JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: Tigre d'água Americano

25.5.07

Tigre d'água Americano

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: scripta elegans
julianasphynx.blogspot.com
Ambiente natural: do estado de Iowa (EUA) ao Novo México, Virgínia e Geórgia.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
Onívoras (dando alta preferência a carne), semi-aquáticas (saem com freqüência da água) e rápidas, as tartarugas da espécie Tigre d'água americano são consideradas uma ameaça para sua parente nacional.
julianasphynx.blogspot.com
Antigamente eram vendidas nas lojas de animais como bichos de estimação, atualmente sua venda é ilegal no Brasil (ver lista de páises permitidos) e a espécie foi substituída no mercado pela brasileira (Trachemys dorbigni) , já que muitas pessoas adquiriam o animal filhote e ao perceber que o animal cresce (e muito!) as soltavam em lagos causando um tremendo estrago à biodiversidade (a brasileiro fica do mesmo tamanho, mas não causa os mesmos problemas por ser conterrânea).
julianasphynx.blogspot.com
As lindas "tartaruguinhas" ficam deste tamanho
julianasphynx.blogspot.com
Alguns donos entregam suas tartarugas à jardins zoológicos quando adultas, onde ficam acumuladas sujando, fedendo, comendo, gastando e reproduzindo demais e a vontade... Seja consciente ao adquirir o animal...
julianasphynx.blogspot.com
Grande população de tartarugas no zoológico da Santur em Camboriú
julianasphynx.blogspot.com
Problema: Quando libertadas em nossa fauna as Trachemys scripta elegans reproduzem-se com as tartarugas locais, gerando indivíduos híbridos, além de competirem por alimento e espaço em um território que não é delas.
julianasphynx.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com

Trachemys s. elegans(americana) x Trachemys dorbigni(brasileira) =

julianasphynx.blogspot.com
Assim como eu, muitas pessoas tem a tartaruga americana em casa pois ela foi adquirida antes da lei de proibição (cerca de 10 anos atrás). Nesse caso deve-se deixar o medo de lado e ter o comprovante de compra do animal e/ou um lugar grande, salubre e muito bem adequado para criar o animal, evitando assim do mesmo ser apreendido por estar em bons tratos.
julianasphynx.blogspot.com
Por haverem muitas dessas tartarugas em reservas, as mesmas não são recolhidas de seus donos quando estão muito bem tratadas, mas devo lembrar que elas não podem ser transferidas a terceiros e nem mesmo seus filhotes.
julianasphynx.blogspot.com
O gênero Trachemys é conhecido como “tartaruga tigre” por possuir listras na pele e em algumas regiões como "slider" (deslizadora) por fugir rapidamente dos predadores deslizando nas pedras dos rios.
julianasphynx.blogspot.com
Os escudos do casco renovam-se de tempo em tempo ou de acordo com o crescimento. Camadas parecidas com unhas soltam-se e revelam um casco com aparência mais nova e cores mais vivas.
julianasphynx.blogspot.com
Mudança de casco
julianasphynx.blogspot.com
A espécie americana tem uma diferença muito marcante da espécie brasileira: a primeira possui uma listra vermelha (em alguns indivíduos a cor varia para laranja bem escuro) atrás dos olhos e a segunda apresenta uma listra amarela (clara, esverdeada clara ou levemente alaranjada), além do casco da americana ser mais escuro, possuir leves listras negras e levemente achatado em cima.
julianasphynx.blogspot.com
O filhote da tartaruga americana possui o casco verde-oliva, já a brasileira tem listras amarelas e pretas, além de um verde mais vivo.
julianasphynx.blogspot.com
Filhote de Tigre d´água americano
Foto: www.reservaromanetto.com.br
julianasphynx.blogspot.com
Não possuem dentes, mas sim uma potente serrilha dentro da boca, podendo morder e cortar quase qualquer coisa que lhe for oferecida.
julianasphynx.blogspot.co
Podem ser agressivas quando pegas na mão, revidando com arranhões muito fortes (podendo facilmente machucar a mão de um adulto). Em geral, é uma tartaruga dotada de muita força física.
julianasphynx.blogspot.com
Não há dentes na boca
julianasphynx.blogspot.com
Como não produzem saliva, essas tartarugas preferem alimentar-se na água.
julianasphynx.blogspot.com
Dimorfismo sexual: Os machos geralmente são menores que as fêmeas, possuem as unhas dianteiras desproporcionais ao tamanho das patas, cauda mais larga e a parte de baixo do casco é côncava para o acasalamento.
julianasphynx.blogspot.com
Tigre d'água macho
Foto: www.zivotinjsko-carstvo.com

51 Comentário(s)

Blogger Rick comentou:

A vaquinha fico linda em todas as fotos. =)

Essas informações são de extrema importância pq ainda tem gente q vende essas tartarugas e sem nenhum tp de legalização. E quem ja tem, q não soltem na natureza para não afetar as tartarugas nativas de nossa terra!

6:24 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

nao soh as tartarugas... elas comem os sapos, peixes e até pequenos roedores... Parece besteira mas dá um tremendo desequilíbrio quando um animal que não tem nada a ver com esse ecossistema aparece comendo o que seria presa natural de outro.

12:22 PM  
Anonymous daura comentou:

"a vaquinha" que o Rick se referiu, na verdade é uma tartaruga enorme. "vaquinha" que gracinha!

7:36 PM  
Blogger arthur comentou:

ganhei uma tartaruga a 2 meses,ele tem 11 anos,quando eu ganhei ele ela comia raçao,principalmente comarrus e reptolife,alfaçe,agora ele naum come nd disso,aí ofereçi a ele carne bovina crua,ele devorou a carne na mesma hora q eu dei.
oq posso fazer pra ela acostumar com a raçao de novo?

vlw ae!!!

10:50 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

arthur: Jamais ofereça carne bovina a um animal que não foi feito para comer boi. Alface tambem não é recomendado por que pode dar diarréia facilmente na tartaruga por não ser alimento de seu ambiente.

Para abrir o apetite de novamente é recomendável dar minhocas de jardim e aos poucos oferecer a ração.

No inverno elas podem comer bem menos por que gastam menos energia, então você pode optar por colocar um aquecedor na água, com certeza ajudará na alimentação por mais que não pareça haver ligação alguma.

=)

6:30 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

tenho uma femea mas nao sei dizer se é brasileira,norte americana ou híbrida...

4:45 AM  
Anonymous Juliana Sphynx comentou:

Anônimo:

As brasileiras possuem a listra atrás dos olhos amarela (as vezes esverdeada).

As americanas possuem esta listra bem vermelha e raramente meio puxada para o laranja

As híbridas costumam ter a listra e o plastrão (casco de baixo) bem alaranjados

=)

11:22 PM  
Blogger Pedro comentou:

Cerca de um ano ganhei um casal de tartaruga americana e não sabia que era ilegal. A um mês + ou - abservei um comportamento estranho na femea, hoje peguei ela cavando um burraco e colocando um ovo o que faço.

Pedro

12:45 PM  
Blogger Pedro comentou:

Cerca de um ano ganhei um casal de tartaruga americana e não sabia que era ilegal. A um mês + ou - abservei um comportamento estranho na femea, hoje peguei ela cavando um burraco e colocando um ovo o que faço.

Pedro

12:46 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Pedro:

Você precisa marcar a posição dos ovos para que eles não sejam virados de maneira alguma e depositá-los em uma estufa.
Este site ensina a fazer uma estufa para jabutis. Você pode usar o mesmo método para construir uma para o Tigre d'água: http://www.saudeanimal.com.br/jabuti.htm

Tente manter a temperatua da água entre 29 e 31 graus. Se os ovos forem realmente fecundados, os filhotes nascem em torno de 75 dias.

