14 de ago. de 2009

Urubu-de-Cabeça-Vermelha

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Gênero: Cathartes
Espécie: Cathartes aura

Ocorrência:
Quase toda a América do Sul, especialmente em áreas de climas tropicais e subtropicais.



Animal de belíssima envergadura (chegando a medir 1,80m), o Urubu-de-Cabeça-Vermelha é sem dúvidas a mais bela ave que já vi em voo (não acostumo com essa palavra sem acento).

Quando cito o fato de ser “a mais bela ave em voo” sempre vem os comentários preconceituosos em seguida. Saibam de uma coisa: no Brasil é proibido por lei matar qualquer espécie de ave nativa... Como os urubus!

Deixando o preconceito de lado... Esta grande ave possui tambem uma grande expectativa de vida, chegando facilmente aos 30 anos.

Os urubus pertencem a um grupo de aves chamado Abutres do Novo Mundo, onde também encontram-se os condores.



Eles não vocalizam, pois não possuem a siringe, órgão responsável pela vocalização das aves. No lugar do canto fazem grunhidos estranhos chamados de crocitações.

Quando jovens, podem ser facilmente confundidos com o Urubu-de-Cabeça-Preta, pois os mais novos possuem a cabeça nessa coloração. O formato da cabeça de ambas as espécies são bastante diferenciados e durante o voo é visível no Urubu-de-Cabeça-Vermelha penas na cor cinza no final de suas asas.

Quando se define a vida adulta da espécie, a coloração de sua cabeça torna-se vermelha por definitivo. Por este fato, são conhecidos na América do Norte por Turkey vulture (Urubu-Peru).

Jovem ainda com a cabeça preta

São excelentes planadores, batendo as asas poucas vezes durante o voo.

São animais necrófagos, alimentam-se na sua maioria das vezes de carniças e plantas em decomposição. Também gostam de insetos, larvas, lagartos, pequenas aves e ovos.

Conseguem a maior parte da água que consomem através de seu alimento.

Urubus caçam, porém, não com freqüência. Suas garras não são funcionais como nas aves de rapina, alem de possuem pés chatos. Por este fato, caminham de forma bastante estranha quando estão no solo (em pulos).

São responsáveis por eliminar 95% das carcaças de um ecossistema.

O planar meio "quadrado"

Com o aumento do acúmulo de lixo nas cidades sua população tende também a aumentar, já que o Urubu-de-Cabeça-Vermelha não possui predadores.

Junto do Urubu-de-Cabeça-Amarela é a espécie de urubu com o olfato mais desenvolvido, detectando cheiro de animais mortos a grandes distâncias e geralmente chegando primeiro no alimento e sendo seguido por outras espécies.

Os urubus possuem uma “hierarquia” muito respeitada no momento da refeição. As espécies maiores tendem a alimentar-se primeiro (Urubu-Rei), em seguida as médias (Urubu-de-Cabeça-Amarela e Urubu-de-Cabeça-Vermelha) e por fim o Urubu-de-Cabeça-Preta.

A cabeça sem penas é um fator vantajoso para esta ave, já que assim não acumula microorganismos prejudiciais a saúde em suas penas, sendo de fácil limpeza uma cabeça “pelada”.

Possuem um sistema imunológico altamente desenvolvido, podendo alimentar-se até mesmo de lixo sem passar mal ou contrair doenças.

Os ninhos do Urubu-de-Cabeça-Vermelha são feitos em buracos que estejam em pedras ou árvores. Os pais costumam voltar exatamente no mesmo local para ter a próxima ninhada.

A fêmea coloca de 1 a 3 ovos que eclodem entre 30 e 40 dias, dando origem a filhotes com olhos abertos que deixarão o ninho com aproximadamente 80 dias de vida.

Ovos de um Urubu-de-cabeça-vermelha
Foto: http://www.fotosearch.com.br

Dormem em bandos com outras espécies de urubus em árvores. Os bandos costumam ser grandes com 40 membros ou mais.
julianasphynx.blogspot.com
m
O urubu é um bicho bizarro pois...

- ...no susto, costuma vomitar o que está comendo, assim perde peso para levantar vôo com maior velocidade.
m
- ...urina nas pernas para refrescar-se, pois não possui glândulas sudoríparas.






Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com