7 de jan. de 2021

Epiphyllum sp e o mistério da flor branca

Cheeeeeeeeeeeeio de nomes populares, esse gênero de cacto possui pelo menos 19 espécies conhecidas (WIKIPÉDIA, 2021). Vou me focar aqui nas que são conhecidas popularmente como Cacto Orquídea.


De acordo com o site Loja do Jardim (2021) essa planta " floresce na primavera e no verão. com flores grandes em tom que varia do pink intenso ao vermelho". Com os intensos cruzamentos, atualmente as cores desse cacto estão entre as mais inumeráveis!

Fonte: http://novidades-plantamundo.blogspot.com/2012/04/cactus-orquidea-epiphyllum.html

"Muitas das plantas cultivadas conhecidas com híbridos de Epiphyllum, são derivadas de cruzamentos entre espécies de Disocactus (ao invés de Epiphyllum) e outros géneros da tribo Hylocereeae"(WIKIPÉDIA, 2021)

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/377598749991068700/

São nativas da América do Sul. Seu caule pode variar muito em formato e florescem durante a primavera até o verão e apresentam flores que medem entre 10 cm e 30 cm de diâmetro de pouca duração (DOUBEK, 2018). 

Fonte: https://revistanatureza.com.br/cacto-orquidea/

Nome populares são um confusão, por isso botei a primeira espécie no título, mas não são muitas as informações sobre essa planta pela internet e várias outras são conhecidas pelo mesmo nome popular, assim como essa tem o mesmo nome de outras já bem estabelecidas com aquele nome (deu pra entender?). Um bom exemplo é que ela também pode ser "ser chamada de cacto dama da noite, devido ao fato de sua floração ser noturna. No entanto, dama da noite é um apelido mais comumente utilizado para designar uma outra planta, da espécie Cestrum nocturnum, que exala um perfume bem marcante" (OYAMA JUNIOR, 2021).


Cestrum nocturnum (a mais popular Dama da Noite) e que nada se parece com esse cacto
Fonte: https://www.ebay.com/c/1401532332

Uma informação interessante sobre a espécie é que "apresenta um hábito epífito de vida. Sendo assim, o cacto orquídea está acostumado a ambientes mais úmidos e sombreados, tendo suas raízes adaptadas para aderirem aos troncos das árvores" semelhante as orquídeas (OYAMA JUNIOR, 2021).

Fonte: https://olhares.com/abriu-nesta-manha-e-a-flor-do-cacto-orquidea-foto9999455.html

Reproduz muito facilmente por estaquias (pedaços da planta) que enraizam e brotam quando plantados novamente.

Estaquia brotada
fonte: https://www.floramonteclaro.com.br/loja/cacto-orquidea-disocactus-ackermanni/


E o mistério da flor branca?

História bizarra gora: eu adoraria ter mudas de cores diferentes dessa planta MAS... Eu ganhei uma muda rosa que só tem aberto branca em casa. Não sei o que fazer. Tenho medo de adquirir outras cores e só abrirem brancas!

Essa é a mãe da minha muda e é a mesma do começo da postagem

Botão da mesma planta em janeiro de 2009 (eu peguei a muda dois anos depois e com ela cheia de flores cor de rosa como na foto)

Levou uns seis anos para florir pela primeira vez, meses depois veio a segunda floração que também foi branca. Nem parece a mesma planta, mas fui eu que peguei a muda e sei que é da mesma. Essa foi a primeira floração em março de 2020:



Foram duas flores: uma abriu durante a tarde (ainda de dia) e a outra na noite do dia seguinte. Ambas muito perfumadas, grandes e brancas.



A segunda floração foi dia cinco de janeiro de 2021. Deu apenas uma flor que abriu no começo da noite. Também muito perfumada, grande e branca:


E agora?

Acho que não se parece nada com essa

A minha planta dura apenas algumas horas aberta. Ela abre a flor no fim do dia (quase noite), dura a noite inteira aberta com um perfume forte e muito bom e de manhã já fechou. A planta original também tinha flores de uma dia só, mas lembro de ter visto elas abertas durante a tarde também! 

As pétalas da minha flor são muito mais finas também. 

Não encontrei nada falando sobre variação na cor das flores além dos cruzamentos normais. Nenhum relato sobre ela abrir primeiro de uma cor e um formato e depois ir mudando até chegar no que é a planta original. Com esse mistério todo eu saí bem doidona perguntando aos vendedores de plantas o que acham que pode ter acontecido e cheguei a perder a paciência pela maioria simplesmente ter digo que fui enganada e que as deles são da cor anunciada.... Aaaaahhhh... Não foi enganação. Eu mesma retirei a muda da planta com flores rosa e levei para casa, plantei e abriu branca duas vezes e eu escrevi claramente isso no começo da pergunta. Só queria entender como cuidar para ela abrir na cor certa.

Então surge UMA resposta:


Só que a minha nem tinha flores ainda, como foi polinizada?

Logo depois vejo essa outra resposta vinda de outro vendedor:


Agora ferrou para saber!

Seria uma fase de desenvolvimento? Fraqueza? PH errado no solo?


Mistério resolvido!

A minha planta é uma E. hookeri (outra espécie) e devia estar bem colada na planta que pensei ser a matriz e, como as duas tem folhas praticamente iguais, eu não peguei a estaquia com flor por educação e acabei saindo com uma estaquia da planta errada.

Agora eu quero essa rosa (variedade Pegasus) que eu pensei ter! 



Referências
 DOUBEK, Laura. Cacto orquídea. 2018. Disponível em: https://revistanatureza.com.br/cacto-orquidea/. Acesso em: 07 jan. 2021.
JARDIM, Loja do. Cacto Orquidea - Epiphyllum. Disponível em: https://lojadojardim.com/Produto.aspx?IdProduto=1501&IdProdutoVersao=1536. Acesso em: 07 jan. 2021.
 OYAMA JUNIOR, Sergio. Cacto Orquídea - Epiphyllum oxypetalum. 2021. Disponível em: https://www.orquideasnoape.com.br/2019/07/cacto-orquidea-epiphyllum-oxypetalum.html. Acesso em: 07 jan. 2021.
WIKIPÉDIA. Disocactus. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disocactus. Acesso em: 07 jan. 2021.
WIKIPÉDIA. Epiphyllum. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Epiphyllum. Acesso em: 07 jan. 2021.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com