13 de ago. de 2025

Ressignificar

    Eu consegui!

    Achava que ressignificar algo era uma coisa forçada e meio que a pessoa contava que ressignificou só para dizer que teve algo de bom, na história dela e no fundo estava ainda sofrendo terrores.Nunca acreditei que conseguiria ressignificar algo na minha vida. São muitos abusos, traumas e todo o tipo de gatilho… Mas ontem eu percebi acidentalmente que consegui com uma coisa sim.

    Quando eu tinha por volta de 11 anos lembro que estava vendo o que era o tal do mIRC e como o lugar eu precisaria de um registro de nome único para logar nele. Lembro que tentei “Juliana” e obviamente já pertencia a alguém, foi quando lembrei de algo que identificava e tentei: “Sphynx”. Deu certo! Por que Sphynx? Sphynx é uma raça de gato que possui uma mutação genética recessiva no gene KRT71 que faz com que todos nasçam e passem a vida inteira sem desenvolver a pelagem comum dos felinos.

https://www.jornalbomdia.com.br/noticia/16424/conheca-mais-sobre-os-gatos-da-raca-sphynx

    Naquela época eu sofria bullying num extremo imenso na escola, também me sentia deslocada em casa e em qualquer outro lugar que eu ia. Fui uma criança bastante realista, com muita opinião e autista sem acompanhamento adequado. Me sentia o gato sem pêlos: igual a todo mundo mas com as opiniões expostas. Por baixo todo o gato é como um sphynx, mas as pessoas preferem ignorar isso, não gostar dele e apenas tratar bem os “bonitinhos” ou peludos... Mas é tudo igual! A diferença real é que eu transpareço mais quem sou e hoje entendo que é tal “falta de filtros”. Em pouco tempo troquei para “Juliana Sphynx” de tanto que perguntavam se eu era homem ou mulher… ok. Aos 13 anos eu estava assinando “Juliana Sphynx” em todos os meus desenhos e tudo que não era oficial. Quando renovei minha carteira de identidade descobri que aquela informação que um parente me deu que devo assinar sempre com meu nome e o sobrenome do pai era mentira e então minha assinatura oficial passou para “JSphynx”. Aproveitei para descartar meu sobrenome real que já não era motivo de orgulho para mim quando renovei a identidade. Quando preciso escrever meu nome completo quase sempre o abrevio para ele não existir ou então fico um tempo “emperrada” estranhando o que vou realmente escrever. Só meu blog já tem 18 anos carregando esse nome.

    Hoje percebo que “Juliana Sphynx” soa mais com meu nome, minha identidade e meu Eu Verdadeiro. Não me identifico com meu nome real e não tenho dores ou mágoas ao ler o “Sphynx” como inicialmente usei.

    Com os anos fui entendendo o que passei, construindo uma pessoa oposta ao que me fizeram pensar que eu devia ser e criei caráter de verdade. Eu sou Juliana Sphynx, essa é minha identidade e eu ressignifiquei isso.

    Estou com orgulho de mim.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com