JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: Cambacica

12.9.09

Cambacica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Gênero: Coereba
Espécie: Coereba flaveola
julianasphynx.blogspot.com
Ocorrência:
Todos os países da América do Sul com exceção do Chile
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
A primeira vista tem quem pense se tratar de um filhote de Bem-te-vi! Observando melhor esta pequena ave, nota-se que está muito longe de ser um deles...
julianasphynx.blogspot.com
Ativamente doida (quase uma hiperativa), essa nanica de 11cm e aproximadamente 10 gramas pode ser encontrada até mesmo em ambientes urbanos bem arborizados com uma verdadeira gangue ou sozinha rodeando flores e cantarolando sem parar.
julianasphynx.blogspot.com
É a única ave do gênero Coereba. Também é conhecida pelos nomes Caga-sebo (coitada) ou Sebito.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
É facilmente encontrada por todo o Brasil, em especial no Sul. Habita tanto regiões de florestas como ambientes urbanos, adaptando-se até mesmo ao centro da Amazônia.
julianasphynx.blogspot.com
Vive sozinha, aos pares ou em bandos. Em locais com muitas flores é comum ver um número muito grande de Cambacicas juntas.
julianasphynx.blogspot.com
Não possui dimorfismo sexual. Os machos podem ser diferenciados das fêmeas somente pelo canto. Machos tem tendência de cantar mais, por mais tempo e mais alto.
julianasphynx.blogspot.com
Os filhotes possuem coloração “desbotada”.
julianasphynx.blogspot.com
Adulto (esquerda) e filhote
julianasphynx.blogspot.com
Uma Cambacica pode cantar a qualquer hora do dia e qualquer estação do ano.
julianasphynx.blogspot.com
Possuem o estranho costume de construir ninhos para dormir. No fim, são dois tipos de ninhos: o de dormir e da reprodução.
julianasphynx.blogspot.com
Para criar os filhotes constroem ninhos esféricos pendurados em galhos como pêndulos. São tecidos com palha, folhas secas, galhos e teias de aranha. Possuem parede grossa que protege seu interior do vento e, muitas vezes, uma espécie de “porta” feita com galhos.
julianasphynx.blogspot.com
Filhote de cambacica
julianasphynx.blogspot.com
O ninho de dormir é a “versão relaxada” do ninho anterior. É um pouco menor, mais frouxo e achatado.
julianasphynx.blogspot.com
Alimenta-se de insetos, néctar e frutas. Dá preferência aos alimentos doces, pois necessita de muita energia já que é uma ave bastante agitada.
julianasphynx.blogspot.com
Dentre as frutas preferidas estão o mamão, a manga, a laranja e o caju.
julianasphynx.blogspot.com
Para conseguir néctar, muitas vezes chega a perfurar a base das flores. Outras aves utilizam deste “furo” para alimentar-se novamente do néctar.
julianasphynx.blogspot.com
Estiiiiiiiica
julianasphynx.blogspot.com
A Cambacica alem de ser conhecida como “aquela que parece um Bem-te-vi” também é “aquela que apareceu no meu bebedouro”. Pois pode ser atraída não somente com frutas doces, mas também nos bebedouros para beija-flor.
julianasphynx.blogspot.com
É capaz de executar posições quase acrobáticas para obter néctar, já que não possui a capacidade de ficar voando enquanto se alimenta, chegando até a ficar de cabeça para baixo.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
A preferência pelo alimento doce faz com que esta ave tome vários banhos por dia com o objetivo de limpar os resíduos pegajosos de suas penas.
julianasphynx.blogspot.com
Quando alimentada fica mansa muito rapidamente, não dando mais importância a presença humana.
julianasphynx.blogspot.com
Cambacica mansa passeando dentro de casaj
ulianasphynx.blogspot.com
Coloca de dois a três ovos amarelados com manchas marrom avermelhadas.
julianasphynx.blogspot.com
Somente a fêmea trabalha na choca, que dura de 12 a 15 dias.
julianasphynx.blogspot.com
Algumas pessoas conseguem criar Cambacicas em viveiros muito arborizados, porém, a criação é bastante difícil e é uma ave ativa demais para viver presa.

16 Comentário(s)

Anonymous Franciane comentou:

Olá
Então, acho que o filhote que estou cuidando desde 4a é um desse daí... Muito lindo! Tomara que ele sobreviva... está forte, estou variando alimentação, mas por enquanto ele só come dando na boca e de preferência enfiando na goela dele... Mas come tudo, pede bastante... não paro de dar enquanto ele não fecha o bico.
E quanfo quer mais fica piando... rs...

