17 de jul. de 2022

The Return of the King + Apêndices

    Publicado em 1955 é o último trecho da saga O Senhor dos Anéis e conta com dois livros que costuma ser publicado em um único volume. Conhecido no Brasil como "O Retorno do Rei" sua sinopse é: 
"A guerra entre os Povos Livres da Terra-média e Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, chega a seu clímax neste terceiro volume do romance O Senhor dos Anéis. As batalhas grandiosas que estão prestes a acontecer, no entanto, são apenas o pano de fundo para o verdadeiro drama: a missão quase suicida dos hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, infiltrando-se no coração do território do Inimigo.

Em O Retorno do Rei, acompanhamos o mago Gandalf e o hobbit Pippin em sua visita à a majestosa cidade de Minas Tirith, que já foi o principal baluarte dos Homens contra a ameaça de Sauron, mas que está prestes a sucumbir diante da força avassaladora do Senhor Sombrio. Outros membros da Sociedade do Anel se juntam a Aragorn, herdeiro da longa linhagem dos reis de Minas Tirith, na tentativa de evitar que a antiga capital do reino de Gondor seja destruída.

Nas fronteiras de Mordor, Sam resgata Frodo, e os dois hobbits partem para o último estágio de sua jornada rumo ao Monte da Perdição, uma jornada que testará os limites do corpo e da mente dos pequenos heróis. O livro inclui ainda numerosos apêndices, nos quais Tolkien explora detalhes da história, das línguas, dos alfabetos e até dos calendários de seu mundo ficcional".
    Basicamente o primeiro livro conta a saga de Sam e Frodo e o segundo foca na guerra e o encontro de todos os personagens no fim.


        Essa história possui o filme "que todo mundo já conhece" de 2003 e uma versão em desenho animado de 1980 com mesmo nome (onde o Gollum parece um sapo). Não lembro de ter assistido ao desenho, vou rever e voltar aqui para atualizar depois.


https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings:_The_Return_of_the_King e https://en.wikipedia.org/wiki/The_Return_of_the_King_%281980_film%29

    O final da dupla de hobbits é realmente muito sofrido: estão desnutridos, desidratados, cansados e prontos para morrer. No outro lado, a batalha prova que Éowyn é a personagem mais foda desse livro. Infelizmente também a mais triste e azarada. Muitas vezes seus movimentos e descrição lembram o de uma espada (esguia, beleza fria e brilhante).

Éowyn  no desenho animado de 1980
https://lotr.fandom.com/wiki/%C3%89owyn?file=Rankin-Bass%2527s_Eowyn.PNG

    De longe foi meu personagem favorito e o que mais me identifiquei. Muito diferente do mostrado na adaptação para o filme onde simplesmente Faramir e Éowyn aparecem juntos e mais nada aqui acontece todo o envolvimento desde o comecinho e eles realmente acabam tendo uma história (mesmo que ela admita que não o ama) e acabam casando. Prêmio de consolação para a triste guerreira. Uma prova de que todos os finais não são felizes e nem sempre quando parecem ser realmente são e só quem está dentro da história pode dizer o quão real é aquilo vivido.

    Uma coisa muito legal na história e que não entra nos livros é que Sam pilhou Frodo quando ele estava inconsciente para terminar a missão e usou o anel! Ele fica com a visão ruim e audição muito aguçada, mostrando qual seria o efeito diferencial do item com ele. Sam acaba levando o crédito por uma massacre de orcs e é chamado de elfo pelos mesmo que não conseguem o ver.

https://lotr.fandom.com/wiki/One_Ring

    A barba de Gandalf só fica branca no fim do livro depois do anel ser destruído e ele tem um manto azul com prateado por cima do manto branco. Isso totaliza três versões do mago em toda a história e não apenas duas.

    No final da história ainda tem um baita levante no Condado incluindo Saruman como vilão novamente e os hobbits voltando experientes de batalha para resolver tudo. Eles devem reconstruir toda a cidade depois que o mago decidiu se vingar por causa de fumo! Tem que ler para entender e amei essa parte!

https://tenor.com/es/ver/gandalf-lord-of-the-rings-smoke-gif-8289628

E os apêndices...

    Sam tem 13 filhos! Isso pode ser lido nos apêndices, o que inclui a filha mais velha dele casando com o filho de Merry. Bem inesperado! Vários dos personagens são homenageados com nomes nas crianças hobbit, incluindo o babaca Boromir (sério, esse cara é um grosso egoísta!).

    Todo mundo morre. Sério, ali vai contando o final da vida de cada um e a vida toda de Aragorn.

    Não tem como saber se Aragorn e Arwen estão juntos até o final do livro. Ela é um personagem semi-invisível que aparece apenas bem no começo (sem nenhuma fala) e depois bem no final quase sem falas. Arwen é um peido sem cheiro. Os apêndices que vão contar a historia do casal... Eles basicamente se viram duas vezes, Aragorn cismou que queria casar com ela, o pai dela disse que ele tinha que ser rei para isso e então o cara dedica a vida a ser rei para casar... Não parece real, mas é isso ai mesmo! 

    E o que eu concluo disso tudo? Mais uma vez: SAM AMA FRODO! Não tenho mais nenhuma dúvida e, aparentemente, ele é correspondido tarde demais. Sam casa com a Rosie Cotton pela demora de Froso em propor de morarem juntos. Já estando meio envolvido com a moça, acaba optando por ficar com ela e tem um monte de filhos. Sam passa a viver com Frodo além do mar apenas depois da morte por velhice de Rosie (seria uma analogia para pessoas que não assumem esses relacionamentos e depois não aguentam mais fingir?). Ele experimentou a vida como pai numa família e depois terminou a eternidade com Frodo. Fim da friendzone! Mas foi coisa demorada! 

https://tenor.com/view/the-lord-of-the-rings-tlotr-frodo-sam-hobbits-gif-3578613

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com