20 de ago. de 2010

Saudades

Conhecida como “Vale da Hospitalidade”, Saudades, localiza-se no Estado de Santa Catarina ao Sul do Brasil e, de acordo com a enciclopédia virtual Wikipédia, possui aproximadamente 8.929 habitantes. Ainda de acordo com o site, a cidade foi fundada em 30 de dezembro de 1961 por imigrantes em sua maioria alemães.



Localização: Estado de Santa Catarina - Sul do Brasil
Coordenadas: 26º55'27"S 53º00'11"O

Saudades vista pelo site Google Maps

Bandeira da cidade
Foto: http://pt.wikipedia.org

Algumas coisas me chamaram a atenção nesta pequeno lugar. A fama se serem hospitaleiros não é a toa. O povo é bastante simples e extremamente educado, você se sente muito bem em qualquer lugar que vá.

Outro fato que muito me chamou a atenção é que havia pessoas falando alemão pelo meio da rua, aspecto cultural ainda muito bem preservado no local.

Locomotiva Lanz

Logo na entrada da cidade há uma pequena locomotiva Lanz fabricada em 1918 e usada para o funcionamento da Serraria Kreuz na linha de Santa Catarina desde 1958 até 1999. Foi doada pela família Kreuz e restaurada em 2003, virando um belo cartão postal.

As ruas são bem limpas e decoradas com flores em pequenos canteiros como: Amor-Perfeito (Viola x wittrockiana), Cravina (Dianthus chinensis) e Boca-de-leão (Antirrhinum majus).

Amor-Perfeito (Viola x wittrockiana)

O interior da cidade é de um verde muito bem preservado e lindo. Local onde ainda habita um grande número de aves nativas e a pecuária bovina é bastante visível.

Barra Escondida no interior de Saudades

Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris)

De acordo com o site do Governo de Santa Catarina, as principais atividades econômicas nesta cidade são a agricultura, indústria e artigos esportivos.

Referências:Governo de Santa Catarina: Saudades. Acesso em: 28 jul. 2010Wikipédia: Saudades. Acesso em: 28 jul. 2010




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com