2:18 PM  
Blogger lukinhas comentou:

tambem tenho um filhote de caga sebo do banana angu e pão molhado para ela a mãe dela vem na minha casa para dar comida para ele ele caiu do ninho ele e o irmão mas o irmão morreu obrigado pelo apoio

6:21 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Olá meu nome é Célia , bom todo ano que minha mãe arma a arvore de Natal vem um cambicica aqui conhecido como "SIBITO" rsrsr e faz um ninho já tem ate 3 filhotinhos minha mãe esta esperando eles voarem para desarmar a arvore de Natal ,quanto tempo leva para eles aprender a voar?

6:25 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Geralmente é o tempo de formarem as penas de contorno (as maiores), ai podem aprender a voar

10:50 AM  
Anonymous Anônimo comentou:

ei como faz pra amansar uma ave dessas

6:44 AM  
Blogger loira comentou:

OLÁ BOM DIA! ACHEI UM FILHOTE DE BENTIVI E ESOU ALIMENTANDO HA QUASE UMA SEMANA, GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER O BICHINHO SE ALIMENTAR SOZINHO!! POIS TRABALHO E TENHO QUE FICAR CORRENDO EM CASA DE 3 EM 3 HRS PARA ALIMENTA-LO. POR FAVOR ME AJUDEM!! OBRIGADA A TODOS.

12:03 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Cara Juliana,

Trabalho atualmente em Brasília, mas mantenho apartamento em São José.

Brasília é certamente a cidade mais arborizada que conheço. Também temos aqui o privilégio de possuir vários parque urbanos... uma maravilha!

Como os brasilienses não são nada agressivos com os pássaros, as sabiás, as cambacicas, os joãos-de-barro e as rolinhas são muito tolerantes (sem contar os pombos, que perderam totalmente a vergonha no mundo inteiro)... abusados mesmo! Guardam geralmente uma distância de não mais que três-pulinhos!

Gosto de fotografá-los e, assim, tentando identificá-los, conheci seu blog. Agora já sei
onde procurar por informações... parabéns!

Um muito Feliz-Natal e um Ano-Novo cheio de realizações!

Mário Santos
Brasília - DF

5:38 PM  
Blogger Leanne S. comentou:

Olá! meu nome é Leanne, também faço zootecnia, só que aqui em Fortaleza-CE. Na minha casa também tenho o bebedouro e sempre aparece beija-flores e cambacicas. Mas vi que você poe na água aquele pó proprio pra bebedouros né? Eu já comprei uma vez e eles nao vieram mais : / sabe o por que? Se preferir resposnder por e-mail: leannespb@gmail.com
obrigada!

12:57 PM  
Blogger paulo comentou:

tenho um mais com faço para amansssar?

9:34 AM  
Blogger paulo comentou:

quero saber como amansso um sibito desse na gaiola?

9:35 AM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

De maneira alguma vou dar conselhos de como ter um animal silvestre em uma gaiola

11:47 AM  
Blogger lobo comentou:

sou de recife-pe tenho uma sibito muito ativo ja faz 6 anos alimento ele com mucilon açúca e leite
ele e muito fogozo e não vai + embora. pença que e gente defende minha casa como cão de guarda.sibite nenhum se atreve chega perto do meu terraço ele adora laranja meu, leite condensado mamão banana e uma farinhada que eu mesmo enventei ele e muito louco.ataca todo mundo que chega perto do meu terraço.so não mim atacapor que ??

9:58 PM  
Blogger FATIMA LIETE comentou:

Juliana, um casal de cambacica fez ninho no lustre da minha sala, apartamento no centro de Porto Alegre. Nasceram dois filhotes e estamos preocupados com o tempo que vão levar para começar a tentar a voar, porque temos dois cachorros linguicinhas. Sabes me dar esta informação, tempo aproximado para sairem do ninho?
Fátima

12:02 PM  
Blogger FATIMA LIETE comentou:

Juliana, um casal de cambacica fez ninho no lustre da minha sala, apartamento no centro de Porto Alegre. Nasceram dois filhotes e estamos preocupados com o tempo que vão levar para começar a tentar a voar, porque temos dois cachorros linguicinhas. Sabes me dar esta informação, tempo aproximado para sairem do ninho?
Fátima

12:03 PM  
Blogger Jaime Macedo comentou:

Encontrei um filhote de cambacica na rua, estou alimentando ele 10 dias, poderia me informar quanto tempo leva pra ele começar a comer sozinho, e como integra-lo na natureza, já que ele vai viver um período na gaiola sem contato com outros da espécie?

2:18 PM  
Blogger Geraldo Luiz Hemerly comentou:

Ele fez o ninho no lustre da sala no final de novembro e até agora ele chega la´pelas 19 horas e passa a noite. Até quando vou ter que esperar para o filhote sair e eu tirar o ninho?

1:24 PM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário