27 de jul. de 2007

Tigre d'água Híbrido

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: scripta dorbigni

É muito complicado falar sobre um animal híbrido. Suas características são quase sempre muito instáveis por não se tratar de uma espécie definida.



O Tigre d'água Híbrido é resultado de um enorme problema de conscientização dos compradores de animais que os abandonam na vida adulta.

As tartarugas vendidas nas lojas em sua maioria são pequenas, pois tratam-se de filhotes!

Consumidores mal informados adquirem o animal pensando que ele não cresce e ao chegar na vida adulta (medindo mais de 40cm) são rejeitados e na pior (e maioria) das hipóteses soltos sem o menor cuidado na fauna local.

Tigre d'água híbrida adulta
Foto: www.chelonia.org

O tigre d' água americano, mesmo depois de proibido o comércio, ainda é uma das espécies de tartaruga mais conhecida nos lares brasileiros. Por tratar-se de um animal importado, porém com hábitos muito parecidos com a local (tigre d' água brasileiro), as mesmas reproduzem-se gerando indivíduos híbridos.

Nacional e híbrida: convivência amigável entre espécies distintas

O resultado do cruzamento é um grande problema no ecossistema nacional, pois tanto as tartarugas americanas como as híbridas acabam competindo por alimento e espaço em um território que não é delas.


A maior característica do filhote híbrido é a forte presença de cores bem vivas predominando o alaranjado: todo o amarelo do casco, as listras da parte superior e a listra lateral perto dos olhos são substituídos por laranja, mantendo-se assim até durante a vida adulta

Presença do alaranjado

Algumas elas são descritas como indivíduos normais e saudáveis. Porém, tudo é imprevisível (são híbridas não é mesmo?), a espécime da foto acima é surda e tem lentidão no crescimento...

As cores do filhote híbrido (em cima) são bem mais vivas que as da nacional

Assim como nas outras espécies os machos apresentam casco côncavo em baixo e unhas dianteiras maiores que as traseiras.

O comportamento das 3 tartarugas na natureza permanece praticamente idêntico.

Da esquerda para a direita: filhote nacional, filhote híbrido e americana adulta

O certificado de origem e toda a documentação dos pais já é prova de legalidade da cria. Os filhotes não podem ser repassados/doados/vendidos a terceiros independente da espécie!



Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com