3 de ago. de 2010

Borboleta-Coruja

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Gênero: Caligo
Espécie: Caligo beltrao

Distribuição: Região Leste do Brasil

Foto: www.invivo.fiocruz.br

A Borboleta-Coruja pertence a um grupo comcerca de 80 espécies que ocorrem na América do Sul, sendo ela, uma das maiores de todas as demais e de todas do Brasil podendo medir até 18cm de envergadura.



A Caligo beltrao é conhecida popularmente por Borboleta-Coruja ou Corujão, já que possuem uma camuflagem semelhante a olhos de coruja em um dos lados de suas asas. Essa característica funciona como defesa contra seus predadores, já que a maioria são pequenos animais caçados por corujas, tambem podendo assustar os predadores maiores, simulando a face desta ave caçadora.

Suas asas são de diferentes cores no lado de fora e do interior. Do lado de dentro, ela possui o desenho de olhos que, com ambas as asas abertas, assemelham-se a face de uma coruja.

Foto: http://godofinsects.com

Já o lado de fora, é dotado de um belo tom de azul metálico com detalhes em preto. Curiosamente, o azul de suas asas jamais “desbota” após sua morte, pois a cor azul é resultado de uma reflexão óptica e não de um pigmento específico.

Foto: www.tropicalbutterflies.com

As asas são cobertas por escamas, das quais soltam um pó quando manuseadas. As escamas podem ser estruturais (formarem apenas estruturas) e em muitas delas estão localizados os pigmentos das cores.

Cada borboleta possui uma espécie de “impressão digital”. Assim, não existindo uma igual a outra. Cada uma possui características únicas no formato de seus desenhos, muitas vezes até aparentando ser de espécies diferentes.

Detalhes das asas

Possui hábitos diurnos, pousando sobre a vegetação ao anoitecer enquanto descansa, abrindo suas asas e mostrando sua “outra face”.

Por causa de sua alimentação, vivem perto de matas ou de bananeiras.

A borboleta adulta alimenta-se por um tubo chamado probóscide. Este tubo assemelha-se a uma tromba enrolada e funciona como um canudo.

Não são fãs de flores, alimentam-se de frutas podres em decomposição que ficam caídas pelo chão e fezes de animais . Mas ainda há sim as que se alimentam de néctar, sais minerais e até mesmo o suor humano. De acordo com o site Wikipédia “Existem ainda espécies que não comem nada na fase adulta, substituindo com a reserva nutritiva que acumula no estágio de lagarta”.

Borboletas alimentando-se
Foto: www.scipione.com.br

Enquanto lagarta, alimentam-se de folhas de bananeira

Por causa de seus hábitos alimentares, a Borboleta-Coruja acaba sendo uma espécie fácil de ser criada em cativeiro.

A fêmea coloca seus avos logo após o acasalamento e as lagartas desenvolvem-se geralmente em bananeiras. A planta é identificada pela borboleta através de seu cheiro, cor, forma e textura.



Curiosamente, antes de depositar seus ovos, a fêmea verifica se não há ovos de outra borboleta por perto, evitando assim a competição por alimento entre os filhotes dela e os de outra.

Seus ovos possuem cerca de 2mm de diâmetro, sendo consideravelmente grandes para uma borboleta.

Após o nascimento, as lagartas buscam a comida em primeiro lugar. A casca de seu ovo é seu primeiro alimento na natureza.

As lagartas geralmente alimentam-se de uma única espécie ou grupo de plantas (geralmente folhas de bananeira). Caso não haja tal espécie ou grupo, a lagarta vem a morrer de fome.

Lagarta e ovos
Foto: www.scipione.com.br

Grande parte das lagartas de borboletas não possuem pêlos. As lagartas da Borboleta-Coruja trocam de pele de quatro a oito vezes durante seu desenvolvimento conforme vão crescendo. Durante esta troca de peles, a lagarta também muda de cor: de verde para marrom, facilitando sua camuflagem.

O casulo é o próximo passo da vida de uma lagarta. Ela vive nele durante aproximadamente um mês. Neste período, o animal não se alimenta e nem ingere água, por isso a necessidade de fazer uma reserva alimentar antes.

Para facilitar a camuflagem, o casulo assemelha-se muito com uma folha. Dentro dele há transformações físicas da lagarta para uma borboleta: suas pernas ficam mais longas, desenvolvem-se asas, o aparelho bucal é modificado...

"Olho de coruja"

Após sair do casulo, a borboleta já está adulta, não crescendo mais e nem trocando de pele ou casca. Suas asas encontram-se amassadas e levam cerca de vinte minutos para abrir-se completamente e duas horas para seu primeiro vôo. O peso da borboleta após sair do casulo é de aproximadamente 16 gramas.

Borboleta saindo do casulo ainda com suas asas amassadas
Foto: http://www.scipione.com.br

Existe dimorfismo sexual entre os exemplares: a fêmea costuma ser maior e menos colorida que o macho para esconder-se melhor na natureza.

Vivem aproximadamente três meses após a metamorfose. Porem, contando com a metamorfose e todo o seu desenvolvimento são cerca de cinco meses.

Poucas são as borboletas que chegam na fase adulta, pois na natureza há muitos predadores para seus ovos e lagartas. Destacam-se os pássaros, aranhas, lagartos, roedores, macacos e até mesmo cobras. O site Wikipédia traz a curiosidade que a Borboleta-Coruja “não é atacada por formigas, uma defesa química possível é até agora não ainda desconhecida”. Alem disso, tambem podem ser atacadas por fungos, bactérias, vírus e inseticidas humanos aplicados em plantações.

Fonte e referências:
Wikipédia: Borboleta-coruja. Acesso em: 29 jul. 2010
Wikipédia: Caligo beltrao. Acesso em: 29 jul. 2010
Scipione Interativa: Borboleta Coruja. Acesso em: 29 jul. 2010


Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com