Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: dorbigni
Ambiente natural: Uruguai, Argentina e Brasil (nativa no Rio Grande do Sul).
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys
Espécie: dorbigni
Permitida a criação legal como animal de estimação, atualmente Trachemys dorbigni pode ser encontrada vivendo livre em quase todas as regiões do território brasileiro, devido à abandonos que essas tartarugas sofrem ao chegarem na vida adulta, já que alcançam tranqüilamente 40cm de casco.
Os animais comercializados legalmente devem possuir um certificado de origem com dados da reserva onde nasceram e do proprietário que adquiriu, além da nota fiscal.
O Tigre d´água brasileiro é uma ótima companhia, pois é amigável com humanos e outras tartarugas, além de ser extremamente inteligente podendo até atender pelo próprio nome se acostumada desde filhote.
Esse animal gosta de viver entre outros indivíduos da mesma espécie. Quando pequenas costumam fazer "montinhos" de até 5 tartarugas empilhadas para pegar sol e criam facilmente laços de amizade com outros indivíduos até de outras espécies.
Por possuir os mesmos hábitos e muitas semelhanças com a tartaruga americana Trachemys scripta elegans, muitas vezes acabam por acasalar e gerar indivíduos híbridos que competem por espaço e comida no habitat das tartarugas brasileiras.
|
A diferença mais marcante entre as duas espécies são as listras em atrás dos olhos. A tartaruga americana possui uma listra vermelha e a brasileira amarela.
Anatomia do casco (clique para ampliar)
Outras diferenças como formato e coloração do casco estão presentes. A tartaruga brasileira, quando filhote possui manchas amarelas e pretas no casco, já quando adulta, seu casco é mais alto e arredondado em cima (a americana possui o casco mais achatado).
Dimorfismo sexual: Os machos são geralmente são menores que as fêmeas, possuem as unhas dianteiras desproporcionais ao tamanho das patas, cauda mais larga, a parte de baixo do casco é côncava para o acasalamento e adquirem uma coloração escura conforme atingem a maturidade sexual enquanto a fêmea permanece esverdeada.