5 de set. de 2010

Mudanças Demográficas no Meio Rural: A saída de adultos do meio rural para o urbano

Muitos são os motivos que levam o homem moderno a buscar novas possibilidades para sua vida. A saída do campo para a cidade pode ser para muitos o começo de uma vida melhor, de um sonho alcançado e realizado. Após tomada a decisão chega o momento de enfrentar as dificuldades dessa nova fase e todas as surpresas que a cidade guarda. Surpresas estas que podem ser tanto positivas como negativas. Este trabalho tem como foco o êxodo rural de adultos. Os fatores que levam estas pessoas a mudarem de vida e as conseqüências para ambos os lados: cidade e campo.

De acordo com o site Wikipédia (2010) “êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida”. Ou, resumidamente como disse o professor Vilson Francisco de Farias (2010) em entrevista concedida “êxodo rural é a saída da população do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida”.

Foto: http://portaldeextensao.wikidot.com

O êxodo rural tornou-se comum em várias épocas de nossa sociedade. Até hoje muitos cidadãos buscam a saída do seu lugar de origem para outro em busca de uma vida melhor. O autor Giovani Marcos Fantin (2010) destaca dados importantes sobre o êxodo no Brasil, afirmando que “hoje mais de 75% da população vive em meios urbanos. Destes, mais de 15 milhões são migrantes de outras regiões do Brasil, onde famílias inteiras, vindas dos quatro cantos do país, chegam aos grandes centros, na ilusão de uma vida melhor”.

Mas quais serão os motivos que levam os trabalhadores rurais a irem para o meio urbano? Diversas são as razões que impulsionam estas pessoas a deixarem suas casas na tranqüilidade agrícola para a tumultuada vida na cidade. Algumas delas podem ser destacadas como: as dificuldades de se conviver com a seca, a falta de incentivos agrícolas, os baixos preços dos produtos agrícolas, oportunidade de emprego, redução do tamanho da propriedade de geração para geração (divisão entre os filhos) e a ilusão de que a cidade proporciona uma vida melhor.

Foto: http://www.es.gov.br

Falando em ilusão e sonho de uma vida melhor, de acordo com Grégori Michel Cizeweski (2010) “a saída para o meio urbano.. se dá por uma promessa de que a cidade teria possibilidades infinitas, e a construção que é feita do homem pós-moderno (não só do campo) de que podemos ter tudo o que desejarmos, e devemos desejar tudo que quisermos”.

Chegando no meio urbano, o trabalhador rural encontra diversas dificuldades. A mais notável delas está na sua falta de estudos. A falta de estudos do cidadão rural muitas vezes implica na sua capacitação para conseguir emprego, gerando outros dois grandes problemas: o desemprego e a falta de qualificação profissional para as atividades urbanas. Como conseqüência da falta de capacitação, tem-se o baixo salário.

Na cidade, com dificuldade para instalar-se e falta de condições financeiras e muitas vezes de planejamento, o homem rural acaba por ter problemas de moradia, fixando-se muitas vezes em favelas ou locais de risco, não tendo planejamento seguro de sua casa meramente improvisada pela falta de recursos. Assim geram-se mais dois problemas: favelização e crescimento desordenado das cidades.

Foto: http://irc.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html

O homem do campo tambem sofre de outros tipos de problemas na cidade. Um deles, muitas vezes passa despercebido quando fala-se de êxodo rural: o preconceito. Este preconceito que o homem urbano tem sob o rural na maneira de vestir-se, falar, agir, ouvir músicas e ter costumes locais. Preconceito este que deixa deslocado o cidadão rural dos demais cidadãos urbanos, servindo muitas vezes de piada.

A saída do individuo rural tambem traz conseqüências para o campo, pois dele dependem muitas atividades que são deixadas de lado, ocasionando o abandono das atividades agrícolas tradicionais nas pequenas propriedades. Assim, há falta de mão de obra braçal no campo. Esta saída tambem ocasiona o despovoamento do meio rural.

Foto: http://nuvemsobreoatlantico.blogspot.com

Com a falta de estrutura básica para viver e falta de capacitação profissional (muitos desempregados), muitas destas pessoas acabam marginalizadas, tendo de roubar para sustentar-se, assim ocasiona o aumento a violência nos centros urbanos.

Uma outra grande conseqüência do êxodo de adultos para o meio rural é que passa a surgir o aumento da mão de obra não especializada nas cidades, destacando empregos informais e aqueles que exigem menos na hora da contratação, como: catadores de lixo, empregadas domésticas, varredores de rua... Empregos estes que nem sempre pagam o suficiente para sustentar uma família e nem sempre são formalizados, mas por falta de opção estas pessoas acabam sujeitando-se a trabalhar sem carteira assinada, aumentando a pobreza e o emprego informal.

Foto: http://www.senado.gov.br

No fim, o êxodo rural de adultos deve ser muito bem estudado antes de qualquer atitude, pois suas conseqüências são grandes tanto para o campo quanto para a cidade. O trabalhador rural antes de qualquer tomada de decisão deve saber como vai viver, sustentar-se e manter sua família. Deve ter esses dados com segurança, pois a vida na cidade pode ser um sonho que torna-se ilusão alcançável.

Foto: http://bielleite.wordpress.com

Referências:
CIZEWESKI, Grégori Michel. Entrevista pessoal, 15 de junho de 2010.
FANTIN, Giovani Marcos. Portal do Agronegócio: Êxodo Rural e Urbanização. Acesso em: 15 jun. 2010.
FARIAS, Vilson Francisco de. Entrevista pessoal, 15 de junho de 2010.Wikipédia: Êxodo Rural. Acesso em: 15 jun. 2010.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com