Muitas tartarugas colocam ovos apenas para não ter retenção, então antes de alimentar esperanças observe-os até uns 110 dias... Caso não aconteça nada é por que não estão fecundados

=)

11:30 AM  
Anonymous Anônimo comentou:

Olá.. eu tenho uma tartaruga america há 11 anos. Está ótima, muito bem tratada, mas há dois dias, ela vem tendo um comportamento estranho. Agora quando coloco ela pra fora da água, ela quer me morder, coisa q NUNCA aconteceu antes. E dentro da água ela fica girando de costas no sentido horário sem parar. E um dia desses eu observei q ela juntou as patas traseiras e soltou um bolsa preta, mas logo depois colocou pra dentro. O que será que deve ser isso?? Obrigada!

2:12 PM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Procure um veterinário de animais exóticos. Ela pode estar com ovos retidos ou ser algum outro problema

11:38 AM  
Blogger TAMMY comentou:

Olá!
Tenho duas "Tigre d'água Americanas"
gostaria de saber como eu posso transportá-las no avião.
Eu moro no Japão e quero leválas para o Brasil, levando em conta que a viagem vai demorar em média umas 30 hrs.
posso levar num saquinho com um pano úmido ou algo assim?
pode acontecer de elas morrerem?
obrigada

8:39 AM  
Anonymous JulianaSphynx comentou:

Tammy:
Acredito que você não possa as trazer para o Brasil mesmo que consiga alguma forma de fazer a "embalagem", pois aqui elas são consideradas ilegais!

3:07 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Olá Juliana!
Não me lembro a data exata, mas acho que foi na 1ª quinzena de outubro que entrei no seu Blog, para saber como fazer uma incubadora, pois minha tartaruga havia desovado...
Pois bem, eu havia tirado da areia e colocado em uma caixa. depois fiz a incubadora coloquei ali os ovinhos.
Para minha surpresa e IMENSA ALEGRIA, ontem a noite, uma tartaruguinha nasceu!!!
Saiu da casca e tem uma espécie de "gema de ovo" preso ao abdomem dela!
Hoje ela já foi para água!!!
Simplesmente LINDA!!!
Tem mais 5 ovinhos, será que ainda vão eclodir???

Agradeço antecipadamente!

2:39 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Ola Juliana! Tenho uma tartaruga tigre d'agua americana... Infelizmente não tenho documentação, pois a ganhei de uma prima e só a pouco soube que era americana. Irei viajar (dentro do brasil) e gostaria de saber o que preciso fazer para leva-la comigo.
Obrigada pela atenção.

11:34 AM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Acredito que ela não possa viajar com você nem dentro do Brasil por se tratar de uma espécie ilegal. Melhor levá-la, de carro caso tenha essa opção

10:50 AM  
Anonymous Anônimo comentou:

Tenho uma tartaruga tigre com uns 2 anos e ultimamente ela tem colocado para fora uma bolsa preta pela cloaca, alguem sabe do que se trata..

12:15 PM  
Anonymous fernanda comentou:

Olá Juliana, achei uma tartaruga dessa tigre d'agua americana, no meio da rua, tava uma chuva, levei um tropeção nela, quando empurrei ela pro canto com o pé pra que ninguém atropeçar,que eu notei que era uma tartaruga... até então eu imaginei que era uma pedra, emfim, cheguei em casa dei um banho nela tentei dar banana, pepino espinafre carne crua maçã, ela não comeu nada. ela precisa de um aquário? tem que ter msm agua aquecida? aguardo resposta!
ah...não procurei o dono pq eu acho que ela foi abandonada, a rua que achei ela só te industrias,não tem residência!

10:56 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Você tem que oferecer ração própria para ela. Essas tartarugas não comem frutas.
Vai precisar de um aquário ou local em que ela possa tomar banhos a vontade, já que não se trata de um jabuti que é estritamente terrestre

5:55 PM  
Blogger Deise comentou:

oLÁ jULIANA. mEU MARIDO GANHOU UMA TARTURA AMERICANA NO NATAL DE 2003. aCREDITAMOS SER MACHO. ela cresceu, torcamos paraum águario maior, que ela pode entrar e sair sem problemas. ela anda pela casa atras da gente o tempo todo. Muitas vezes esbarramos nela sem ver. Agora ekla tem apresentado um problema. Quer morder o chinelo do meu marido e já 2 ou 3 vezes tentou moder o pé. Hoje tirou um tasmpo do tamanho de um botão de camiosa do seu dedo do pé. Isto é mormal?... Que devemos fazer???

1:59 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Deise:
Isso é totalmente normal, elas são carnívoras e bastante curiosas!

4:36 PM  
Anonymous deise comentou:

Obrigado Juliana. Embora o que é mais estranho é que é so com meu marido, e e quem cuida dela..... alias acho que é macho...

4:15 PM  
Anonymous Juliana comentou:

Olá Juliana

Tenho uma tigre d'água, ela tem quase dois anos e está enorme..minha mãe ja está reclamando e quer que eu a coloque para fora em um laguinho q tenho. Gostaria de saber se há algum problema pois ela foi acostumada a vida inteira ao aquário e a temperatura ideal. Tenho medo de que possa haver algum problema ja que moro no Paraná e aqui é bastante frio.
Dese já agradeço.

8:49 PM  
Anonymous Marina comentou:

Olá Juliana
Tenho uma tigre dágua e estou querendo viajar nestas ferias...mas ela esta muito grande dai gostaria de saber se voce tem alguma dica de como posso leva-la no carro..com ou sem agua etc

Obrigada

10:00 AM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Marina:
Não recomendo que leve a tartaruga para uma viajem, pois o animal sofrerá muito estresse. Mas caso seja mesmo necessário você deve coloca-la em uma bacia de altura suficiente pra que ela não escale e um pouco de água para não ficar ressecada (numa altura bem baixa pra que não se afogue com o movimento do carro).
Ela vai ficar agitada e as chances de conseguir sair da bacia são muito altas. Já passei por essa experiência. Faça uma viajem rápida de preferência, pois o animal realmente vai reagir durante todo o tempo que estiver no carro.

3:58 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Olá tenho duas tigre d'agua americanas, uma q je tem uns 12 anos e a tenho desde filhote e outra que encontrei na rua. Elas ja tem uns 15 cm do rabo a cabeça e eu queria saber a que tamanho e idade chegam. Obrigado

1:52 PM  
Anonymous Grazi comentou:

Olá,Juliana
A minha dúvida é a seguinte: já tenho um aquário com peixes kinguio, e estou querendo comprar uma tartaruga tigre d'agua, será que ela vai devorar meus peixinhos???meu aquario tem 70x50x50 e já tem plataforma 20x30 para tartaruga.
Obrigada =^..^=

6:54 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Tartarugas são carnívoras... Ela vai agradecer pelos peixes!
Mesmo que coloque uma tartaruga bem pequena ela vai os morder e comer aos poucos...

7:01 PM  
Anonymous Bia Campos comentou:

Oi Juliana, vou ganhar uma tartaruga tigre d'agua, ela demora muito para crescer, vc tem uma ideia com qual idade ela chega a seu tamanho máximo, ou seja uns 20 a 30 cm????
Aguardo. desde de agradeço!

6:14 PM  
Anonymous Tati comentou:

Oi Juliana,gostaria de saber se a tartaruga tigre d'agua morde, porque tenho um filho de 6 anos que quer uma.
No aguardo. Valeu

5:55 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Tati:
Elas mordem tudo o que veem pela frente (dói) e não são muito resistentes a quedas. Não indico para crianças muito pequenas
=P

6:32 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Juliana,
A mais ou menos 8 meses encontrei uma tartaruga tigre d'agua amarela na rua acheiq ue fosse um chaveiro. Enfim ela vive no aquário, só come ração, mas ela está mordento o nosso dedo o tempo todo... quando ela crescer fica poir a mordida? Não gostaria de que ela ficasse atras de nó querendo nos morder. E o detalhe que no meu quintal não tem nenhum lugar pra ela ficar na água. Etou muito preocupada! Obrigada

4:55 PM  
Anonymous Eloã comentou:

Juliana,
A mais ou menos 8 meses encontrei uma tartaruga tigre d'agua amarela na rua achei que fosse um chaveiro. Enfim ela vive no aquário, só come ração, mas ela está mordendo o nosso dedo o tempo todo... quando ela crescer fica pior a mordida? Não gostaria de que ela ficasse atras de nós querendo nos morder. E o detalhe que no meu quintal não tem nenhum lugar pra ela ficar na água. Estou muito preocupada! Obrigada

4:57 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Eloã:
Amarela? Com certeza não é um tigre d'água!
Parece uma bobagem isso... Mas já pensou em parar de deixar o dedo próximo da boca dela? ¬¬
Se não há água ela vai ficar ressecada. Essas tartarugas são aquáticas. Não são jabutis!
Não se juntam animais do seu ambiente para criar em casa. Seja qual ambiente for!

7:46 PM  
Anonymous Marcus comentou:

Olá tenho duas tigre d'agua americanas, uma q je tem uns 12 anos e a tenho desde filhote e outra que encontrei na rua. Elas ja tem uns 15 cm do rabo a cabeça e eu queria saber a que tamanho e idade chegam. Obrigado.

2:13 PM  
Blogger Gabriel comentou:

quando posso colocar minha tartaruga pra ter uma relação sexual com o seu parceiro ela tem ela tem 7 anos

1:08 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Claro, a maturidade sexual delas é por volta de 4 a 5 anos de idade

9:17 PM  
Blogger Dino comentou:

Olá! Minha tartaruga tigre d'agua está "descascando". gostaria de saber se tem alguma coisa que possa passar nela pra evitar o resecamento da pele dela, ou algo para colocar na água?
Desde já agradeço a atenção!

3:12 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Dino:
É a pele ou o casco? Ambas as partes são comuns descascarem por estarem sendo substituidas
=)

6:43 PM  
Blogger Dino comentou:

Oi Juliana, Obrigado por responder... é a pele que está descascando, mas o casco ta começando a descascar tbm, mas muito pouco!
Tu sabe se tem algo para fazer a respeito disso, ou vai parar uma hora?
:)

8:51 PM  
Blogger Juliana Sphynx comentou:

Vai descascar tudo e depois ficará tudo novo. Essa postagem fala sobre isso...

10:09 AM  
Anonymous Anônimo comentou:

Ola Juliana. Poderia informar-me em quanto tempo elas demoram para crescer?

6:27 PM  
Anonymous Anônimo comentou:

Possuo uma tartaruga tigre americana..que tem 16 anos. na época comprei em uma floricultura, sem saber ser ilegal. Que faço agora com ela?

6:59 PM  
Anonymous Carol comentou:

Olá Juliana, tenho uma tigre d'agua e ela tem colocado uma bolsa preta pela cloaca eu percebi que ja havia essa pergunta aqui mas ela não foi respondida, o que seria isso? alguma doença? se for tem tratamento? ou é natural delas? isso já aconteceu antes quando ela era mais novinha, mas tem muito tempo ja.
Desde já agradeço =)

10:35 AM  
Blogger Roberta Sarcinelli comentou:

Ola Juliana Sphynx boa tarde...
Tenho uma duvida naum sei se poderia me ajudar
eu ganhei uma tigre d'agua brasileira e uma america, e depois de ler muito a respeito resolvi naum solta-las e naum tinha como devolve-las tenho elas a 1 ano e 5 meses, queria saber algumas dicas?
Obrigada

5:14 PM  
Blogger Roberta Sarcinelli comentou:

Elas vivem em um aquario que eu fiz com 21cm de altura 42cm de comprimento e 46 de largura com rampa, parte seca com metade sombreada e metade que bate sol pela manha pedra no meio do aquario.
Elas estao com 1 ano e 5 meses alimento duas vezes por dia com reptolife e gammarus (camarao).

5:34 PM  
Blogger Casa dos Bichos comentou:

Boa Noite!
Se puder responder ficarei muito agradecida, mas se não puder não tem problema, pois seu blog já foi de grande ajuda, obrigado!
Acabei de ganhar 2 tartarugas que parecem ser brasileiras- 1 tem mancha perto do olho verde- amarelado o casco mais colorido, calda e unhas pequenas e a parte de baixo do casco é reta, a outra tem mancha igual, o casco quase preto, uhas maiores, calda o dobro do tamanho, mas a parte de baixo do casco tambem é reta. Será q são 2 fêmeas?
A pessoa q me deu, disse q estão com 4 anos de idade. Elas já são adultas?

11:54 PM  
Blogger Pedro Alves comentou:

Olá Juliana!
Tenho uma tigre d'água brasileira há 21 anos e ela sempre se alimentou somente de ração. No entanto, há alguns meses ela tem apresentado um comportamento violento. Quando a deixo solta para trocar a água e tomar um pouco de sol, ela corre atrás da gente querendo morder. Ela também morde tapetes e outros objetos da casa, puxando-os com muita força. Ela sempre mordia algumas coisas as vezes, mas isso tem se tornado extremamente frequente e cada vez mais violento. Estamos todos com medo dela. Gostaria de saber como poderia proceder para que ela se acalme. Há algum modo/dieta/espaço para isso? Isso é normal? Gosto muito dela, mas infelizmente tenho pensando em doá-la ao algum criatório. Obrigado!

4:45 PM  
Blogger Erika Strassburger comentou:

Olá, Juliana. Apareceu essa semana uma tartaruga aqui em casa, da espécie descrita acima, com o alaranjado nas orelhas mais opaco e o casco lascando.

Moro ao lado de um terreno baldio com alguns hectares que têm um banhado ao fundo e creio que ela tenha se criado ou tenha sido abandonada lá. É um lugar bem sujo e fica próximo a um valão (esgoto).

Tentei ligar para a Secretaria do Meio Ambiente do meu município, mas não consigo ligação (os telefones estão com problema). Liguei para um município vizinho e não recebi maiores esclarecimentos.

Gostaria de saber se posso adotar essa tartaruga e quais os requisitos para tê-la comigo.

Não sei o que houve, mas ela não está querendo comer desde que eu ela chegou aqui. No início ela estava muito assustada e encolhida. Aos poucos foi se soltando e agora ela está agitada, andando de um lado para o outro dentro de casa.

Larguei-a no pátio para tomar sol dois dias seguidos, por duas horas, e também para ver se ela está tentando desovar, e nada. Eu coloquei os cães para dentro de casa para ela ficar à vontade.

Enfim, gostaria de, se possível, tu pudesses me ajudar com esse serzinho tão fofo e que passou sabe-se lá o que na vida e merece ser tratado com carinho e cuidado.

Agradeço desde já!

Erika

12:13 AM  
Blogger kaalencastro comentou:

Olá, Juliana,
Tenho uma tartaruga de orelha vermelha fêmea de 12 anos de idade. Ultimamente, tenho visto ela tremer a cabeça consecutivamente, por uns 5 minutos. Não é todo dia que ocorre, nem toda semana, mas quando acontece eu fico MUITO preocupada.
Normalmente, ela só fazia esse movimento quando alguma coisa se aproximava do rosto dela, mas agora não sei o que pode ser.
Você tem alguma ideia?

Aguardo resposta

4:17 AM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário