5 de fev. de 2010

Sistema Respiratório Humano e seus Problemas

Um dos muitos conjuntos de sistemas que fazem parte da grande obra que é o corpo humano será abordado parte por parte. O trajeto da respiração humana e a importância de manter bons hábitos serão destacados.

Todos os animais necessitam respirar. De acordo com Ítalo Amadio, autor do livro Corpo Humano – Edição de Luxo Volume 3 “a respiração é o fenômeno que se manifesta pela absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico pelo organismo”. O oxigênio é utilizado na respiração celular, produzindo o dióxido de carbono, um subproduto eliminado do organismo.

As plantas também respiram. Entre os animais existem diversos tipos de respiração, porém, será tratada aqui a respiração animal, mais especificamente a humana: a respiração aérea.

Sistema respiratório e suas partes
Foto: http://www.maristas.org.br

A respiração envolve diversas partes do corpo humano. Tem início nas narinas (algumas pessoas utilizam a boca) atingindo as fossas nasais. O ar é filtrado, umedecido e aquecido. Em seguida, passa pela faringe, laringe e traqueia, finalmente chegando aos brônquios. Os brônquios levam o ar para os pulmões que realizam o processo da troca de gases, retornando o dióxido de carbono para a atmosfera.

As narinas possuem a função de aquecer e umedecer o ar. Durante a inspiração, o ar é umedecido e diminui durante a inspiração.

Das narinas até a faringe existem duas cavidades separadas por uma parede cartilaginosa denominadas fossas nasais. Através de pêlos, essas cavidades filtram o ar. Com uma substância chamada muco o umedecem. E, com o calor do sangue, aquecem o ar inspirado.

O ar já devidamente “trabalhado” segue então para a faringe. De acordo com o site Wikipédia (2009) “A faringe é porção da anatomia que conecta o nariz e a boca, à laringe e ao esôfago”.

Faringe
Foto: http://equipedigestorio.blogspot.com

Entre a faringe e laringe, encontramos uma proteção chama epiglote. Ela consiste em controlar a entrada e saída de alimentos e ar. A epiglote possui a capacidade de fechar, impedindo assim que alimentos se percam e parem no sistema respiratório causando engasgamento.

Epiglote
Foto: http://www.soscorpo.com.br

O ar saído da faringe chega a laringe (local onde se encontram as pregas vocais) e dali segue em direção a traquéia.

De acordo com a publicação Zoologia Geral (2005) “o tamanho da laringe varia em diferentes indivíduos; durante a puberdade cresce mais rapidamente no sexo masculino que no feminino, modificando-se a voz para tom mais baixo”.

A traquéia consiste em um, tubo que se bifurca e leva o ar para os pulmões. De acordo com a professora Ana Luisa Miranda Vilela para o site Anatomia & Fisiologias Humanasseu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora e engolidas ou expelidas”.

Traquéia
Foto: http://aplicativos.pgr.mpf.gov.br

Ao deixar a traquéia, o ar segue em direção aos brônquios. Para evitar colapsos, entre a traquéia e os brônquios existem resistentes anéis de cartilagem.

Uma parte muito importante e ainda não citada é o diafragma. O diafragma consiste em uma parede muscular que separa o tórax. Ele é responsável pelo movimento de contrair e descer, assim levando o ar diretamente para os pulmões.

Ainda nos brônquios, o ar percorre toda a sua extensão chegando a suas ramificações chamadas bronquíolos. Cada bronquíolo termina em um alvéolo pulmonar, local onde ocorre a troca gasosa. O conjunto de bronquíolos é denominado Árvore Brônquica ou Árvore Pulmonar.

Bronquíolos
Foto: http://www.anestesiologia.com.br

O ar finalmente chega aos pulmões. O pulmão é um órgão esponjoso situado na cavidade torácica. De acordo com o site Web CiênciaO pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e está dividido em três lóbulos; já o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos”.

Através do diafragma, o ar entra e sai dos pulmões por movimentos de contração e relaxamento. Quando o diafragma relaxa, a pressão nos pulmões aumenta e o ar é expulso, assim ocorrendo o processo inverso na entrada do mesmo.

Pulmões humanos
Foto: http://www.fisfar.ufc.br


Respiração Artificial
julianasphynx.blogspot.com
De acordo com o site Extraordinário (2007), o alemão Tom Sietas é detentor do Record de tempo sem respirar: “ele ficou 15 minutos e 2 segundos segurando a respiração dentro de tanque com água”.

Ficar sem respirar é possível, porém, não por muito tempo. A concentração de dióxido de carbono fica tão alta no sangue que é necessário voltar a respirar imediatamente. Com a concentração alterada, o corpo não consegue mais fornecer energia para as células, e assim, o bulbo (parte do sistema nervoso) não consegue enviar impulsos nervosos novamente para o corpo.

Existem diversas alternativas emergenciais para que o corpo não morra por falta da respiração. As duas mais comuns serão citadas a seguir.

Nos Primeiros Socorros é o auxílio a respiração de maneira artificial. O ato consiste em forçar a passagem de ar novamente para o pulmão quando o paciente encontra-se sem capacidade de exercer a função.

Primeiros socorros
Foto:http://www.bombeirospraia.com

Muito comum em caso de afogamentos, o procedimento consiste em colocar a vítima deitada de barriga para cima com a cabeça mais baixa que o corpo. Segure a testa da pessoa e puxe o queixo para fazer com que abra a boca. Tape o nariz da vítima para evitar que o ar saia, em seguida, respire profundamente e solte dentro da boca do paciente. Este procedimento é denominado Respiração Boca-a-boca.

