Ficou meio estranho esse título.
É normal que cada pessoa tenha suas particularidades, é muito normal que cada nível do espectro autista tenha indivíduos bem diferentes uns dos outros. Eu tenho três DIS que me fazem realmente sofrer: distimia, dislexia e discalculia.
E o que são essas coisas?
DISTIMIA
Também chamada de Transtorno depressivo persistente. É a depressão permanente ou que dura mais de dois anos. No meu caso é permanente.
De acordo com Maria Helena Varella Bruna (2021) para o site do doutor Drauzio Varella: "distimia é uma depressão crônica que tem como principal sintoma a irritabilidade, além de mau humor, baixa autoestima, desânimo, tristeza e predominância de pensamentos negativos". Para piorar um pouco mais "pessoas com TEA são quatro vezes mais propensas a sofrer de depressão ao longo da vida" (Autismo e Realidade, 2021).
https://www.istockphoto.com
Já fui em diversos psiquiatras para tratar a depressão, muitos deles foram bastante francos em me dizer que tenho distimia e nesse caso ela é para a vida inteira. Por mais que eu trate vou ter momentos legais mas o meu geral será sempre depressivo. É bem desanimador ter um laudo desses e sinceramente dá vontade de desistir de tudo por não ter esperança de melhora. Tenho seguido a vida sabendo que sempre serei assim e não é muito animador.
Esses dois outros DIS são super comuns em pessoas com autismo. Só depois de adulta fui entender porque entendo bastante sobre muitos conteúdos e em outros tirava notas muito baixas.
DISLEXIA
Isso explica tanta coisa. Passei a vida lendo apenas livros científicos (com figuras, esquemas e parágrafos bem distintos e separados), onde uma parte não dependia tanto da outra e eu podia demorar um monte fazendo a leitura, fora que tive alguém na minha vida que não incentivava a leitura de literatura afirmando que são livros de pessoas que não tem conteúdo. Mal essa pessoa sabe a dificuldade para escrever um simples conto e ter criatividade para inventar coisas do nada. Considero muito mais complicado que apenas juntar informações e publicar algo cientifico.
"Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico" (Maria Helena Varella Bruna, 2021). Em resumo: dificuldade de ler. As vezes trocando letras, omitindo letras, trocando a sequencia das palavras, pulando linhas... É uma desgraça!
https://www.institutoabcd.org.br/o-que-e-dislexia/
Lembro que quando estava na escola eu lia usando uma régua para me ajudar a seguir as linhas. Facilitava um pouco, mas continuava tendo que passar várias vezes pelas mesmas frases até que elas fizessem sentido. Eu levava muito mais tempo que todos para terminar a leitura e com o passar dos anos foi ficando algo cada vez mais cansativo. Acabei aproveitando só a explicação das aulas por ter dificuldade de estudar em casa, obviamente minhas notas baixaram muito.
Para minha gigante sorte eu casei com uma pessoa que ama leitura e me apresentou o mundo da literatura lendo para mim! Tem sido uma experiência muito incrível!
Por não conseguir ler direito, eu acaba evitando livros de literatura e passei para os quadrinhos já que são mais condensados e fáceis de entender. Não reclamo disso, pelo contrario, pois conheci a linha Vertigo da qual me apaixonei.
Tenho sorte de existir o computador, pois aqui eu consigo fazer textos de forma mais fluida. Apenas penso e escrevo na mesma hora, me perdendo menos do que manualmente e escrevendo exatamente como penso. Essa ferramenta me ajudou a escrever fluentemente e construir este blog.
DISCALCULIA
Esse deve ser o que mais me incomodou no período letivo! E como descobrir que eu tinha isso? Antigamente tudo era muito menos acessível na parte de desenvolvimento mental!
"A Discalculia é um transtorno de aprendizagem que geralmente se manifesta em crianças, pois estão em idade escolar. Elas têm dificuldade para pensar, refletir, avaliar ou raciocinar atividades relacionadas à matemática. [...] são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros" (Hospital São Mateus, 2020)
Não adiantava fazer aula particular, praticar contas não resolve o problema e no fim levo bronca por "não prestar atenção" na explicação!
https://www.bbc.com/portuguese/geral-50377079
E todos os meus DIS seguem comigo até hoje. Não tem cura, eu apenas aprendi a... Aprendi nada! A dislexia que tem sido menor porque meu marido lê para mim (isso é incrível!), mas ainda me prejudica muito para estudar e todo o resto prejudica muito minha vida até hoje!
Sinceridade acima de tudo!