODAS!Vai AMAR!!

beijos e ótima semana!

Passo a seguir seu blog!!

11:07 PM  
Blogger Debbys comentou:

eu sou chata, apesar de não me achar nojenta... borboletas são lindas, mas bem longe de mim... não é medo, mas algo em insetos voadores não me agrada.. deve ser algum trauma de infância..
bjsss

1:10 AM  
Blogger Joakim Antonio comentou:

Nossa, que aula Juliana. Adorei!

Parabéns pela dedicação e obrigado pela aula!

2:26 AM  
Blogger Karine Melo comentou:

Acho linda essa sua paixão por Biologia..

No ensino médio, era a minha matéria preferida, era a única que eu não me cansava de estudar. Enfim, apesar de gostar muito, nem sei porque parei em Letras..Mas Biologia me prende, acho belo!

beijos, flor :*

2:33 AM  
Blogger Valentim Coelho comentou:

Bonita colecção de borboletas

8:13 AM  
Blogger olharbiju comentou:

Olá.
Muito obrigada por ter ido ao meu cantinho.
Estive a ler este post sobre borboleta, e dou os meus parabens por uma verdadeira"aula".
Havia muita coisa que eu não sabia.
Obrigada.
Bjnhosssss
alice

8:49 AM  
Blogger Lucy comentou:

muito interessante o seu blog, uma ótima fonte de informação parabéns, e obrigada pela visita..

9:53 AM  
Blogger MÔNICA comentou:

oi amore entao que bom que gostou do meu blog.... o seu tambem é muito interessante amei ..... olha ta rolando promocao no meu blog.... vc esta convidada a participar ...vou te esperar ...bjinhos!

10:06 AM  
Blogger Everson Russo comentou:

Muito lindo e interessante,,,,beijos de bom dia pra ti querida.

10:23 AM  
Blogger A.S. comentou:

As borboletas são seres mágicos, talvez duendes, que nos deliciam com as suas cores e o seu gracioso voo!
Belas as tuas imagens!

Um beijo
AL

11:06 AM  
Blogger Betty Gaeta comentou:

Oi Juliana,
Ótimo post. Qdo eu era criança achava que borboletas eram flores que voavam.
Bjkas e um bom dia para vc.

11:35 AM  
Blogger Cleise Rejane comentou:

oi lindinha!
Vim retribuir a sua visita no meu cantinho e ADOREI!!
Sou fascinada por borboletas.
E o seu post tem conteúdo completo, parabéns.
Com certeza vai me ver sempre por aqui.
Beijinhos
Cleise Rejane

4:03 PM  
Blogger lenalima comentou:

Olá!! vim agradecer a visita no meu blog, também gostei muito do seu, adoro borboletas, joaninhas e passáros...quem sabe tu faz uma matéria sob joaninhas, desde que eu era criança quase não as vejo mais, as vezes ficava horas olhando para elas... serei sua seguidora.
Abraços!

4:45 PM  
Blogger Jonathas Nascimento comentou:

Olá Juliana,
A delicadeza por vezes reside nas palavras, na ausência dela, em gestos, num olhar... No teu caso ela mora neste lindo blog que tece delicadezas sobre as borboletas, lindas e poéticas borboletas... Parabéns, estou aki também...

Beijos

4:49 PM  
Blogger Barbara comentou:

Este comentário foi removido pelo autor.

8:30 PM  
Blogger Barbara comentou:

Nossa obrigado!E obrigada pela visita!Amei seu blog ,também,e essa postagem é muito interessante!
Barbara

8:32 PM  
Blogger Memória de Elefante comentou:

Não conhecia esta espécie de Borboleta, sou fascinada por elas e por corujas.

Obrigada por compartir este texto magnífico e fotos!

Um beijo

9:02 PM  
Blogger εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ comentou:

oieee lindona!
td certinho?
vim conferir as novis!!!
uma ótima semaninha pra vc!
=D

10:12 PM  
Blogger Táxi Pluvioso comentou:

Alimentam-se de suor humano? então devem vir para Portugal, o único país onde todo o povo transpirar a trabalhar. bfds

5:17 AM  
Blogger Sílvio e Ana comentou:

Já vi essa borboleta muitas vezes na mata; mas, ao vê-la voando, só se percebe o azul (não sabia que era a mesma que do outro lado tem o desenho da cara de uma coruja). Da próxima vez vou prestar mais atenção.
Gostei muito do "retorno" das postagens sobre bichinhos.
Um abraço.
(Sílvio)

7:04 AM  
Blogger Cαmilα ♥ comentou:

Que linda!
Parece mesmo olhos em suas asas!
*-*


BeijOcas

8:11 AM  
Blogger Everson Russo comentou:

BEijo carinhoso de bom dia pra ti querida,,,,

8:44 AM  
Blogger ONG ALERTA comentou:

Interessante e seu período de vida é o tempo necessário, paz.
Beijo Lisette

9:49 AM  
Blogger Enrique Coimbra comentou:

Que post incrível, cara! Sabia que eu já quis ser biólogo pra trabalhar na pesquisa de insetos? É, bons tempos, antes de conhecer os palcos, a luz e a atenção. Mas cara, adorei.

1:51 PM  
Blogger homemcarioca comentou:

vi falando sobre esta especie no filme serie CSA e resolvi pesquisar. suas fotos sao espetaculares.
celio

7:15 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Eu estou criando uma e reamnte cmprovei que so come a noite.

8:26 AM  
Blogger amanda comentou:

oi >juu< td bem eu queria saber qual e o local a inscidencia a borboleta curuja

7:30 PM  
Blogger Milla comentou:

muito legal vc fala detalhadamente.

parabens

9:43 AM  
Blogger Gláucia comentou:

Bom dia!
Vocês saberiam me dizer que medicamento eu posso usar para combater o fungo que acomete a borboleta olho de coruja? É como uma casca preta que vai soltando. Tenho urgência na reposta, por favor! obrigada

2:58 AM  
Blogger Landa comentou:

Apareceu uma borboleta coruja aqui em casa. Linda!
Soltei ela na natureza =)

7:31 PM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário