22 de set. de 2009

Cães de Raça

Nesse último mês tenho me deparado demais com a situação “raça”, especificamente a canina.

Ando me questionando sobre o conceito Raça.

Antigamente organizar os humanos por raça era algo praticável. Foram criados os “grupos básicos”: negróide, caucasiano, índio e oriental-asiático, representados pelas respectivas cores: preto, branco, vermelho e amarelo. O conceito caiu em desuso para que a igualdade fosse valorizada e a questão étnica veio em tona na divisão, assim surgindo uma organização cultural e não mais totalmente física.

Minha querida "sem raça definida" Xá

O que leva uma pessoa a escolher um cão como escolhe sua marca de arroz ou um pacote de biscoitos?

É irônico ver alguém dizer que não tem preconceitos e na hora de querer um amigo peludo definir sua “raça”. Iludir-se que podem ter controle sobre o comportamento do animal, costumes e aparência. De certa forma, a aparência pode ter sim! Nesse mercado a aparência é tudo o que conta.
m
Tomando como exemplo uma raça traçada com pelagem longa marrom, porte pequeno e orelhas longas. Essa raça quando procria e um de seus filhotes nasce com pelo curto ou cor preta, por exemplo, é sacrificado. Estamos falando de um mercado, portando, ele é tratado como um produto com defeito.

Obviamente é possível amar um cão de raça. É um cão como qualquer outro. Mas estou questionando aqui o seguinte: é um cão como qualquer outro para todos? Você sabe como as coisas funcionam para que todos sejam “padronizados”?

Vira-Latas feliz, saudável, brincalhão e... Abandonado na rua

Milhares de pessoas todos os anos gastam dinheiro comprando essas vidas sofridas. Sofridas por procriarem exaustivamente como máquinas que produzem objetos, por serem assassinadas quando saem do padrão, por carregarem inúmeras doenças na falta de variabilidade genética, por serem tratados como produtos em prateleiras... No fim, um animal deformado é levado para casa como se fosse algo normal. Um animal que poucas semelhanças possui com seus antepassados selvagens, fruto de incestos, abusos e portador de doenças graves nem sempre manifestadas de forma bem visível para que o dono se desespere a tempo. O que você pensa? “Relaxa! Isso é chique!”????

Não existe seleção entre animais de raça. Pare para pensar: como essas criaturas são criadas por manipulação humana não existem outros exemplares na natureza como os lobos e então boa parte do material genético deles não é variado como devia ser. Os cruzamentos entre irmãos, pais, avós e todos os familiares são freqüentes, resultando em animais debilitados geneticamente.

Os lobos: Cinzento (Canis lupus), Dingo (Canis lupus dingo) e Vermelho (Canis rufus)
Fotos: http://photography.nationalgeographic.co.uk, http://pt.wikipedia.org e www.controverscial.com

As aberrações: Chow-chow, Cão-de-Crista-Chinês e Bulldog. Como isso virou "normal"?
Fotos: http://www.petplanet.co.uk, http://amazingw.blogspot.com e www.guiaderacas.com

-->Essa história de escolher um cão por que ele pode ser manso com crianças ou ser o vigia da casa é uma bela furada!

Vou andar de um extremo ao outro agora: do pit bull ao poodle...

Em uma época não muito distante (deve fazer uns seis anos isso?) houve uma enxurrada de notícias nos jornais contra a raça American Pit Bull Terrier. Todos os dias eram anunciados casos de ataques do cão na televisão. A coisa somente popularizou! Casos de ataques de cães são diários e vindos de todas as raças e portes!

O Pit Bull ficou conhecido como “o cão malvado” e por se tratar de uma raça com notável força física e má fama acabou sendo muito comprado por “pessoas que querem aparentar ser malvadas”. Cães nessa situação realmente não terão bom comportamento, já que são adquiridos com a intenção de virarem armas ou “status” de masculinidade e perigo.

Já pensou em dar um Pit Bull para uma criança? Por que ela não pode amá-lo? Por que ele não pode amá-la? Estamos falando de um cão que ganhou fama pelos noticiários, mas continua sendo um cão e como todo o cão é ainda o melhor amigo do homem. Sempre que tratarmos bem um animal ele irá retribuir.

Pit Bulls
Foto: http://caocarenteurgente.blogspot.com

Aqui vão alguns trechos de um texto exemplificando o animal que está a ser mal julgado e por isso, em muitas ocasiões, descartado do convívio familiar que todo o cão adora:

Pit Bull X Homem, quem é a fera?

Quando um Pit Bull ataca alguém, a imprensa publica com o maior destaque.
Mas todos os outros Pit Bulls, que dia após dia fazem apenas coisas dignas de admiração, continuam completamente anônimos.

Os Pit Bulls são tratados como se fossem todos criminosos.

No mundo inteiro, existem Pit Bulls trabalhando como cães de Polícia...


...Pit Bulls que fazem terapia com crianças, idosos e doentes em hospitais e abrigos...


... e Pit Bulls que fazem parte de milhares de famílias, protegendo-as ou simplesmente lhes dando alegria e amor.


Mas estes NUNCA aparecem no jornal ou na tv.
O público gosta de ver violência, e não cachorros lambendo e abanando o rabo.

Pit Bulls de caráter irretocável são a regra, e não a exceção da raça. Por este motivo é que quem realmente conhece a raça, a defende tanto:

Aqui está um pouco do que a imprensa não mostra:
Ham, o Pit Bull da foto, desde filhote era colocado em rinhas por seu primeiro dono. Muito ferido, foi salvo da morte pela polícia. Ham perdeu seu olho esquerdo, mas não sua capacidade de amar. Foi adotado e vive hoje nos EUA com sua nova família, que o define como “o cão mais carinhoso e alegre do mundo”.

Você nunca vê estas fotos em jornais...



Este é o verdadeiro convívio que um Pit Bull pode proporcionar.
Por isso é que tantas pessoas amam e defendem esta raça de cachorro.
E agora querem criar uma lei que esterilize todos os Pit Bulls, para causar sua extinção a médio prazo.

A raça humana, a mais temível de todas, extermina diariamente dezenas de milhares de animais de inúmeras espécies, inclusive da sua própria.
Pais matam seus próprios filhos, filhos matam seus pais.

E ainda não há leis suficientes para nos proteger dessa ameaça que é o Homem – o único animal que mata por prazer e por dinheiro, e o único a treinar filhotes de outros animais para matarem por ele.

O grande pecado do Pit Bull foi não saber escolher suas amizades.
Querer ter, como melhor amigo, logo o Homem.
E agora, como se proteger da fúria deste animal violento e cruel?
O HOMEM.

Fonte: Reino Animal Veterinária

Agora vejamos o exemplo clássico de companheiro caseiro para dondocas e crianças: o Poodle. Você é um manipulado pela televisão, certo? Está acreditando que alguns “tipos” de cão são ruins e outros bons, que a raça diz o que ele pode ser, que raça importa mais que animal em si... Certo?

Se você é uma ovelha da televisão e mídia este pedaço de uma matéria é bem recente. Você deve ter visto na televisão, mas leia e relembre:

Cirurgia rara reconstitui pênis de menino de 10 anos arrancado por poodle da família
Com vergonha, ele não ia à escola há dois anos.e recuperou a autoestima após cirurgia

O drama de um menino alagoano de apenas 10 anos comoveu uma equipe médica no Rio de Janeiro. Ele teve o pênis arrancado por um poodle da família quando tinha 6 meses. Com vergonha, ele não ia à escola há dois anos.

No entanto, na semana passada, ele conseguiu fazer uma cirurgia de reconstituição do órgão. A operação foi realizada no Hospital Municipal Jesus, na Zona Norte do Rio.

Segundo a mãe da criança, com a operação, seu filho também recuperou a autoestima. “Ele tinha muita vergonha dos colegas de escola, porque zombavam dele. Agora, ele terá uma vida normal", explica.

Acidente

A família mora na cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas. De acordo com a mãe, o menino estava sozinho em casa no dia do acidente. “Eu tinha saído para trabalhar e deixei-o com o pai. Quando voltei, meu ex-marido tinha saído e meu filho chorava muito. Quando fui ver, ele tinha sido atacado pelo cachorro. A partir desse dia, ele passou a sentir muitas dores na hora de urinar”, contou. Para ela, o animal deveria estar com fome, já que não era violento.

