10 de fev. de 2010

A Contribuição da Escola para a Formação de Bons Hábitos Alimentares

Mau hábito alimentar pode ser um problema muito além da educação. O fornecimento de alimentos que não são bons para a saúde pode ser uma das causas de diversas doenças no futuro. Projetos, idéias e até leis tentam reverter a situação de milhares de jovens brasileiros: a obesidade infantil.

A escola é assim como a família um local de constante aprendizado e conscientização para a vida futura. Diversas são as instituições preocupadas com a saúde de seus alunos a ponto de proibirem ou substituírem alimentos considerados danosos e promoverem nas mais diversas maneiras a dispersão dos bons hábitos alimentares.

Durante anos a escola proporcionou o aprendizado de gerações não somente em conteúdo acadêmico comum como também nas noções de higiene, hábitos e respeito.

Muitos são os profissionais dispostos a passarem a frente conhecimentos necessários para uma saúde estável e duradoura. Vários são os artifícios: desde introduzir matérias de nutrição nas aulas de ciências até a elaboração de tarefas lúdicas.

A criança e o adolescente têm como base a educação familiar e como fortalecimento da mesma a educação escolar. Ensinar logo cedo a ter bons hábitos alimentares evita problemas futuros. De acordo com o médico cardiologista Daniel Magnoni (2005) “As conseqüências principais da alimentação inadequada no período escolar podem ser caracterizadas como alterações do aprendizado e da atenção, carências nutricionais específicas ou decorrentes do excesso de alimentos”.



A obesidade é uma situação perigosa que pode acarretar problemas cardíacos e colesterol alto, além de ser motivo de piada dos demais colegas, dificultando a interação do individuo com os demais e acarretando na sua aceitação pessoal.

O site Obesidade Infantil (2009) estima que “dois terços de todos os Brasileiros estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade”. Ensinando jovens desde cedo a ter uma vida mais saudável, evitamos que este número suba ainda mais.

Uma das medidas adotada por diversas escolas na prevenção da obesidade infantil e conscientização de seus alunos em relação a uma alimentação saudável foi mudar o cardápio de suas cantinas e merendas.

Em 2005, os deputados distritais Augusto Carvalho e Arlete Sampaio criaram um projeto proibindo a venda de doces, frituras e alimentos industrializados que compõem um grande grupo conhecido popularmente pelo termo americano Junk Food (comida lixo). O Portal da Universidade de Brasília (2005) descreve este projeto como a “promoção da alimentação saudável nas escolas da rede de ensino do Distrito Federal”.

Junk Food é a comida conhecida pelas mães como “isso não alimenta”. Não é saudável, altamente calórico e sem valor nutricional considerável.O site Sentir Bem (2007) ainda descreve esse hábito alimentar como viciante e indesejável para o organismo citando que: “é muito comum a substituição de uma refeição adequada por lanches menos nutritivos, levando a um afastamento cada vez maior de um padrão alimentar desejável”.

Big Mac: o rei do mau exemplo
Foto: http://in10words.wordpress.com

Diversas instituições de ensino público tiveram sua merenda alterada para pratos mais saudáveis e no lugar dos famosos lanches calóricos das cantinas apareceram frutas e sucos naturais.

As escolas com maior poder aquisitivo têm investido na capacitação profissional de suas merendeiras ou cantineiras. Muitas preocupam-se tanto com a saúde de seus alunos que contratam até mesmo nutricionistas para ditarem o cardápio.

Algumas boas idéias surgiram em cima do problema. Mariana Tramontina descreve para o site UOL Educação (2008) uma forma de atrair os jovens para a comida saudável “para incentivar o consumo de frutas, a escola deixa uma fruteira no pátio durante todo o período de aula”. Os alunos podem pegar as frutas a vontade em qualquer horário. Ela ainda completa que outra unidade escolar adotou o chamado “kit lanche”, que é um “cardápio mensal repassado aos pais para que eles escolham o que o filho vai comer”.



Uma bela iniciativa foi a criação de um projeto de conscientização ambiental unida a conscientização alimentar: a merenda orgânica.

Com o objetivo de ampliar o espaço da agricultura orgânica, escolas do Estado de Santa Catarina recebem sua merenda diretamente do campo: alunos conhecem as plantações, a importância de uma alimentação saudável e dos cuidados com o meio ambiente.

O programa “Sabor e Saber” já atendeu cerca de 30 mil crianças nas cidades de Florianópolis e Criciúma com a merenda orgânica. O engenheiro agrônomo Moacir Roberto Darolt conta para o site Planeta Orgânico (2002) que houve até “a capacitação de merendeiras buscando receitas e estratégias para acostumar as crianças a comerem hortaliças”.



Proibir o fácil acesso dos alunos à comida danosa pode ser uma das muitas saídas para o grande problema da obesidade. Quanto maior a criatividade na substituição desses alimentos e conscientização das crianças e adolescentes sobre uma vida saudável, maior é o resultado positivo.

Educar desde cedo é a chave para uma vida saudável. A educação vem antes de qualquer barreira. Antes de proibir deve-se ensinar. Ensinando o porque faz mal e o que faz bem conseguiremos um futuro cada vez mais distante de problemas relacionados ao aumento de peso.




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