1 de jan. de 2021

Fichas de aves

DOWNLOAD: Aos poucos estou colocando as fichas em arquivo zip para baixar todas juntas. Por enquanto tem aqui o link de 1 até 95. Basta clicar para baixar.

    Já faz um tempo que comecei a praticar desenhos coloridos com aves especificamente brasileiras. Fazia machos e fêmeas quando havia dimorfismo, subespécies, filhotes.. Esse interesse evoluiu um pouco mais e me trouxe um passatempo um pouco exótico: criar fichas simplificadas sobre aves brasileiras de forma que qualquer pessoa consiga entender com facilidade. 

    No início as fichas eram cheias de coisas escritas e, após a terceira versão, consegui alcançar a simplicidade que eu queria desde o começo:

 
Exemplos de fichas da época feita em lápis de cor (no começo e uma das últimas).

    As primeiras eram todas ilustradas com lápis de cor em papel comum de impressora e encaixadas em uma moldura construída no Photoshop. Posso avaliar minha evolução durante os anos nesses desenhos. Atualmente estou os fazendo diretamente dentro do Photoshop com técnicas improvisadas de pintura digital (sempre Ronin na vida!).

Atual ficha feita em pintura digital

    Aqui no menu do blog pode-se encontrar essas fichas divididas em família das aves e nível de ameaça. Ao clicar na opção de famílias existe uma postagem apenas as listando para facilitar a pesquisa. Estou confiando na marcação do blog para encontrar as tags corretas.

    Também fiz um instagram dedicado a esse hobbie: InstaBirdBR mas o fechei por não saber administrar dois ao mesmo tempo! hhahahaha


    A divisão de ameaça eu utilizei da lista IUCN. São elas:

Segura ou pouco preocupante (LC ou LR/lc): categoria de risco mais baixo. Não qualificável para uma categoria de maior risco. Taxones abundantes e amplamente distribuídos são incluídos nesta categoria.

Quase ameaçada (NT ou LR/nt): perto de ser classificada ou provavelmente qualificável para ser incluída numa das categorias de ameaça num futuro próximo.

Vulnerável (VU): considerada como estando a sofrer um risco elevado de extinção na natureza.

Em perigo (EN): considerada como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza.

Em perigo crítico (CR): considerada como estando a sofrer um risco extremamente elevado de extinção na natureza.

Extinto na natureza (EW): apenas conhecida como sobrevivendo por cultivo, em cativeiro ou como população naturalizada, fora da sua área de distribuição conhecida.

Extinto (EX): não existe dúvida razoável que o último indivíduo morreu.

obs: As categorias  Dados insuficientes (DD), Possivelmente extinta (PE),  Possivelmente extinta na natureza (PEW) e Não avaliada (NE) não foram incluídas (se aparecer uma espécie com esses dados eu farei a ficha correspondente).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_Vermelha_da_IUCN

Sendo a ficha de cada ameaça com uma cor correspondente de acordo com sua classificação:

    

    Cada ficha fornece também alguns dados do animal, como o tamanho, envergadura, peso e altura:


    Um grupo separado em uma parte redonda com o símbolo de um garfo e faca ao centro apresenta a alimentação da ave:


    Um pequeno mapa do Brasil mostra a distribuição geográfica dessa espécie em nosso país:


    Após um símbolo representando a família da ave e seu respectivo nome, limitei-me em poucas partes escritas. São elas: o nome popular da espécie em três idiomas (português, inglês e espanhol):


    E nome do estado de ameaça nos mesmos idiomas citados anteriormente:


    Um cantinho na direita ficou destinado a colocar subespécies e as demais legendas necessárias de acordo com a imagem:   
    

    Para ser reconhecido mundialmente consta também o nome científico (padrão em latim) e o autor de sua catalogação com data logo abaixo:


    E os créditos ficam encaixados na esquerda, sendo um detalhe muito importante para circular com as fichas nesses tempos de "rouba rouba" da internet. Afinal, você nunca tem razão ao pegar o material de outra pessoa sem o citar ou pedir permissão. Assim basta postar a ficha sem fazer alterações que os devidos créditos estarão inclusos nela.


    Como sempre, já fiz mais mudanças. Acabei de editar os créditos retirando o Instagram. Não deixei de ter ele, mas já tive muitas redes sociais e todas acabaram por não existir mais um dia. Pela razão que acredito que toda a rede social acaba sumindo e minha confiança fica sempre no Blogger, editei adicionando um QR para o lattes e tirei o endereço do Instagram. Agora é assim nos créditos:
    As fichas de aves são liberadas para fazerem publicações em sites e outros materiais online desde que não as alterem em nada. Fico muito feliz se me avisarem também onde estão para que eu possa ver ^^

    Até a data de hoje (29/01/2021) tenho 90 fichas prontas. Aos poucos vou postando todas! Por enquanto tem as já colocadas no blog acessíveis pelo menu:

Acabei de inventar aqui de colocar a sessão Grupo. O modelo da nova ficha é assim:


    Essa ficha nova vai sair sempre que "fechar" um determinado grupo já postado, existindo após cada versão individual de cada espécie mostrada nela for postada. Uma forma de ver todos juntos e poder comparar tamanho e mesmo facilitar pesquisa por determinada espécie. Na mesma postagem dela, haverá  link cada uma das postagens individuais dos animais apresentados e miniaturas com suas informações. 

    Tenho muito orgulho desse material que criei todo do zero. Acaba que esse passatempo está me fazendo aprender bastante, tanto em relação a rica avifauna do meu país, como em desenho digital e mesmo reconhecimento do grau de ameaça dos animais. Acredito que seja uma distração que vai levar ainda alguns anos e mais muitas postagens. 


Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com