É o livro mesmo!
Publicado em 1990 e com a conhecida sinopse:
"Após descobrir uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA pré-histórico, o bilionário John Hammond consegue algo que parecia impossível: criar uma espécie de parque de diversões com criaturas extintas há eras. Para atestar a viabilidade e a segurança de seu empreendimento, convida alguns cientistas renomados para um final de semana no lugar. Mas algo sai do controle. O que parecia ser uma aventura fascinante torna-se uma luta pela sobrevivência".
https://sparkandfire.com/chipkidd/
Preciso dizer que essa história originou um filme que originou uma franquia que originou um moderno caça-níquel-chatice depois do terceiro?
https://feededigno.com.br/filmes/tbt-67-jurassic-park-o-parque-dos-dinossauros-1994-steve-spielberg/
A história aqui é beeeem diferente dos filmes ... Bem quase meio igual em algumas partes também, mas no geral é diferente apenas lembrando ou sendo bem adaptadas uma ou outra coisa. Eu não vou apagar esse parágrafo! Hahahahaha
É interessante que aqui já começamos direto com animais soltos! Sim! Não é como no filme que precisa de um acidente para que tudo vire uma bagunça. O próprio parque já é uma bagunça! O John Hammond nem é aquele velhinho legal que "não poupa despesas" na segurança, ele parece a diretora de um lugar que conheço: minimiza todos os problemas graves e oferece uma coisa precária como solução descrevendo como se fosse uma Disney e que nem mesmo foca na solução problema apresentado.
Aqui temos um Alan Grant que gosta de crianças, é barbudo e usa camisa florida (uééééé), um Dr. Ian Malcolm que não é tarado, Henry Wu preocupado com a integridade das pessoas no parque, Tim Murphy que sabe de tudo e acaba sendo o fodão da coisa toda, Lex Murphy sempre com fome e a Elllie Sattler idêntica no livro e filme... Não temos o Dr. DNA! Que peninha!
https://jurassicpark.fandom.com/wiki/Mr._DNA
O livro apresenta ainda outros nichos totalmente cortados no filme e alguns introduzidos apenas na sequencia para os cinemas. Existe uma equipe de médicos examinando possíveis ataques de dinossauros em um continente que foi invadido pelo transporte acidental de animais nos barcos! Isso não foi retratado nos filmes. Os animais da ilha começaram a se reproduzir, fugir e atacar humanos já no começo da história.
Essa caixa linda virou item de colecionador
https://twitter.com/pauloap/status/1006317774933843968?lang=de
Se você é fraco não leia esse parágrafo: posso dizer seguramente que o livro é de terror, visto que logo de início temos um bebê recém nascido sendo devorado no berço por uma bando de compsognathus. Fora que o autor deve gostar de intestinos... Fala bastante deles! Pois é, considero a adaptação para o cinema como uma história inspirada e diferente. Gosto das duas!
O parque é um lugar caótico, todos os animais estão doentes de alguma forma, a segurança é um horror e o velhinho dono de tudo não escuta ninguém! O caos está instaurado desde o início e só vem a piorar depois que a energia é cortada para o conhecido roubo dos embriões.
Possui a mesma impossibilidade genética do filme e raptors que nunca estão de barriga cheia, um tiranossauro que parece um cachorro cismado com mosca ao perseguir sem parar os humanos (sendo que para o tamanho dele não passariam de uma batatinha frita), Wu é bem mais importante nessa história e o Ian Malcolm tem falas bem melhores, além dos raptors serem MUITO mais inteligentes e não ficarem só restritos a abridores de portas.
Amei o livro! Amei o filme! E são bem diferentes! Pode-se considerar os dois bem separados mas com uma essência em comum. Aqui morre uns e lá morrem outros!
E ficam aquelas questões: vamos enterrar o cara ainda vivo e de quem era a bengala? (spoilerzeira!)