24 de jul. de 2009

Sanhaço-Cinzento

Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Fringillidae
Gênero: Thraupis
Espécie: Thraupis sayaca

Ocorrência:
Venezuela, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil (do Maranhão ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais)


Uma das primeiras aves a aparecer em um comedouro com frutas. O Sanhaço-Cinzento (também conhecido como Sanhaço-do-Mamoeiro) chama a atenção em qualquer parte que passe.

Pessoalmente é uma das aves mais belas que vi no meio da cidade. Seu colorido brilhante é avistado de longe e admirado por muitas pessoas, algumas até “admiram” tanto que acabam aprisionando a ave ¬¬

O Sanhaço-Cinzento na verdade é azul! Ok... Meio acinzentado, mas é azul!

Não é azul?

Apesar de muitas informações pela internet não confirmarem o fato, ele possui sim dimorfismo sexual, sendo a fêmea mais acinzentada que o macho.

Sanhaço-Cinzento fêmea alimentando-se de banana

Uma família dessa espécie de sanhaço é facilmente identificada: o macho é azulado claro, a fêmea acinzentada e o filhote acinzentado com asas esverdeadas.

Sanhaço-Cinzento jovem

É uma ave vistosa não somente por sua bela plumagem como também pelos seus quase 20cm de tamanho para aproximadas 42 gramas.

Costuma andar em bandos em locais arborizados. É comumente encontrado em plantações, terrenos com árvores frutíferas, bosques e parques. Facilmente visto no meio das cidades que possuem estas condições.

É uma ave muito agitada.

Sanhaço entre as árvores

Anda sempre em casais, bandos ou família.

O bando é identificado facilmente por seu canto. As aves cantam o ano inteiro e comunicam-se através do mesmo.

Sua alimentação é variada. Adora frutas, especialmente mamão (pelo nome pode-se deduzir) e bananas. Também alimenta-se de insetos (muitos capturados durante o vôo), aracnídeos, folhas, brotos, flores e outros.

Fêmeas de Sanhaço-Cinzento e Sanhaço-do-Coqueiro

Pode ser “chamado” para casa facilmente.

Atrair um Sanhaço-Cinzento é algo fácil. Seu canto e hábitos alimentares são semelhantes aos do Sanhaço-do-Coqueiro (Thraupis palmarum), sendo facilmente visto juntos. Avistando uma das duas espécies basta oferecer mamão ou banana (ambos abertos) em local de pouca passagem de pessoas que em breve aparecerão para o banquete.

Por gostar de frutos doces, também pode ser observado (de forma muito atrapalhada por ser uma ave grande) na doce reserva de água dos bebedouros de Beija-Flor.

Fêmea de Sanhaço-do-Coqueiro e macho de Sanhaço-Cinzento

Reproduzem-se de agosto a outubro. Nesse período as aves formam casais e separam-se do bando. É comum que mais tarde retornem formando um grupo somente pela sua família (pais e filhotes) até que se separem.

O ninho é construído pelo casal. Pequeno (aproximadamente 10 centímetros) e em formato de taça, constitui-se de raízes secas, folhas e musgos.



A fêmea coloca de dois a três ovos e incuba por aproximadamente 13 dias. Após o nascimento, os filhotes são alimentados pelo casal e deixam o ninho aos 20 dias de idade.

Os ovos podem ser amarelo-claro, acinzentados ou com manchas pardas.

Geralmente o ninho está escondido em árvores fechadas, porem em local não tão alto (de 2 a 9 metros de altura).



Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com