1 de jun. de 2007

Tigre d'água Brasileiro

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: dorbigni

Ambiente natural: Uruguai, Argentina e Brasil (nativa no Rio Grande do Sul).



Permitida a criação legal como animal de estimação, atualmente Trachemys dorbigni pode ser encontrada vivendo livre em quase todas as regiões do território brasileiro, devido à abandonos que essas tartarugas sofrem ao chegarem na vida adulta, já que alcançam tranqüilamente 40cm de casco.

Mais um caso de "tartaruguinha" que cresce
Foto: www.reservaromanetto.com.br

Os animais comercializados legalmente devem possuir um certificado de origem com dados da reserva onde nasceram e do proprietário que adquiriu, além da nota fiscal.

O Tigre d´água brasileiro é uma ótima companhia, pois é amigável com humanos e outras tartarugas, além de ser extremamente inteligente podendo até atender pelo próprio nome se acostumada desde filhote.

Como tempo a confiança torna-se visível

Esse animal gosta de viver entre outros indivíduos da mesma espécie. Quando pequenas costumam fazer "montinhos" de até 5 tartarugas empilhadas para pegar sol e criam facilmente laços de amizade com outros indivíduos até de outras espécies.

Uma prova do quanto a espécie é amigável, uma outra lhe põe o pé na cara e ela não está nem ai

"montinho" para pegar sol

Por possuir os mesmos hábitos e muitas semelhanças com a tartaruga americana Trachemys scripta elegans, muitas vezes acabam por acasalar e gerar indivíduos híbridos que competem por espaço e comida no habitat das tartarugas brasileiras.


Assim como sua parente, as Trachemys dorbigni tem o metabolismo diminuído no inverno, podendo hibernar ou mesmo ficar longos períodos sem comer.

A diferença mais marcante entre as duas espécies são as listras em atrás dos olhos. A tartaruga americana possui uma listra vermelha e a brasileira amarela.


Anatomia do casco (clique para ampliar)

Outras diferenças como formato e coloração do casco estão presentes. A tartaruga brasileira, quando filhote possui manchas amarelas e pretas no casco, já quando adulta, seu casco é mais alto e arredondado em cima (a americana possui o casco mais achatado).

Filhote de Trachemys dorbigni escondendo-se no casco

Dimorfismo sexual: Os machos são geralmente são menores que as fêmeas, possuem as unhas dianteiras desproporcionais ao tamanho das patas, cauda mais larga, a parte de baixo do casco é côncava para o acasalamento e adquirem uma coloração escura conforme atingem a maturidade sexual enquanto a fêmea permanece esverdeada.





Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com