JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: O que é autismo infantil?

18.2.10

O que é autismo infantil?

O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que é, pelos leigos, facilmente confundido com deficiência mental, geralmente manifestado antes dos 3 anos e persistindo para o resto da vida.
julianasphynx.blogspot.com
Alguns autistas nem são capazes de falar e para eles foi desenvolvida a linguagem PECS (Picture Exchenge Comuncation System), que consiste em um conjunto de figuras com expressões em forma de desenhos, das quais eles podem usar para comunicar-se com outras pessoas.
julianasphynx.blogspot.com
Sistema PECS em inglês
Foto: http://www.widgit.com
julianasphynx.blogspot.com
Quando se trata de causas, as opiniões são bastante divergentes. O autismo ocorre no mundo inteiro, independente de classe social ou raça. Diversos são os profissionais envolvidos em seu estudo para determinar causas e tratamento.
julianasphynx.blogspot.com
Existem diversas teorias sobre seu surgimento.
julianasphynx.blogspot.com
Acredita-se que o autismo pode ser causado durante a infância por diversos fatores. De acordo com o site do Instituto Indianópolis (2009), quatro fatores que podem acarretar no desenvolvimento de uma personalidade autista nas crianças: “problemas de relacionamento social, dificuldade de comunicação, atividades e interesses restritos e repetitivos e início precoce”.
julianasphynx.blogspot.com
Outro fator estudado faz parte de nossa falta de consciência ambiental. Resíduos industriais são lançados diariamente no planeta. Muitos destes podem ser absorvidos pela água e logo em seguida por vegetais, entrando assim na cadeia alimentar de diversos outros seres vivos, passando para frente a contaminação.
julianasphynx.blogspot.com
De acordo com o site Autismo Infantil (2009), existe a possibilidade do consumo de doses excessivas de metais pesados (cobalto, cobre, manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, e zinco) presentes na poluição diária causarem o autismo. Lembrando que ainda é uma hipótese, o site afirma que “a ingestão, inalação ou absorção pela pele, de metais pesados ou substâncias que componham o mesmo, pode resultar em situações como o autismo, atraso mental, doenças, cansaço ou síndrome do Golfo”.
julianasphynx.blogspot.com
Existem pessoas que afirmam que o autismo é uma característica genética. De acordo com o site Portal Aprendiz (2006): “Sabe-se que o autismo tem base genética, mas ainda é impossível isolar os genes”.
julianasphynx.blogspot.com
Também existem aqueles que ainda não acreditam em nenhuma das teorias e observações feitas até hoje e crêem que o autismo não tenha causa descoberta.
julianasphynx.blogspot.com
De acordo com o site Centro de Referência Educacional (2003) “embora haja grupos de estudos e pesquisas no mundo inteiro, ainda não foi detectada a causa do autismo”.
julianasphynx.blogspot.com
Sistema PECS em português
Foto: http://pecsemportugues.blogspot.com
julianasphynx.blogspot.com
A pessoa autista geralmente apresenta dificuldades de falar e se comunicar, não gostando de ser tocada, gira objetos, faz-se de surdo, não tem real noção do perigo, resiste a mudanças e aprendizado, tem acessos de raiva, isola-se, ente outros... Parece viver em um mundo paralelo comparado com os demais.
julianasphynx.blogspot.com
________________
Próximos sobre autismo na escola comum:
- Autismo na escola regular
- O encaminhamento da maneira correta
- Resultados

5 Comentário(s)

Blogger (CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) comentou:

Um dos mistérios da mente que a ciência não sabe corretamente ainda explicar. Gostei da informação.Parabéns.Beijos

10:55 AM  
Blogger Duarte comentou:

Excelente trabalho.
O que acontece com muitas das coisas que nos rodeiam, pela falta de conhecimento, e de informação.
Aqui temos um trabalho destacável do como se devem divulgar as coisas, pedagogicamente.
Obrigado, e um abraço

9:01 PM  
Blogger xistosa - (josé torres) comentou:

A vida é um mistério que não foi totalmente desvendado.
Ou melhor.
Explicado.
Grande compilação sobre o autismo.
Tenho uma "grande amiga" brasileira, com um filho autista.
Tem a casa cheia de quadros, que ele pinta.
Que bom era estar perto e ajudar na sua colocação.
Mas a vida tem destas coisas. Não há cura para determinadas doenças (muitas), mas há dinheiro para armas e fazer a guerra ...
O ser humano é muito complexo.
Este "miúdo" já com trina e muitos anos, é auto-suficiente.
Só não fala, nem emite sons em contacto com os pais ou outros.
Só pinta ...
Será uma revolta contra o mundo?

Um bom fim de semana.

9:57 PM  
Blogger Vieira Calado comentou:

Vivendo e aprendendo!

Beijoca

9:01 PM  
Blogger Autismo comentou:

Eu sei por vezes temos que manter a calma, mas é complicado.. Li o seu post,´o meu irmão , entre muitas coisas, utiliza o PECS, mas com poucas coisas, que não teve assim tao bons resultados, entao resolveu-se implementar a linguagem gestual, que ele já aprendeu as palavras básicas e quando precisa diz, e agora nas ultimas duas semanas começou a dizer umas palavrinhas, mais simples, o que me deixou muito muito contente! Obrigada, a informação é muito útil, porque hoje por acaso tive a rever o meu trabalho de área de projecto, e fiquei um pouco chocada, quado as pessoas diziam que o Autismo é problema nos ouvidos, ou dos olhos ou até da pele, é sempre bom que as pessoas divulguem, Obrigada , um beijinho

5:59 PM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário