Reino: Plantae
Família: Cactaceae
Ordem: Caryophyllales
Gênero: Rhipsalidopsis
Espécie: Rhipsalidopsis gaertneri
Das mais de 2.500 variedades de cactos esta chama muita atenção, não só por ser comum a muitos lares brasileiros, mas também pela sua beleza e facilidade de cultivo.
Esta bela espécie é conhecida como Flor-de-Outubro no Brasil e como Cacto-da-Páscoa em Portugal devido a época de sua floração.
Muitas pessoas estranham o fato dela ser um cacto, pois é bastante resistente e apresenta muitas flores que variam de rosa a vermelho, havendo também colorações diversificadas, porém mais raras, devido ao seu intenso comércio.
É nativa da América do Sul, encontrada em áreas quentes do cerrado.
Esta planta é bastante confundida com a Flor-de-Maio (Schlumbergera truncata), porém, se olhar principalmente para suas flores percebe-se a diferença na mesma hora:
A Flor-de-Outubro possui formato de estrela, enquanto a Flor-de-Maio é muito mais comprida e apresenta mais pétalas.
Quando sem flores, percebe-se diferenças no caule de ambas: o da Flor-de-Outubro é mais achatado e suculento.
A floração ocorre no mês de outubro. As flores aparecem no final de cada caule, exatamente na sua extremidade. São simples e apresentam formato de estrela, variando de 3 a 4 centímetros de diâmetro.
Esta planta exige alguns cuidados especiais bastante simples: regas moderadas e meia sombra. A Flor-de-Outubro não tolera o sol direto em suas folhas e nem ser encharcada, porem necessita de boa rega.
É muito comercializada para decoração de ambientes por ser uma planta que desenvolve-se facilmente em meia sombra.
Família: Cactaceae
Ordem: Caryophyllales
Gênero: Rhipsalidopsis
Espécie: Rhipsalidopsis gaertneri