25 de out. de 2023

Borboleta-do-manacá (Methona themisto) em casa


    Não é de hoje que amo insetos e ajudo quando os vejo em situação de risco. Estava no jardim do prédio simplesmente fotografando insetos quando o zelador do prédio me alertou que passariam veneno por causa de um infestação de lagartas num arbusto:



    Em aas fofíssimas Methona themisto. Eu já havia criado uma não tinha tanto tempo assim e como já criei Brassolis sophorae com total sucesso acabei recolhendo todas as lagartas que encontrei e levei para casa.

    Com um móvel plástico eu logo improvisei um borboletário para que elas possam fazer a metamorfose em paz:


    Todos os dias eu varria o ambiente delas, botava água nos ramos de plantas e trocava os que estavam secando. Na fase de lagarta essa espécie se alimenta somente de folhas de Manacá de Cheiro (Brunfelsia uniflora) que eu trazia galhos novos a cada dois dias.

 




    Não demorou muito para as lagartas dobrarem de tamanho e aparecerem os primeiras crisálidas:


Crisálidas recém feitas são bem amarelas

Depois ficam mais para marrom. Essa está bem no dia da borboleta sair, é possível ver as asas dela pela transparência da crisálida.

    Além das crisálidas de joaninhas que acidentalmente nasceram ali também (foram pegos junto das folhas de alimentação):



    Todo o dia uma felicidade nova:










    Cada uma que renasceu eu soltei pela janela ou pela sacada e assim salvei 28 borboletas!

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com