12 de set. de 2009

Cambacica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Gênero: Coereba
Espécie: Coereba flaveola

Ocorrência:
Todos os países da América do Sul com exceção do Chile



A primeira vista tem quem pense se tratar de um filhote de Bem-te-vi! Observando melhor esta pequena ave, nota-se que está muito longe de ser um deles...

Ativamente doida (quase uma hiperativa), essa nanica de 11cm e aproximadamente 10 gramas pode ser encontrada até mesmo em ambientes urbanos bem arborizados com uma verdadeira gangue ou sozinha rodeando flores e cantarolando sem parar.

É a única ave do gênero Coereba. Também é conhecida pelos nomes Caga-sebo (coitada) ou Sebito.



É facilmente encontrada por todo o Brasil, em especial no Sul. Habita tanto regiões de florestas como ambientes urbanos, adaptando-se até mesmo ao centro da Amazônia.

Vive sozinha, aos pares ou em bandos. Em locais com muitas flores é comum ver um número muito grande de Cambacicas juntas.

Não possui dimorfismo sexual. Os machos podem ser diferenciados das fêmeas somente pelo canto. Machos tem tendência de cantar mais, por mais tempo e mais alto.

Os filhotes possuem coloração “desbotada”.

Adulto (esquerda) e filhote

Uma Cambacica pode cantar a qualquer hora do dia e qualquer estação do ano.

Possuem o estranho costume de construir ninhos para dormir. No fim, são dois tipos de ninhos: o de dormir e da reprodução.

Para criar os filhotes constroem ninhos esféricos pendurados em galhos como pêndulos. São tecidos com palha, folhas secas, galhos e teias de aranha. Possuem parede grossa que protege seu interior do vento e, muitas vezes, uma espécie de “porta” feita com galhos.

Filhote de cambacica

O ninho de dormir é a “versão relaxada” do ninho anterior. É um pouco menor, mais frouxo e achatado.

Alimenta-se de insetos, néctar e frutas. Dá preferência aos alimentos doces, pois necessita de muita energia já que é uma ave bastante agitada.

Dentre as frutas preferidas estão o mamão, a manga, a laranja e o caju.

Para conseguir néctar, muitas vezes chega a perfurar a base das flores. Outras aves utilizam deste “furo” para alimentar-se novamente do néctar.

Estiiiiiiiica

A Cambacica alem de ser conhecida como “aquela que parece um Bem-te-vi” também é “aquela que apareceu no meu bebedouro”. Pois pode ser atraída não somente com frutas doces, mas também nos bebedouros para beija-flor.

É capaz de executar posições quase acrobáticas para obter néctar, já que não possui a capacidade de ficar voando enquanto se alimenta, chegando até a ficar de cabeça para baixo.



A preferência pelo alimento doce faz com que esta ave tome vários banhos por dia com o objetivo de limpar os resíduos pegajosos de suas penas.

Quando alimentada fica mansa muito rapidamente, não dando mais importância a presença humana.

Cambacica mansa passeando dentro de casa

Coloca de dois a três ovos amarelados com manchas marrom avermelhadas.

Somente a fêmea trabalha na choca, que dura de 12 a 15 dias.

Algumas pessoas conseguem criar Cambacicas em viveiros muito arborizados, porém, a criação é bastante difícil e é uma ave ativa demais para viver presa.




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com