24 de abr. de 2024

Internet: confiar desconfiando

 Já vi muitas pessoas falarem que confiam somente em livros e não na internet na hora de fazer suas pesquisas, mas... Qualquer um pode publicar qualquer coisa em um livro, basta levar na gráfica e pagar pela impressão:


Mas não é qualquer pessoa que pode publicar qualquer coisa em um artigo e os artigos estão sempre atualizados em primeira mão na internet.


    As informações estão em constante mudança cada dia em velocidade exponencial positiva, ou seja, mal dá tempo de publicar em um livro aquilo que você acaba de descobrir porque alguém logo refina seu trabalho com novas informações ou mesmo descobre que é outra coisa. E onde vamos estar sempre atualizados então: com os sites acadêmicos, sites de empresas respeitadas e até mesmo os blogs informais de pessoas que damos o devido crédito como estudiosos de algum assunto.

    Se você quer informações atualizadas pesquise sim na internet. Não estou desmerecendo os livros, mas eles realmente "param" no tempo no quesito informação. As pesquisas em diversas áreas (biologia, geografia, história...) estão constantemente com novas informações graças a novas tecnologias de investigação e as publicações impressas não conseguem acompanhar o ritmo.

    Quem se mantém sempre estudando acaba sabendo onde e em quem confiar, seja qual for seu veículo de publicação das ideias e pesquisas. 

    Se não tem o costume frequente de estudar pode começar pesquisando nso mais exatos: Portal de Periódicos da Capes, Scielo, Google Acadêmico, QEdu e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além dos sites de universidades federais.

    Volto a defender: pesquise na internet, mas pesquise com cautela.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com