17 de out. de 2022

A Profecia e a coincidência

Não é de hoje que tenho uns sonhos bem estranhos que coincidem com coisas bem ruins na minha vida. Um dos mais marcantes foi quando sonhei com meu amiguinho de infância e em seguida ele faleceu e outro contei faz pouco tempo no blog. E nada disso é especial, somente coincidências bem infelizes. Isso me fez olhar de outra forma para um filme que assisti ontem. Sei que é antigo e já passou inúmeras vezes na televisão aberta, mas eu nunca tinha pego desde o começo e então não tinha parado para assistir com atenção: The Omen  de 1976 conhecido no Brasil como A Profecia.

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Omen
A trama é a seguinte: 
"Quando Kathy Thorn (Lee Remick) dá a luz a um bebê que não sobrevive, seu marido Robert (Gregory Peck) decide protegê-la de uma devastadora verdade e substitui seu filho por um órfão, desconhecendo as origens satânicas da criança. O horror se inicia no quinto aniversário de Damien quando sua babá comete um dramático suicídio. Logo a seguir, um padre que tentava avisar o pai de Damien é morto em um estranho acidente. À medida que o número de mortos aumenta, Robert percebe que seu filho é o Anticristo e decide que precisa matar o menino para impedir que a terrível profecia se cumpra. Com ritmo ágil e atmosfera maligna. A Profecia é o primeiro filme de uma saga clássica de terror (interfilmes.com).

    Cheio de spoilers daqui para frente, mas o filme é velho hein! Isso pode ser considerado spoiler depois de mais de 30 anos? 

    Agora o que uma coisa tem a ver com a outra: começamos com a história de um menino azarado como eu: Angus Young… Ops… Damien é um garotinho que onde ele vai as coisas dão errado. Começamos com o seu aniversário onde a babá fica maluca e se enforca e o menino estava bem distante dali junto da mãe… Mas a culpa foi dele? Depois temos um padre que é atravessado por um para-raios… O menino nem na cena está e nem perto dela… Mas a culpa foi dele? Um monte de girafas saem correndo enquanto o menino apenas olhava para elas… Mas a culpa foi dele? Um monte de babuínos atacam o carro que está a criança e sua mãe num zoológico apenas observando os animais… Mas a culpa foi dele? Um monte de cachorros em outro país ataca dois caras em um cemitério… Mas a culpa foi dele? Um cara tem a cabeça decepada em outro país após um acidente bizarro… Mas a culpa foi dele? Uma mulher mata a mãe dele… Mas a culpa foi dele?

    Eu fico realmente me perguntando onde tem influência nas desgraças uma pequena criança que parece o Angus Young e sua mãe biológica o abandonou. Ele está ali apenas vivendo a vida dele e encarando um pouco as coisas em silêncio. Vamos levar em consideração aqui que não assisti ainda nenhuma sequência e possivelmente nelas as coisas fiquem mais óbvias, mas estou apenas analisando esse primeiro filme e a criança dele não me aparece nada filha do capeta.

Angus Young jovem
https://www.imdb.com/title/tt0075005/mediaviewer/rm501612800/?ref_=tt_md_3

Damien
https://www.rollingstone.com/music/music-features/acdc-angus-young-interview-power-up-back-in-black-1111437/

    Mas é claro, tem a cena que a criança esperneia por estar sendo levada para a igreja e ataca a própria mãe no carro. Na idade dele eu também não ia querer ir a um casamento, só não reagiria assim, mas crianças agem de maneiras diferentes e não me pareceu nada absurdo que ele realmente não queira ir numa festa de casamento aos 5 anos. É um saco até depois dos 30!

    Agora temos as fotografias com marcas indicando a morte das pessoas: temos mesmo? O fotógrafo aparece sem usar as pinças ao revelar as fotos, coloca tudo molhado uma por cima da outra e ainda acha incrível que tenha manchas nas fotos… Coincidência que foi em duas pessoas que já morreram, mas a dele ainda é mais errada: aparece com uma parte do corpo cortado, sendo que no acidente perde apenas a cabeça. Isso já anularia sua teoria de que as fotos revelariam como as pessoas iam morrer, já que a sua nem foi tão certeira assim.

    Antes que se fale da marca na cabeça dele: ele nasceu careca e ninguém viu até então marca alguma de nascença… Ela foi colocada ali depois ou mesmo um pai surtado querendo mesmo acreditar naquilo foi o único a ver tal marca para justificar o ataque por surto.

    Então o que temos aqui: um menino azarado cujo pai adotivo surta e decide que todo o azar do mundo vem dele e para isso acabar precisa o esfaquear dentro de uma igreja… E a doida sou eu!
Eu pelo menos admito que meus azares são apenas um brutal excesso de azares seguidos que caem sempre na minha cabeça e não vejo como solução que alguém me leve para esfaquear em uma igreja já que eles ficam restritos a minha pessoa. Mas no caso do filme foi um pai surtado sim e uma criança que apenas foi observando o redor da sua vida virar toda uma grande desgraça.

    Damien, eu te entendo muito bem.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com