Existem outras maneiras de promover a respiração artificial em uma pessoa, com aparelhos para ventilação mecânica e até mesmo a traqueotomia (procedimento cirúrgico que consiste em fazer um orifício artificial na traquéia).


Doenças do sistema respiratório

Assim como qualquer outra parte do corpo, o Sistema Respiratório está exposto a diversos tipos de doenças. Muitas causadas por vícios, alergias e até mesmo genéticas ou adquiridas.

Ambientes com muita poeira, poluição e detritos no ar podem causar diversos tipos de doenças respiratórias. A mais preocupante é a silicose, uma doença causada pela inalação de poeira rochosa.

O uso de máscaras com filtro adequado previne boa parte das doenças citadas.

Reações diversas do organismo que podem incluir a poeira, pólen, mofo e outros. Geralmente acompanhadas de espirros e mucosa, muitas vezes até ardência dos olhos e outra reações espalhadas pelo corpo.

A exposição exagerada a um local mal ventilado, ou com excesso de materiais no ar pode causar reação de defesa no organismo caracterizada por alergia.

Foto: http://diariodetreinante.com.br

De acordo com o site MSD (2009) “as reações alérgicas pulmonares não são decorrentes apenas de antígenos inalados. Elas também podem ocorrer devido à ingestão de determinados alimentos ou ao uso de determinadas drogas”.

Algumas doenças são causadas por vírus e bactérias, sendo mais vistas durante o inverno e mudanças climáticas. Essas doenças costumam vir seguidas de secreções nasais, febre e cansaço no corpo. As mais comuns são gripes, resfriados e a pneumonia.


E a Influenza A... Não param de divulgar a doença! Este novo vírus surgiu de modificações de outros e é transmitido de pessoa para pessoa. O mundo ficou em alerta com “a nova gripe” e vacinas foram produzidas em massa.

Cobrindo capas de revistas e jornais, surge a Influenza A, conhecida anteriormente por Gripe Suína ou H1N1. De acordo com o site Wikipedia (2009) “Em Abril de 2009, um surto de H1N1 matou mais de 100 pessoas no México”.

O site NotíciAki (2009) informa que “Para proteger da Gripe A você pode tomar vacina de gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1”.

O medicamento usado para tratar a doença chama-se Tamiflu e a mesma não é transmitida pela carne do porco.

Lavar as mãos, ventilar ambientes e ter o mínimo de higiene já lhe previne. O caos criado agora para que medidas de higiene pessoal básica fossem tomadas pela população é algo que já devia ter sido muito divulgado desde sempre.

Vírus da gripe H1N1
Foto: http://ksax.com

Continuando a falar sobre as doenças...

A inalação de produtos químicos leva não somente a intoxicação geral do corpo com enjôos, dores de cabeça e até a morte, como também algumas doenças.

Produtos químicos (e o cigarro) quando inalados de maneira exagerada podem promover pneumonite (inflamações no pulmão), enfisema (perda da elasticidade do tecido pulmonar) e outros.

O acumulo de substâncias nocivas no pulmão pode gerar o aparecimento de tumores, que por sua vez, causar a morte do paciente.

O Instituto Nacional de Câncer (2009) descreve o que “câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos”. O site ainda aponta causas como químicos encontrados no ambiente ocupacional, baixo consumo de frutas e verduras, doenças pulmonares crônicas, fatores genéticos e histórico familiar de câncer de pulmão.

O cigarro é um dos grandes vilões. Tanto fumantes ativos (aqueles que levam o cigarro a boca) como os passivos (que inalam a fumaça por estarem perto) estão no grupo de risco do aparecimento dessa doença.

Fumo
Foto: http://olhovirtual.wordpress.com

De acordo com o site Onmeda (2009) “Es gibt eine Reihe giftiger Substanzen, welche die Entstehung von Lungenkrebs begünstigen. Die größte Gefahr geht dabei ohne Zweifel vom Rauchen aus. Ungefähr 90 Prozent aller an Lungenkrebs Erkrankten sind oder waren Raucher”. (Há um número de substâncias tóxicas que favorecem a formação de câncer de pulmão. O maior perigo, sem dúvida, é o de fumar. Cerca de 90 por cento de todos os pacientes com câncer de pulmão são ou foram fumantes). O autor ainda acrescenta que “Das Risiko für einen Raucher, an Lungenkrebs zu sterben, ist 40-mal so hoch wie bei einem Nichtraucher” (O risco de um fumante morrer câncer de pulmão é 40 vezes maior do que de um não-fumante).

No Brasil, existe uma proposta de lei que “salva” o fumante passivo de áreas fechadas com pessoas fumando. A Lei Antifumo já funciona em algumas regiões e com resultados. De acordo com o site do Governo de São Paulo (2009) o “disque-denúncia antifumo recebe mil ligações por dia”.

Pulmão saudável e pulmão de fumante
Foto: http://www.ecmorroagudo.com.br

As formas mais fáceis de prevenir-se contra o câncer de pulmão e as demais doenças respiratórias é mantendo hábitos alimentares saudáveis, ambiente limpo de poeira (ou o uso de máscaras quando necessário se expor), evitar exposição a químicos e vícios como o cigarro.

A importância não está somente em saber como funciona, mas também quais os riscos de algumas escolhas. Previnir-se e conhecer. Cuidados são básicos com qualquer parte do corpo




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com