A mãe decidiu procurar ajuda quando o filho começou a questionar porque ele era diferente dos quatro irmãos e dos colegas da escola. “Pedi dinheiro emprestado a um amigo, conhecido como Galego do Seguro, e trouxe meu menino para ser operado no Rio em abril deste ano”, disse.

Fonte: Jornal meio Norte

"animal deveria estar com fome"
O problema ai já começa na criação! Eu não deixaria um cão meu passando fome a este ponto! Dispenso comentários!

O comportamento do cão é o reflexo do comportamento de seu dono. Isso não depende de "raça"!

Cachorro não é brinquedo de criança! Companheiro sim, brinquedo não! Quem pensa dessa maneira ainda devia tomar vergonha na cara e enxergar logo que ele está vivo, sente dor e cansaço como qualquer um. Primeiro eduque seu filho e depois pense em educar o cão que até mesmo um pit bull será um companheiro adorável.

Continua achando vantajoso o critério raça não é?

Revoltante... A vontade que tenho é de escrever um palavrão, mas contentarei-me por ser educada e usar este espaço para escrever coisas com cara de útil. Palavrão aqui descaracterizaria toda a razão que tento passar com o texto.

Vamos seguindo e ligamos mais uma vez a televisão. Canal fechado: Animal Planet.

Quando extrai meus dentes cisos (todo mundo que tem dentes deitados passa por isso ou sofre com dores de cabeça) fiquei uns dias de cama para evitar hemorragias. Neste dias assisti muita televisão por falta de opção. Foi numa dessas que encontrei passando uma parte do documentário Os Segredos do Pedigree (Pedigree Dogs Exposed). É uma pena que foi tão curto e abordou somente o lado da variabilidade genética nos cães, mas mesmo assim o indico para ser assistido.

O documentário foi exibido em quatro partes aqui disponíveis:

julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Só faz um resumo básico da “zorra” presente nos bastidores desse mercado cruel.

Ironicamente, agora na televisão aberta, a marca de alimentos caninos Pedigree Champ (nome sugestivo não?) está veiculando um comercial ligado a adoção.

Nada mais honesto e puro que escolher um cão por aquilo que ele é e não por sua aparência e status.

Está mais que provado que o popularmente conhecido por vira-latas ou SRD (sem raça definida) é o cão mais forte geneticamente e muitas vezes mais companheiro por quase sempre possuir um histórico de preconceitos antes de encontrar o amigo de sua vida (aquele que não o julga por aparências e o leva para casa realmente com a intenção de o acolher como companheiro).

Milhares de cães estão abandonados somente na sua cidade. Centenas estão em abrigos esperando somente um carinho ou mesmo um olhar sem preconceito. São cães como todos os cães. São animais como todos os animais que podem te dar companhia e felicidades.

Este comercial ficou simplesmente adorável:


Por que você dará dinheiro, patrocinando assassinatos e exploração animal se pode salvar da tristeza uma vida e ganhar um amigo?

É muito melhor ir em um canil, conviver com todos os cães e escolher aquele que mais tem a ver com você que encomendar um produto com aparência sob medida. É muito melhor conhecer e descobrir afinidades com um amigo que está na rua precisando de você do que financiar partos abusivos.

Adotar é forma mais sincera de demonstrar o amor pelo seu cão. A adoção é a forma mais honesta de levar um companheiro para casa e não um saco de arroz.

Foto: www.zaroio.com.br

Entre cães não há racismo e não há julgamento por classe. Eles são muito melhores que muitos de nós nesse e em muitos outros sentidos. Olham-se todos como iguais. Brincam juntos, andam em grupos, convivem no mesmo ambiente e reproduzem livremente sem a paranóia de se importar com cor, raça, tamanho, pelagem ou porte. Preconceitos que são estéticos do comércio humano para impulsionar a infelicidade e assim garantir mais vendas (me referi não somente a questão da venda de raças caninas, mas também de vocês que têm diariamente a autoestima colocada abaixo dos pés para que comprem qualquer coisa em massa e sem necessidade).

Você não precisa disso. Você não precisa de mais este produto.

Bote o conceito de raça canina também em desuso!

Você ama seu saco de arroz? Eu amo meu cão!



Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com