18 de jan. de 2023

Les Trois Mousquetaires

         Romance de Alexandre Dumas "inicialmente publicado como folhetim no jornal Le Siècle de março a julho de 1844, foi posteriormente lançado como livro, ainda em 1844, pelas Edições Baudry, e reeditado em 1846 por J. B. Fellens e L. P. Dufour com ilustrações de Vivant Beaucé" (Wikipédia, 2023). Faz parte de uma trilogia baseada no período histórico dos reinados de Luís XIII e Luís XIV.. A sinopse do livro trata de: 

    "Este livro conta a história de um jovem de 20 anos, proveniente da Gasconha, D'Artagnan, que vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros do Rei. Chegando lá, após acontecimentos similares, ele conhece três mosqueteiros chamados "os inseparáveis": Athos, Porthos e Aramis. Juntos, os quatro enfrentaram grandes aventuras a serviço do rei da França, Luís XIII, e principalmente, da rainha, Ana de Áustria.

    Encontraram seus inimigos, o Cardeal Richelieu e os seus guardas, além de Milady, uma bela mulher à serviço de Richelieu. Essa lista também inclui os huguenotes e os ingleses, inimigos da Coroa francesa.

    Com seus numerosos combates e suas reviravoltas romanescas, Os Três Mosqueteiros é o exemplo típico do romance de capa-e-espada".


     Eu fico confusa em expressar o que achei do livro, pois até a primeira metade os "heróis" aqui são assassinos de policial que só brigam, arrumam mais brigas e matam muita gente a toa (sim, estou me referindo aos quatro protagonistas), mas ainda se veem no direito de julgar outros assassinos! Surram seus criados e até abandonam um baleado.  A aventura não é exclusiva de três mosqueteiros e um aprendiz, mas sim de oito homens já que eles sempre levam os empregados junto. Basatante machistas e D'Artagnan conhece uma mulher a três horas e ja diz a todos que a ama (sendo que ele já amava outra que tinha conhecido assim também). Não tem como levar a sério. Pistolas são armas e também são dinheiro nessa história, isso deixa uns trechos ambiguos e engraçados

    Quando Milady entra que as coisas começam a mudar de tom: temos um visível amadurecimento na escrita, nos personagens, nos objetivos e mesmo em prender o leitor.

    A história possui diversos personagens históricos, mas uma pesquisa mais tarde me deixou espantada por ver que os protagonistas também são reais: D'Artagnan é Charles de Batz de Castelmore d'Artagnan, Athos é Armand de Sillègue d'Athos d'Autevielle, Porthos é Isaac de Portau e Aramis é Henri d’Aramitz. 

Charles de Batz de Castelmore d'Artagnan, Armand de Sillègue d'Athos d'Autevielle, Isaac de Portau e Henri d’Aramitz.

    E depois de ver essas fotos fica aquela pergunta clássica: então os três mosqueteiros eram quatro? Não! Eram 3 mosqueteiros e D'Artagnan que ainda não é mosqueteiro e no todo são oito homens cumprindo as missões (já que cada um tem um criado).

    Por que começar de maneira a fazer com que eu odiasse os protagonistas tão depressa? Ainda bem que segurei e segui a história, assim pude entender o que a faz ser interessante além do contexto de fantasia histórica.


    Recomendo para quem sobreviver a primeira metade! 

    E sobre adaptações.... Teve muitos filmes, desenhos, quadrinhos… Agora mesmo vai sair um filme novo deles e de Milady. A adaptação que mais tenho memória mesmo é essa:

https://brincabrincando.com/dartacao-e-os-tres-moscaoteiros/

    Como em quase todas as adaptações e trechos do livro esse povo só pega em espadas chego a esquecer que mosqueteiros usam mosquetes e fica aquela imagem nada a ver na cabeça pque para ser um mosqueteiro precisa ter uma espada fina e um chapéu de pena. 

Um mosquete:
https://br.depositphotos.com/stock-photos/arma-pirata-isolado.html

    Agora vem a parte fivertida da coisa: a famosa frase "um por todos e todos por um" não é dita no livro em momento algum e nem mesmo é um lema deles. Sério! É dito outra coisa que meio que signifca isso mas é em um momento passageiro e assim fica por isso mesmo. Fomos enganados a vida toda! 

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com