12 de fev. de 2021

Brassolis sophorae: as borboletas da minha vida

    Depois de uma galera renascida aqui em casa deu vontade de fazer uma postagem :)

    Essa bonitona é uma borboleta noturna que não é mariposa (cuidado com conceitos!) de cor marrom que ataca diversas culturas de alimentos. De acordo com o site Agrolink (2021) as culturas afetadas por esse inseto são: "Alfafa, Algodão, Amendoim, Arroz, Batata, Brócolis, Cana-de-açúcar, Coco, Couve, Couve-flor, Dendê, Fumo, Mandioca, Maracujá, Milho, Pastagens, Repolho, Seringueira (Floresta implantada), Soja e Trigo".



    Conhecida (em algum lugar, queria saber por quem, já que não conheço pessoas que conhecem nomes populares de borboletas além da famosa "Borboleta bruxa") como Lagarta das palmeiras seu nome vem do fato das lagartas atacarem ferozmente as folhas de palmeiras durante sua alimentação. É bastante fácil encontrá-las apenas observando as árvores com folhas danificadas.

Foto: https://www.manejebem.com.br/publicacao/problemas-de-plantas/praga-lagarta-das-palmeiras-brassolis-sophorae

    É bastante comum encontrar essa borboleta pelo bairro que moro por duas razões óbvias: aqui existem muitas palmeiras e esse animal está perdendo seu ambiente e aparecido nas cidades com frequência. Também é comum ver as borboletas recém renascidas atropeladas (essa semana vi 7!) pelo hábito que elas possuem de descansar pelo chão após saírem dos casulos. Por essa e outras razões tenho feito um abrigo para casulos em casa.

Tem uma tela branca bem fina na frente (por isso a foto ficou assim clara)

    Todos os casulos que encontro em locais de risco (muito baixos, perto de estacionamentos, em locais que as pessoas passam vassouras...) tenho trazido para casa e colocado em um lugar seguro telado. Assim que a borboleta aparece deixo que ela descanse, abra bem as asas e demonstre interesse por voar. Quando sinto que o animal demonstra voo seguro o solto pela sacada. Já fiz isso com uma boa quantidade de casulos, tendo uma perda mínima de 1! Acredito que aquele teria morrido de qualquer forma por estar muito danificado.




    As crisálidas podem variar muito de cor. Já encontrei verdes, marrom e bege bem claro. A cor da "casca" vai depender da alimentação da lagarta antes de construir o abrigo de metamorfose. Clicando aqui tem um vídeo de um dos primeiros renascimentos no meu abrigo.


    Para saber se a lagarta está viva dentro do casulo, basta fazer uma levíssima (LEVÍSSIMA) pressão na parte de cima do casulo que ela vai se mexer dentro dele. Crisálidas com animais mortos tendem a ficar bem escuras.

    Na minha última busca encontrei um casulo que foi danificado em um corte de grama de um local público aqui perto. Ele soltava muita "meleca verde" (melhor escrever assim) mas a lagarta estava viva dentro. Pela primeira vez fiz um procedimento de primeiros-socorros em uma crisálida (casulo) e a coloquei no abrigo:






    Já faz mais de dois dias do procedimento e a lagarta continua viva ali dentro. Espero que em breve ela ressurja como uma bela borboleta.


    E hoje mesmo tive a alegria de ver mais um renascimento aqui em casa:


    Dos três casulos encontrados essa semana quem abriu hoje foi esse:


    Assim que ela demonstrar interesse em voar farei a soltura e coloco algum vídeo ou foto aqui. Por enquanto ela está esvaziando o intestino, desamassando as asas (elas saem BEM amassadas e precisam encher de ar para ficarem retinhas) conhecendo o novo corpo e descansando. Nesse momento elas fazem bastante coco rosa (sério!) e vão desinchando o corpos e desamassando as asas. Costuma ser pela noite (entre 18 e 20h) que elas despertam a vontade de ir embora e ficam voando no recinto.

Uma borboleta recém saída do casulo: abdome inchado (precisa fazer coco!) e asas amassadas

    Quando passar a pandemia vou soltar mais dessas borboletas onde eu estudo e trazer algumas de la para minha rua e assim ajudar na diversidade genética da espécie.

[Atualizando (19:31)] Como prometido aqui está ela novamente:



    E foi embora!

    Agora eu volto a atualizar a medida que forem deixando seus casulos para ter registro direitinho de tudo.

[Atualizando (16/02/2021 - 11:11)] Curativos funcionam!


    Ai está uma grandona e linda do casulo remendado:


[Atualizando (16/02/2021 - 20:37)] Hora da despedida.



E voou até o final da rua e eu perdi a foto da borboleta que saiu do casulo do meio! hahahaha

-----------
Referências

AGROLINK. Lagarta das palmeiras. 2021. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/problemas/lagarta-das-palmeiras_324.html. Acesso em: 12 fev. 2021.




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com