JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: Sabiá-Poca

1.1.10

Sabiá-Poca

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Gênero: Turdus
Espécie: Turdus amaurochalinus
julianasphynx.blogspot.com
Ocorrência: Quase todo o Brasil, alem do Paraguai, Argentina e Chile.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Foi a primeira ave que avistei agora no ano de 2010, então nada mais justo que ela ocupar a postagem do primeiro dia do ano. Aliás, feliz ano novo os leitores (que eu sei que existem em algum lugar) do blog!
=D
julianasphynx.blogspot.com
Por ser uma ave de grande ocorrência, é conhecido por diversos nomes de acordo com a região em que habita. São alguns deles: Sabiá-Branco, Sabiá-Pardo, Sabiá-bico-amarelo, Sabiá-bico-de-osso e vários outros nomes.
julianasphynx.blogspot.com
Sua grande distribuição faz com que seja um dos sabiás mais conhecidos do Brasil.
julianasphynx.blogspot.com
Apesar de ser avistado o ano todo, é uma ave migratória em alguns meses.
julianasphynx.blogspot.com
Adaptou-se a ambientes urbanos, assim como contornos de matas, cerrados e áreas como parques arborizados, jardins e plantações.
julianasphynx.blogspot.com
É uma ave de porte médio, chegando a 21cm. Possui um papo branco, cujos riscos variam de acordo com o animal (servindo como uma “impressão digital”).
julianasphynx.blogspot.com
Sabiá exibindo suas listras
julianasphynx.blogspot.com
Sua distribuição de cor pode variar levemente em cada indivíduo, alguns possuindo uma gola branca no pescoço e outros não, tornando cada ave distinguível e única.
julianasphynx.blogspot.com
Quando jovens, possuem a barriga, peito e asas pontilhados de machinhas marrom. As penas das asas são as últimas a perderem essa característica, levando em média dois anos.
julianasphynx.blogspot.com
Ave jovem
Foto: http://www.wikiaves.com.br
julianasphynx.blogspot.com
É bastante conhecido por ser o sabiá com mania de balançar o rabo para cima e para baixo quando pousado no chão e por emitir um canto muito parecido com miado.
julianasphynx.blogspot.com
Adoram ciscar, revirar folhas e cavar o chão em busca de alimento.
julianasphynx.blogspot.com
Uma vez identificada, é uma ave facilmente atraída com banana e mamão.
julianasphynx.blogspot.com
Alimenta-se de frutas (em especial banana, mamão e carnosos) e pequenos animais invertebrados (minhocas e insetos).
julianasphynx.blogspot.com
É uma ave muito criada em cativeiro por possuir um belo canto. Tanto o macho quanto a fêmea cantam.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Muitas pessoas utilizam músicas e cantos de outros sabiás para relaxar mais o animal e aperfeiçoar seu canto.
julianasphynx.blogspot.com
Em maio e agosto iniciam o período migratório por causa do acasalamento.
julianasphynx.blogspot.com
No Brasil, em maio, o número desta espécie aumenta muito, pois várias delas são vindas da Argentina para retornar em agosto e iniciar o período de reprodução.
julianasphynx.blogspot.com
Durante este período, o bico das aves adultas torna-se mais amarelo, enquanto os jovens fora do período de reprodução permanecem com o bico escuro.
julianasphynx.blogspot.com
Bico amarelo: ave em período reprodutivo
julianasphynx.blogspot.com
Constrói seu ninho em arbustos mais isolados.
julianasphynx.blogspot.com
O ninho é feito com raízes e fibras, tendo um cuidadoso acabamento com barro, tornando assim suas paredes sólidas. Em seu interior há um acolchoado macio feito somente com raízes mais macias.
julianasphynx.blogspot.com
O acolchoado vai segurar e aquecer os ovos e filhotes.
julianasphynx.blogspot.com
Ninho com filhote
Foto: http://www.wikiaves.com.br
julianasphynx.blogspot.com
Colocam de três a quatro ovos, de cor azul-esverdeada machados de uma cor meio ferrugem.
julianasphynx.blogspot.com
Durante toda o período de incubação o casal permanece unido.

13 Comentário(s)

Blogger Sílvio e Ana comentou:

Gostei muito dessa postagem. Não sabia que o sabiá-poca é uma ave migratória. Gostei também de saber sobre a mudança da cor do bico, pois pude verificar a diferença em algumas fotos que fiz em épocas diferentes. As tuas fotos tão lindas, principalmente a segunda, onde ele aparece olhando para a fotógrafa. Parabéns! (Ana)

7:03 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

eu posso ter uma sabia poca na gaiola

6:16 PM  
Anonymous wilker comentou:

oi como eu posso saber se a minha sabia poca é macho ou femea???
obrigado

8:31 AM  
Anonymous Vera Lucia Godinho comentou:

Adorei as Informações, é que tenho um Sabiá-Poca, no meu patio, pois costumo colocar Mamão e Banana, desde que iniciei esta rotina, ele apareceu, deois veio com outro com o papo amarelado, e hoje havia dois pequenos, não sei se são filhotes, ele não teme a minha presença, e ate se atreveu a descer da arvore e caminhar pelo patio e veio ate proximo a Janela onde eu estava, eu falo com ele e parece estar interessado.Resumindo, estou muito feliz por estar conquistando a confiança dele, não o quero pra mim, me basta saber que esta no meu patio LIVRE"!!!!!!

4:09 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

gostei , mas vc mimdeixou com uma duvida o bico da sabia volta a ficar preto uma vez que ele amarela?

9:09 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Eles voltam sim a ficar pretos

9:16 PM  
Blogger guilherme comentou:

eu tenho três sabias poca em casa,são filhotes,é eu achei esse texto muito interessante para me insemtivar com meus bichos

9:39 PM  
Anonymous Manoel comentou:

Oi Juliana, tenho um sabiá póca e gostaria de saber como identificar o sexo? Aguardo resposta, obrigado e parabéns pelo blog! vemqueda01@brturbo.com.br ou manoelalvesdasilva@hotmail.com (Manoel)

11:39 AM  
Blogger manoel fabricio comentou:

fico um lixo

4:53 PM  
Blogger manoel fabricio comentou:

eh zuera...
eu tenho um sabia poca ele eh mto manso canta o dia inteiro!!!
mAs eu keria casar outra maas eu nao sei se eh macho ou femea!!"
ai eu peguei um filhote e tou passando cd e ele ja ta melhorando o canto ...aas vezes eu nem passos cd pk eu tenho um mestre ja a minha sabia poca aduta ai ele fika aprendendo com o professor ela canta muito!!!

4:59 PM  
Blogger manoel fabricio comentou:

fico um lixo

5:01 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

lixo é vir fazer um comentário desses no blog dos outros

5:12 PM  
Blogger henrique mongconan comentou:

Meu nome é Henrique,tenho 15 anos e tenho uma sabia poca...
Aqui em Blumenau,chamamos sabia poca de ''SABIA BRANCA'' como é conhecida em nossa regiao...

...GOSTEI MUITO DA POSTAGEM POIS ADORO AVES E TENHO MUITAS...

11:53 AM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário