JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: Tigre d'água Brasileiro

1.6.07

Tigre d'água Brasileiro

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: dorbigni
julianasphynx.blogspot.com
Ambiente natural: Uruguai, Argentina e Brasil (nativa no Rio Grande do Sul).
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Permitida a criação legal como animal de estimação, atualmente Trachemys dorbigni pode ser encontrada vivendo livre em quase todas as regiões do território brasileiro, devido à abandonos que essas tartarugas sofrem ao chegarem na vida adulta, já que alcançam tranqüilamente 40cm de casco.
julianasphynx.blogspot.com
Mais um caso de "tartaruguinha" que cresce
Foto: www.reservaromanetto.com.br
julianasphynx.blogspot.com
Os animais comercializados legalmente devem possuir um certificado de origem com dados da reserva onde nasceram e do proprietário que adquiriu, além da nota fiscal.
julianasphynx.blogspot.com
O Tigre d´água brasileiro é uma ótima companhia, pois é amigável com humanos e outras tartarugas, além de ser extremamente inteligente podendo até atender pelo próprio nome se acostumada desde filhote.
julianasphynx.blogspot.com
Como tempo a confiança torna-se visível
julianasphynx.blogspot.com
Esse animal gosta de viver entre outros indivíduos da mesma espécie. Quando pequenas costumam fazer "montinhos" de até 5 tartarugas empilhadas para pegar sol e criam facilmente laços de amizade com outros indivíduos até de outras espécies.
julianasphynx.blogspot.com
Uma prova do quanto a espécie é amigável, uma outra lhe põe o pé na cara e ela não está nem ai
julianasphynx.blogspot.com
"montinho" para pegar sol
julianasphynx.blogspot.com
Por possuir os mesmos hábitos e muitas semelhanças com a tartaruga americana Trachemys scripta elegans, muitas vezes acabam por acasalar e gerar indivíduos híbridos que competem por espaço e comida no habitat das tartarugas brasileiras.
julianasphynx.blogspot.com

Trachemys s. elegans(americana) x Trachemys dorbigni(brasileira) =

julianasphynx.blogspot.com
Assim como sua parente, as Trachemys dorbigni tem o metabolismo diminuído no inverno, podendo hibernar ou mesmo ficar longos períodos sem comer.
julianasphynx.blogspot.com
A diferença mais marcante entre as duas espécies são as listras em atrás dos olhos. A tartaruga americana possui uma listra vermelha e a brasileira amarela.
julianasphynx.blogspot.com
Anatomia do casco (clique para ampliar)
julianasphynx.blogspot.com
Outras diferenças como formato e coloração do casco estão presentes. A tartaruga brasileira, quando filhote possui manchas amarelas e pretas no casco, já quando adulta, seu casco é mais alto e arredondado em cima (a americana possui o casco mais achatado).
julianasphynx.blogspot.com
Filhote de Trachemys dorbigni escondendo-se no casco
julianasphynx.blogspot.com
Dimorfismo sexual: Os machos são geralmente são menores que as fêmeas, possuem as unhas dianteiras desproporcionais ao tamanho das patas, cauda mais larga, a parte de baixo do casco é côncava para o acasalamento e adquirem uma coloração escura conforme atingem a maturidade sexual enquanto a fêmea permanece esverdeada.

76 Comentário(s)

Blogger Rick comentou:

Essas duas pequeninhas são o máximo!! heheehehhe
Da pra ficar brincando com elas. =)
Quem acha q ter uma tartaruga é só para ficar num aquário como enfeite, se engana! Elas podem ser ótimos animaizinhos de estimação. =)

3:46 PM  
Anonymous Carol comentou:

Tartarugas são o máximo mesmo...

6:43 PM  
Blogger laine comentou:

tenho uma!!! comprei, tenho certificsdo.autorizaçao do IBAMA, estou muito feliz com esse bixinho! ver ele nadando e um maximo, se diverte! preparei um lindo aquario com aterro criado pelo meu marido! com cascata, tudo natural de conchas, ficou super legal!

11:48 PM  
Blogger janaina.t.souza comentou:

Oii adorei seu blog..
Deu pra aprender bem! Mas tenho uma dúvida e vou dividir com vc pra ver se vc pode me ajudar.. Eu ganhei uma tigre d'agua ja adulta.. e não congigo saber se ela macho ou femea.. Ela tem a parte de baixo plana, e tem uma coloração do casco mais escura e as unhas dela são normais, e o rabinho tambem tem uns 2cm e meio..
Se puder me ajudar agradeço!
Abraços

8:03 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

janaina.t.souza:

Se já é adulta, pelo que descreve parece ser fêmea.

A principal característica dos machos desta espécie é terem as unhas frontais bem maiores que as patas (parecem até "anormais").

Nesta foto pode-se ver bem a característica:
http://www.zivotinjsko-carstvo.com/male%20ziv/slike/kandze.jpg

Espero ter ajudado e boa sorte com seu novo bichinho
=D

8:31 PM  
Anonymous Janaina comentou:

Valeu !
Mto obrigado, acho q agora posso dizer q ela é femea então!
Já havia visto aquela foto na net! mas achei q era um caso a parte, nunca imaginaria q fosse um macho...
mas a minha tem as unhas curtinhas..
Obrigada!!!
abraço!

7:13 PM  
Blogger blog klebi nori comentou:

Juliana, me ajudou mt mas acho q a duas que tenho em casa são femeas, mas uma é bem maior q a outra e as ganhei no mesmo tempo, sempre pensei a menor era o macho, mas fui vê as patinhas e as dele são do mesmo tamanho q a da maior. ?!?! e agora como posso saber ?!? qm é femea e qm é macho ...

bj

Tati

9:43 PM  
Blogger Rizel comentou:

Oi! Adorei seu blog. Tenho um tigre d'água também, "confisquei" de um amigo meu que comprou (do IBAMA) e não trocava a água. Por favor, coloque mais dicas quando vc puder!

Obrigada e parabéns pelo blog!
Flavia

10:13 AM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Flavia:
Obrigada
=D

Assim que eu puder voltarei a atualizar o blog

Obrigada pela vizita!

8:44 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Tati:
As unhas do macho são bem desproporcionais ao tamanho das patas. Se ainda houver dúvidas... Vire a tartaruga e veja se ela é reta por baixo (fêmea) ou se há uma pequena entrada como se estivesse "encolhendo a barriga" (macho).
Mas se as patas de ambas se aparecem muito a chance de ter duas tartarugas do mesmo sexo é enorme!

8:46 PM  
Blogger Bruno comentou:

ola, gostaria de saber se a trigre d'agua brasileira é maisdocil do que a tigre d'agua americana pois vou compra uma com certificado do IBAMA mas nao sei qual pegar ja montei aquario e tudo xau , parabéns pelo blog , .

7:37 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Bruno:
A americana não é legalizada pelo IBAMA, então só lhe resta a brasileira
=D

8:25 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Olá Juliana! Poderia me ajudar?
Tenho um casal de Tartarugas, há 15anos. No dia 21/10/2009 eu vi onde a fêmea desovou.
Tirei os ovinhos e coloquei em uma caixa de papelão com areia fina... Na mesma posição que os encontrei, pois li que não se pode mudar a posição dos ovos, correto?
Tirei pois de todas as outras vezes só encontrei as casquinhas, acredito que quando "nasceram" e foram para a água o macho comeu!
Como devo manter esta caixa com a areia e os 6 ovinhos para que as tartaruguinhas possam nascer???

Conto com seu conhecimento para poder cuidar bem dos meus "netinhos"!!! rsrrsssss

Parabéns pelo seu Blog!

6:21 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

anônimo:
Foi correto colocar os ovos na mesma posição, mas não recomendo caixa de papelão pq a umidade deve ser mantida. Agora que já foi colocado os mantenha ali para evitar movê-los novamente.
O macho não deve ter comido os filhotes e sim a própria fêmea pode ter comido os ovos (ou lagartos caso vc more perto de terrenos com muita vegetação). Até algumas espécies de aves e ratos podem atacar os ovos!

A chocadeira mais comum a ser usada é a seguinte:

Material a ser usado:
Vermiculita
1 pote de sorvete
1 aquario ou caixa de isopor com tampa
1 aquecedor com termostato
E Agua

Como fazer:

Um ou dois dias antes ligue o aquecedor e regulize a temperatura,
faça buracos na tampa q servira para a entrada de ar e para manter a umidade,
coloque a vermiculita no(s) pote(s) de sovete, coloque apos isso enterre os ovos na vermiculita,
coloque os potes em banho maria,
feche o aquario ou a caixa,
O aquecedor deve continuar ligado ateh o dia q terminar de nascerem tds as tartarugas ou jabutis, sendo q as tartarugas se não me engano demora de ``65´´ a ``90´´ dias!

2:52 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Anonimo responde Jiliana.

Olá Juliana, muito obrigada por responder minha dúvida sobre os ovinhos1
Porém acho que fiz "bobagem"...
Pois fiquei verificando seu Blog e vi que vc informou um link a alguém, que ensina a fazer uma incubadora para Jabotis que também serve para tartaruga.
Pois bem, fiz a tal incubadora.
Exatamente como ensina no link.
fiz com um aquário, coloquei 8 cm de água, 2 cm acima da água uma tela e ali coloquei os ovos.
coloquei um aquecedor e um plástico cobrindo o aquário...
Está correto?
Embora em sua resposta vc disse que não deveria mexer nos ovos novamente, mas eu mexi quando os coloquei da incubadora...
Será que coloquei tudo a perder???

Muito obrigada pelo retorno!

12:41 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Anônimo:
Os ovos da tartaruga são extremamente sensíveis, só saberá se colocou tudo a perder se não eclodirem mesmo. As vezes na sorte 1 ou 2 podem ter "sobrado" ainda vivos. É melhor esperar para ter certeza.

9:56 AM  
Blogger Priscila comentou:

ola, gostaria de saber o q pode esta acontecendo com a minha tartaruga ela é aguatica tomo todos os cuidados devidos e sua carapaça esta com as bordas viradas para cima ficando com as patas e laterais dela mais esposta oq pode ser? ela pode trocar de casco? isso existe??

7:13 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Priscila:
Veja na postagem sobre os Americanos se o que está acontecendo se assemelha com a foto mostrada lá. Vale lembrar que a maioria das informações daquele texto tambem valem para cá (incluindo as mudanças de casco).

O link é este: http://julianasphynx.blogspot.com/2007/05/tigre-dgua-americano.html

E a foto mais especificamente: http://3.bp.blogspot.com/_OWcCH7D2QcU/RqFZNnvtW7I/AAAAAAAAAnc/jF5y9H-bDZM/s1600-h/casco.jpg

Se for algo semelhante a foto (lembre-se que vai ocorrer com o casco inteiro, não somente com as bordas e não somente na parte de cima) fique tranquila! Isto é um sinal de que ela está muito saudável!

Boa sorte com sua tartaruga
=D

8:28 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Possuo tres tigres d'água e a fêmea acabou de colocar um ovo inteiro, sobre uma placa de cerâmica, longe da terra. já fez isto outras vezes, mas este é o 1º inteiro, porém passou não sei qaunto tempo ao ar, no sol ... moro num apto. no kobrasol, e hj. foi quente, além de não saber se o macho "deu" assistencia ou o ovo foi por "insistência"... Qq. Vc. pensa disto???... hoje é 26/11/2009

6:05 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Você pode fazer a incubadora (explicada no comentário acima) e tentar eclodir este ovo. Se não ocorrer nada em 120 dias é sinal de que não vai originar filhote.
=)

7:13 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Olá Juliana!
Nos comentários acima, foi eu que mudei os ovos de lugar duas vezes!
A tartaruga desovou dia 21/10.
Tive muita sorte, pois ontem a noite, 14/12/2009 nasceu uma linda tartaruguinha!!!
Ela tem uma espécie de "gema de ovo" junto ao abdomem...
Hoje ela já foi para água!
Será que vai nascer mais alguma?
O tempo de incubação é o mesmo para os 6 ovinhos que a tartaruga desovou dia 21/10?
Ou cada ovo tem seu tempo?

Obrigada!
Thais

2:57 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Thais:
Se passar de uns 15 dias já pode se desfazer dos ovos. Cada um tem seu tempo, mas o tempo de todos é muito próximo. Pode arredondar para 20 dias para ter certeza absoluta
=)

3:37 PM  
Blogger Isabela comentou:

Adorei!!!Mas tenho uma dúvida...
Eu coloquei a minha tartaruga tigre que tem 2 anos com outra que tb tem a msma idade e da msma espécie,sendo que a minha é fêm e a outra mach,o macho está louco,td hora fica cheirando e subindo em cima da fem,mas acho que ela é mt nova para acasalar,estou certa?

9:17 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Isabela:

Sem dúvidas estão acasalando. Em breve a fêmea vai procurar um local em que possa cavar para depositar os ovos. É bom ter terra fofa ou areia por perto!

10:43 AM  
Anonymous Anônimo comentou:

Ola Juliana:
Eu tenho um tigre d'agua brasileiro ela ja botou rovos mais 3 mucharam, só que esses 3 eu joguei fora, queria saber porqe isso acontece e se elas nascem mesmo assim? agora nasceu outra e queria saber o que devo fazer pra não muchar e naascer essa tartaruguinha?
só qe a minha não cava para guardar seus ovos e sim ele deixa espalhado pela a grama.
Preciso muito da sua ajuda por favor

Obrigado!
Alan

10:36 PM  
Blogger Brechochique comentou:

Oii tudo bem? tenho uma duvida! preciso que ela seja esclarecida se for possivel :)
tenho uma tigre d'água, e toda vez q ela vai na agua, ela solta do rabo um negocio preto, nao sei explicar. parece uma bexiga enorme... cheia de ar!! por favor pode me ajudar...
espero resposta brigada;)

4:19 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Alan:
As vezes os ovos não dão em nada por que é comum apenas ovularam (eliminarem ovos não fecundados). Neste caso, ela pode ter apenas ovulado e não colocado ovos para ter filhotes.

8:46 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Não consegui entender o que você quis dizer com "negócio preto". Seria a respiração dela? É normal ver a respiração pela pata traseira. Ou é alguma outra coisa que não entendi?

8:49 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

oi minha tartaruga solta um negocio preto do rabo quando ponho ela na agua oq é mais quando tiro ela da agua ela poem pra dentro oq é isso obrigado

5:56 PM  
Anonymous flavia comentou:

meu nome é flavia fui eu q coloquei aquilo q a tartaruga solta preto

5:58 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Paola:
Pela sua descrição não faço a menor idéia

8:12 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

oi eu tenho uma tartaruga tigre que tem 1 ano e 6 meses,só q eu nao sei se ela é macho ou femea mas com os seus conselhos eu acho q é macho!
eu queria saber se quando ela crescer teremos que trocar de de aquario?obrigada!

11:17 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

O aquário precisa ter espaço proporcional ao tamanho dela. Precisa acompanhar o crescimento para saber se o ambiente não ficará pequeno.

9:13 AM  
Anonymous BRANCA comentou:

Gostei de saber que tenho um "tigre" crianças
brincavam na rua quando me mostraram o que parecia ser uma pedra de longe quando vi que era uma tartaruga SURTEI convenci eles de me darem o brinquedo deles.Já tenho a MARGARIDA a três anos
e tenho várias dúvidas como alimentação[ela só come ração a base de peixe]e pasme ela tem apelido de antisocial e de piscopata por ser estressada.Será algum tipo de trauma?
Beijos BRANCA CAMPO GRD MS

9:32 PM  
Anonymous Maria Elisa comentou:

Boa Tarde!
estou preocupada com a minha tartaruga ela é tigre d'agua, esta com os olhos fechados e não come,será que é um endema na palpebra ou é a falta de vitamina A. estava lendo sobre o animal e descobri que possivelmente sua animentação nao estava adequada, estava tratando apenas com camaroes.
se puder me ajudar agradeceria muito.
att
Maria

3:52 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Maria Elisa: Somente recomendo a levar a um veterinário de animais exóticos. Não tenho amior autoridade a respeito.
Melhoras para sua tartaruga
=)

4:42 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

oi

4:28 PM  
Blogger Wânia comentou:

Este comentário foi removido pelo autor.

4:33 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

OI tenho uma tartaruga mais naum sei se ela é tigre d"agua brasileiro ou americana, pois ela possui atras dos olhos uma mancha meio alaranjado mais bem clarinho quase naum da para ver.A parte debaixo dela o plastrão possuim duas pintas bem pequenas na parte perto da cabeça e uma na perto do rabo e o resto é toda amarela...e agora podes me ajudar?

4:35 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Olá Wania, só saberia lhe responder com certeza qual a espécie de sua tartaruga através de uma foto. Por descrição pode até nem ser um dos tigres d'água, já que existem muitas espécies bem semelhantes

6:42 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Oi obrigado por responder! mas como mando a foto?
wania...

9:50 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Tem o endereço de e-mail no menu da direita (o ícone da carta)
=)

12:54 PM  
Blogger artes annalu-bisquit comentou:

hola! ganhei uma tartaruga de uns 20cm e pelo q li no seu blog é femea e estou muito feliz! aqui ta no finzinho do inverno,é mes de agosto né? aqui o clima ja começa a esquentar mas com noites frias. bom, minha duvida é a seguinte ela pode ficar qto tempo fora dágua? pois qdo ponho na bacia com um p0ouco d'agua ela trata logo de sair! e ela nao ta comendo muito acho q ta hibernando como vc disse! mas vamos preparar um lugar pra ela! ela pode ficar qto tempó solta pela casa? bjos

5:51 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Ela pode ficar o tempo que quiser fora da água. Só não pode ser criada completamente fora nem completamente dentro. precisa ter a opção de sair ou entrar na hora que quer.
Elas ficam essa época do ano comendo pouco mesmo. Quanto mais frio está o clima menos elas comem.
=)

6:16 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

OI já mandei as fotos para seu email...
aguardo respostas..Desde já agradeço...wania.

8:07 PM  
Anonymous talita comentou:

oi meu nome é talita!estava bricando com minha tartaruga, ele é pequena, então quando fui botar ela no aquario , ela se mexeu muito e eu acabei deixando ela cair em cima da estante que o auqario esta!
ai quando ela caiu respingou uma agua!
então coloquei ela na pedrinha co aquario sem agua e ela esta la toda encolhida!
só aparecendo o casco!
será que matei ela?
me ajudem!
não sei o que faço!

1:51 PM  
Anonymous talita comentou:

olá pessoal!
foi só um susto mesmo!
enquanto vim aqui escrever esta msg!
a minha tartaruga caiu na agua!
esta bem de volta!
foi só um susto!
afinal eu cuido tão bem dela, que fiquei sem ter o que fazer!

5:32 PM  
Anonymous lisa da silva comentou:

oiiii!!!! tenho uma taruga (é o seu apelido carinhoso) e faz mais ou menos umas 2 semanas q eu deixei ela cair no chão. os 2 primeiros dias ela ficou bem. depois ela nao comeu, naum bebeu, naum nadou nem se movimentou. ela só fica no cantinho imcolhida e quando a gente vai mexer nela ela sai correndo e depois que a gente tá longe ela se acalma. me ajudemmmmmmmmm

2:36 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

lisa da silva:
Sua tartaruga apenas está com medo por causa da queda

7:05 PM  
Blogger Luiz henrique comentou:

Oi meu nome é Ana Carolaine eu mórro em sc e tenho uma tartaruga tigre e eu nao sei ver se é femia ou macho vc pode medar uma dica?

7:42 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

olá ganhei duas tartarugas e ainda estou com dificuldade de ver se é macho ou femea ... tem outra manneira de ver pq elas sao mt novinhas .. bj ..

11:08 AM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Somente quando adultas ou quase adultas pode-se distinguir o sexo

12:37 PM  
Blogger Gabriel comentou:

minha tartarug(filomena^^) nao para de querer morder os outros nao pode ver ninguem perto ja quer morder o que eu faço com a filo ela ta muito brava

7:04 PM  
Blogger erick comentou:

a minha ja tem 3 anos eu ja posso saber o sexo ?

10:56 AM  
Blogger Cleo comentou:

Oi Adorei seu blog, minha filha ganhou 2 tartarugas e uma acabou de botar, não sabia o q fazer e suas dicas me ajudaram muito.

obrigada

11:59 AM  
Anonymous daniyyel comentou:

Estava lendo os comentários e vi a foto de um tigre dágua americano com as unhas compridas. O macho da espécie brasileira não possui as unhas compridas para diferenciar o macho da fêmea, só os americanos. Então fica meio dificil ver só pelas patas. Os machos brasileiros são escuros e ficam com o casco preto depois de adultos, lá pelos 2 anos, a cauda é maior e mais grossa, sem a lista amarela, ele tambem é menor que a fêmea, chegando até a 25 cm enquanto a femea pode passar de 30 cm. O macho é adulto aos dois anos e a femea aos 5-6 anos. Antes desse periodo podem até acasalar mas não haverá postura pois a fêmea ainda não está adulta. Quanto aos ovos, fiz um canteiro de um metro por meio metro e plantei arbustos para ficar sombreado, misturei areia par manter a terra fofa. Minha tartaruga desovou 5 vezes e nasceram 50 filhotes isso depois de 3 anos de desovas perdidas. Espero ter ajudado.

3:49 PM  
Anonymous daniyyel comentou:

Flávia:
A bexiga preta que sai da cauda da sua tartaruga é um hemipenis, o orgão reprodutor do MACHO, sei porque já tive 5 tigres dágua e tambem já levei esse susto. Tirei até foto. Se me disser como posso até te enviar. Entre em contato no meu e-mail. ---CONTEÚDO SUSPENSO---

7:08 PM  
Blogger Gabriel Eduardo comentou:

tenho uma tartaruga tigre d´ água e não sei se é femeia ou macho.
como que é o macho?
como que é a femeia?

2:34 PM  
Blogger Gabriel Eduardo comentou:

tenho uma tartaruga d´ água e tem 9 anos quantos anos que ela tem que ter para ter outras tartarugas (para botar ovos)

2:38 PM  
Blogger Gabriel Eduardo fulle comentou:

eu gostaria de saber qual a quantidade de ração para uma tartaruga tigre d` água de 9 anos

3:07 PM  
Blogger Gabriel Eduardo fulle comentou:

você tem msn ?
qual é o seu email?

6:37 PM  
Blogger Junior Sena comentou:

Boa TARDE QUERIA SABER DE VOCE SE TEM ALGUMA IMAGEM DA ANATOPIA OU SEJA IGUAL NO O CORPO HUMANO TEM ELE DESENHADO, TODO MOSTRANDO ORGÃO, VEIAS, O ESQUELETO, QUERIA DA TARTARUGA PRA MIM ENTENDER MELHOR SUA ESTRUTURA POR DENTRO E POR FORA, ONDE é O PULMÃO, ESTOMAGO DELA, desde ja agradeço, se voce tiver algum atlas ou fotos que a letra que estiver explicando o interior da tartaruga,e a letra nao seja muito pequena, obrigado meu email e Oswaldo.Sena@hotmail.com

1:42 PM  
Blogger Líllian comentou:

Que lindas suas Tatas! eu tenho duas também elas são adultas são duas fêmeas (eu acho), elas fazem montinho até hoje, são umas fofas.

bjos

8:14 PM  
Blogger mica comentou:

olá... tenho uma tataruga tigre de quase 2 anos que fica num aquário com áqua, tem a rampa para o anho de sol (que ela pouco toma), ela só come ração e conforme ela foi crescendo fomos aumentando a qtde dos grãos... ela tem aprox 16 cm e come 2 x por dia 11 grãos por vez. uns dias para cá ela não vem comendo tudo, deixa metade e fica só dormindo quase todo o tempo. muitas vezes paree estar com dor de garganta ou engasgada... só que hoje me assustei pois ela soltou um negócio preto tipo um órgão, uma bexiga sei lá por de baixo do rabinho e qdo fui tirá-la da água para ver o q é o negócio paree q entro de novo... o que é isso... ela nunca fez isso... (acho)

10:46 AM  
Blogger Viviane Kley - Vinicius Zatti comentou:

Oi, boa tarde. Muito úteis e interessantes as informações. Nossas tartarugas deram cria em abril/12 e hoje percebemos que 2 estão com as patinhas dianteiras 'comidas', faltando os dedinhos das pontas. Pesquisei na internet, mas não descobri nada. É possível que elas estejam se comendo? Ou pode ser algum tipo de doença, que deteriora os membros? Estou assustada e preocupada. Agradeço muito a atenção.

2:04 PM  
Blogger Penélope charmosa comentou:

A coisa preta que sai da cloaca das tartarugas é o órgão sexual do macho, acabou de acontecer com a minha tbm, até me assustei, mas pesquisei e todas as respostas foram as mesmas!

11:45 PM  
Blogger Loôh comentou:

Como faço para saber se as minhas tartarugas são macho ou femea e qual é sua espécie ? Tenho duas . Gostaria de saber mais sobre cuidados com ela.O banho de sol deve ser quanto tempo ? Esse banho de sol eu posso colocas dentro do aquário ? Qual tipo de areia posso coloca-las para quando sair do aquário ?

6:03 PM  
Blogger gabriel matos comentou:

Este comentário foi removido pelo autor.

10:46 AM  
Blogger Andre Senna comentou:

porque a agua da tartaruga trigre as vezes fica azul

12:47 AM  
Blogger Andre Senna comentou:

porque a agua da tartaruga trigre as vezes fica azul

12:47 AM  
Blogger Kenio ScrenPBBR comentou:

quanto tempo elas podem ficar fora d,agua?

10:08 AM  
Blogger JUAREZ PITARELLO comentou:

Olá Juliana, eu estou com uma séria dúvida com a saúde das minhas tartarugas... Te enviei um e-mail com as fotos delas para que você dê sua opinião, mas acho que vou levar as duas ao veterinário mesmo assim... Se quiser pode usar as imagens para ilustrar a situação em seu blog. Por favor dê uma olhada? Obrigada!

7:26 PM  
Blogger Unknown comentou:

Mt legais

8:32 PM  
Blogger Play Games comentou:

O pênis dela

8:36 PM  
Blogger Jaqueline comentou:

Oiiii Ju
Olha só, tenho uma tartaruga ela ainda é bem pequena. Hoje coloquei ela em cima do sofá e sem querer me distrai e ela resbalou e caiu, Não é mto alto mas qdo ouvi o barulhinho quase morri! Me senti tão mal, tinha vontade só de chorar! Mas ela não deu muita bola, logo começou a caminhar e agora está tomando banho de sol. Será que não aconteceu nada com ela?
Fiquei muito triste com isso! ��������

2:14 PM  
Blogger lorena dias comentou:

Oi tenho uma tigre d´agua ele e machinho e chama olly muito custoso vive andando na casa, criei um aquaterrario com pedrinhas e um lugar com agua pra entrar e sair quando quiser, ele tem uma cor forte verde com marrom, rajado de amarelo, porém percebi que no plastrão abriu uma fenda no meio, nos primeiros dias dava pra ver o fundo agora esta ficando mais raso criando uma cartilagem, porem estou preocupada nunca tinha visto isto, não interferiu em nada i comportamento esta o mesmo, anda pra la e pra ca, come muito, dorme, ja vi trocar o casco, trocar a pele, mas abrir o casco no meio nunca vi e normal devido ao crescimento? ele vai fazer tres anos agora em fevereiro.

7:21 PM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário