13 de ago. de 2010

Sanhaço do Coqueiro

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Espécie: Thraupis palmarum

Mais um post fazendo parte das aves do meu quintal. Desta vez é uma pássaro que quando apareceu aqui foi realmente em bando! Apenas uma banana não foi suficiente para toda essa galera! Estou falando do sanhaço-do-coqueiro.


Esta bela ave possui os mesmos hábitos alimentares, reprodutivos e porte do já citado no blog Sanhaço-Cinzento, fazendo-se muito diferente a cor (verde para o primeiro e azulado no segundo).

Medem entre 18 e 19 centímetros de tamanho e pesam cerca de 36 gramas.

Vive em grupos, provavelmente de familiares e são bastante ativos. Podem ser encontrados tanto em matas como em parques e lugares públicos nas cidades, sendo avistados em bandos ou sozinhos.

São conhecidos como Sanhaços do coqueiro por estarem quase sempre ligados a ambientes com palmeiras. Tambem chamados de Saí-açu-pardo.


Alimentam-se de insetos e frutas. Árvores frutíferas costumam atrais seus bandos.

Na minha casa, observei que eles gostam muito de banana e mamão, atraindo bandos enormes de sanhaços de todos os tipos, mas principalmente dos de coqueiro como pode ser visto na imagem abaixo:


Tambem admiram como alimento a laranja, a maçã, cenoura, beterraba e couve.

Algumas pessoas os mantem em cativeiro (já vou avisando mais uma vez que não vou responder nenhum comentário que me pergunte sobre como manter as aves que aqui falo delas em cativeiro, esta é apenas uma informação a mais, não estou incentivando e muito menos apoiando o cárcere de aves nativas). Estas pessoas oferecem a eles ração de sabiás e ração para cães filhotes.

Possuem um leve dimorfismo sexual na coloração de suas penas, sendo o macho de cor um pouco mais acinzentada que a fêmea.

Sanhaço macho
Foto: http://www.pbase.com

A maturidade sexual se dá por volta de um ano de idade e entre a primavera e o verão é o período de reprodução destas aves.

O ninho é construído pelo casal e apresenta formato estilo taça, medindo aproximadamente dez centímetros de diâmetro e seis de profundidade. Costuma ficar em local bem escondido, geralmente entre a folhagem ou em palmeiras.

Para criar o ninho, o casal utiliza fibra de sisal, fibra de coco e raízes.


A incubação dos ovos é feita pela fêmea e leva em torno de catorze dias, sendo em média de dois a três ovos, ocorrendo de duas a três posturas por temporada.

Os ovos são de cor creme ou brancos com manchas cinzas, pardas ou negras.

Os filhotes são alimentados pelo casal e com aproximadamente vinte dias de idade, os filhotes são separados da mãe.

Fontes:
Ave Doméstica: Sanhaço do Coqueiro. Acesso em: 04 ag. 2010.
WikiAves: Sanhaço do Coqueiro. Acesso em: 04 ag. 2010.





Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com