15 de nov. de 2023

Caramujos da felicidade

    Tudo começou com um trabalho de escola, mas não… Antes eu já catava caramujos na praia e levava para casa. Tinha uma caixa de sapatos cheia de conchas misturadas, mas nesse trabalho foi a primeira vez que pesquisei e identifiquei todas as espécies das conchas que eu tinha: nome científico, local de ocorrência, alimentação… Foi bem lindo! Apresentei um trabalho sobre moluscos com um cartaz cheio de conchas identificadas, mais alguns caramujos bem enormes e um potinho com ermitões em conchas de caramujo para explicar que não eram moluscos. Só não esperava o impacto que teria esse trabalho apresentado em 1997 mais ou menos.


    Dali para frente fui juntando mais espécies de caramujos e guardando identificadas. Virou uma caçada por conchas que eu não tinha ainda. No fim eu estava ficando com uma variedade linda e todos com suas devidas informações.


    Com o tempo fui pesquisando cada vez mais e descobri o hobbie da conquiliologia (colecionadores de conchas). Passei  a fazer trocas pela internet e hoje tenho um acervo vindo do mundo inteiro.


    Em 2023 decidi finalmente as organizar em um caderno. Parece bobagem, mas era um sonho que eu já tinha. Antes apenas as fotografava e colocava as informações e guardava em um álbum da internet (estão quase todas fotografadas aqui) e era assim que ficava. Agora numerei cada uma com o número correspondendo a página do caderno que tem as informações da espécie (nome científico, nome popular, país de origem, ambiente, dieta, tamanho…). 


    Comprei um caderno simples e o modifiquei para ficar com a cara certa e receber todos os registros:




    Até o momento tenho 151 espécies diferentes identificadas neste caderno, mas tenho muito mais de 151 indivíduos na coleção (alguns repetidos, outros são variantes como albinos e filhotes) e quero que o número cresça sempre!


    Nunca matei nenhum animal para ter sua concha, então por várias vezes joguei de volta no mar animais que eu não tinha na coleção ou mesmo ermitões que tinham pego as conchas antes de mim! É injusto tirar uma parte de alguém por puro hobbie ou mesmo a casa que o cara teve trabalho para encontrar no tamanho correto. 


    Só fico com saudade da época em que as praias eram mais limpas. Hoje é mais fácil encontrar chinelos de borracha do que caramujos na areia.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com