25 de mai. de 2007

Tigre d'água Americano

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: scripta elegans

Ambiente natural: do estado de Iowa (EUA) ao Novo México, Virgínia e Geórgia.



Onívoras (dando alta preferência a carne), semi-aquáticas (saem com freqüência da água) e rápidas, as tartarugas da espécie Tigre d'água americano são consideradas uma ameaça para sua parente nacional.

Antigamente eram vendidas nas lojas de animais como bichos de estimação, atualmente sua venda é ilegal no Brasil (ver lista de páises permitidos) e a espécie foi substituída no mercado pela brasileira (Trachemys dorbigni) , já que muitas pessoas adquiriam o animal filhote e ao perceber que o animal cresce (e muito!) as soltavam em lagos causando um tremendo estrago à biodiversidade (a brasileiro fica do mesmo tamanho, mas não causa os mesmos problemas por ser conterrânea).

As lindas "tartaruguinhas" ficam deste tamanho

Alguns donos entregam suas tartarugas à jardins zoológicos quando adultas, onde ficam acumuladas sujando, fedendo, comendo, gastando e reproduzindo demais e a vontade... Seja consciente ao adquirir o animal...

Grande população de tartarugas no zoológico da Santur em Camboriú

Problema: Quando libertadas em nossa fauna as Trachemys scripta elegans reproduzem-se com as tartarugas locais, gerando indivíduos híbridos, além de competirem por alimento e espaço em um território que não é delas.


Assim como eu, muitas pessoas tem a tartaruga americana em casa pois ela foi adquirida antes da lei de proibição (cerca de 10 anos atrás). Nesse caso deve-se deixar o medo de lado e ter o comprovante de compra do animal e/ou um lugar grande, salubre e muito bem adequado para criar o animal, evitando assim do mesmo ser apreendido por estar em bons tratos.

Por haverem muitas dessas tartarugas em reservas, as mesmas não são recolhidas de seus donos quando estão muito bem tratadas, mas devo lembrar que elas não podem ser transferidas a terceiros e nem mesmo seus filhotes.

O gênero Trachemys é conhecido como “tartaruga tigre” por possuir listras na pele e em algumas regiões como "slider" (deslizadora) por fugir rapidamente dos predadores deslizando nas pedras dos rios.

Os escudos do casco renovam-se de tempo em tempo ou de acordo com o crescimento. Camadas parecidas com unhas soltam-se e revelam um casco com aparência mais nova e cores mais vivas.

Mudança de casco

A espécie americana tem uma diferença muito marcante da espécie brasileira: a primeira possui uma listra vermelha (em alguns indivíduos a cor varia para laranja bem escuro) atrás dos olhos e a segunda apresenta uma listra amarela (clara, esverdeada clara ou levemente alaranjada), além do casco da americana ser mais escuro, possuir leves listras negras e levemente achatado em cima.

O filhote da tartaruga americana possui o casco verde-oliva, já a brasileira tem listras amarelas e pretas, além de um verde mais vivo.

Filhote de Tigre d´água americano
Foto: www.reservaromanetto.com.br

Não possuem dentes, mas sim uma potente serrilha dentro da boca, podendo morder e cortar quase qualquer coisa que lhe for oferecida.

Podem ser agressivas quando pegas na mão, revidando com arranhões muito fortes (podendo facilmente machucar a mão de um adulto). Em geral, é uma tartaruga dotada de muita força física.

Não há dentes na boca

Como não produzem saliva, essas tartarugas preferem alimentar-se na água.

Dimorfismo sexual: Os machos geralmente são menores que as fêmeas, possuem as unhas dianteiras desproporcionais ao tamanho das patas, cauda mais larga e a parte de baixo do casco é côncava para o acasalamento.

Tigre d'água macho
Foto: www.zivotinjsko-carstvo.com





Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com