20 de nov. de 2023

Mariposa caveira (Citheronia brissotii) + Brassolis por acaso

    Lá vem uma saga!

    01/10: Estava andando pela rua com o meu marido quando me deparei com uma linda Mariposa caveira (Citheronia brissotii) meio debilitada. Na foto não aparece, mas ela estava com o abdome meio esmagado e uma das asas se desprendendo do corpo:


    Primeiro tentei soltar em uma palmeira perto, mas ao ter certeza que ela não voaria decidi levar para casa e alimentar até ela ter um fim calmo. 


    Fomos ao mercado e lá peguei um saco plástico que coloquei dentro e deixei por um pequeno tempo no guarda-volumes. Quando voltei para pegar ela tinha desovado no saco! Fiquei com certo pânico, já que nunca tinha criado essa espécie e nem visto pessoalmente. O que eu ia fazer? O que elas vão comer?


    Voltei no lugar onde estava essa mariposa e fotografei todas as plantas que estavam ao redor. Para meu espanto ao pesquisar vi que ela não se alimentava de nenhuma delas. Será que caiu do bico de alguma ave e por isso estava longe do alimento e machucada?

   

    Coloquei a mariposa e o saco com ovos no meu viveirinho. Em pouco tempo a asa dela caiu do corpo. Acabou desovando mais um monte pelo viveiro e depois morreu enquanto desovava. E o que as lagartas comem? Na dúvida pesquisei na internet e encontrei: liquidambar e erva-mate.

  


    13/10: As lagartas nascem! Entrei em pânico!


Ovos quase estourando com lagartinhas bem visíveis.




E no começo da história eu não tinha lagarta alguma....


    Erva mate eu nem vou arriscar procurar por não saber identificar com precisão, então fui perguntando em grupos de entomologia sobre o liquidambar. Para a minha sorte algumas pessoas indicaram plantas alternativas para alimentação das futuras lagartas: aroeira, goiabeira, mamoneira, amoreira, brinco-de-princesa (falso hibisco), araçá, roseira, maracujá e jabuticaba. 



    14/10: Era uma semana bem chuvosa, mas mesmo assim saí para procurar algumas dessas plantas e voltei apenas com a amoreira, roseira e algumas outras plantas nativas para teste. Parecia bem fácil de achar, mas não encontrei nenhuma outra.



    16/10: Nenhuma lagarta havia comido.

    17/10: Amanheci com desânimo e medo de encontrar todas mortas. Para a minha surpresa tinha um grupo comendo as folhas de roseira:


    Mais uma vez eu saio mesmo com chuva para pegar o alimento delas. Ainda bem que roseira tem bastante onde moro. Coloquei várias folhas e brotos, mudei o chão do criadouro para branco para facilitar encontrar essas pequenas, tirei as demais folhas para elas encontrarem melhor o alimento e estou mais calma.


 

    22/10: As lagartinhas estão como bebês: só comem e fazem coco!

    Hoje consegui folhas de pitangueira para elas terem mais opção de alimento.


Vou limpar já já!

    E antes de ontem ganharam duas novas amigas:



    A primeira achei aqui perto de casa no meio de várias iguais a elas mortas e um forte cheiro de vinagre (mas também estavam esmagadas) e a segunda achei no mesmo lugar no dia seguinte. Como ficou claro que foram mortas por pessoas eu não pensei muito e trouxe as duas para casa. Estão tão enormes e gordas que acho que nem precisam mais de alimento, mas mesmo assim trouxe umas folhas de palmeira.


    Com certeza elas são Brassolis, mas achei muito grandes para serem Brassolis sophorae. Algumas pessoas sugeriram Brassolis astyra e eu não sei diferenciar as duas. Lá vou eu perguntar nos grupos e ver se alguém me esclarece.


    Porque eu não salvei o artigo que vi a diferença entre macho e fêmea das lagartas Brassolis para depois colocar a figura no blog com referência? Affe! Mas aqui é exatamente um macho (primeira) e uma fêmea (segunda).


23/10: A primeira lagarta decidiu que vai virar borboleta:



    Essa foi a única referência na internet que encontrei comparando as duas espécies incluindo a lagarta:


https://twitter.com/InsetoLand/status/1290716655954399233?lang=en

    De acordo com essa informação tenho uma enorme Brassolis sophorae, mesmo que muitas pessoas nos grupos falem que é a outra espécie por causa da região. Acredito que a dúvida só será mesmo esclarecida quando puder ver as asas da borboleta.


25/10: Estou apaixonada! A primeira Brassolis iniciou a transformação:


Agora sim, acho que essa crisálida é enorme demais para uma Brassolis sophorae

A "roupa usada"


30/10: Meus bebês estão crescendo igual jogo da cobrinha:



    As maiores estão com essas manchas:



    E a segunda Brassolis já está "ausente" e voltará em breve:


02/11: Agora tem lagarta que já mudou completamente a cor e ao pegar é gelada (deve ser por ter menos pelos):



14/11: E o sonho acabou… Dei uma folha contaminada com agrotóxico para as lagartas e ninguém havia me avisado que tinham passado veneno na planta que fica fora do jardim do prédio. Agora restam apenas as Brassolis e minha tristeza. Estou escondendo um pouco, mas fiquei realmente arrasada. Tinha me apegado muito a cada filhotinho.  Até dói ver as fotos deles.😢😭 


18/11: A ponta da crisálida ficou bem transparente. A partir de agora pode sair uma borboleta a qualquer momento!


20/11 - Ontem renasceram duas lindas Brassolis astyra! Esse vídeo é de hoje:



Em breve vão voar embora. Que orgulho!


20e22/11 - Vão voar embora? Espera sentada!



    E como isso foi acontecer? A segunda borboleta parece ter desovado cinco ovos. Ela não está muito bem, parece meio fraca e então voltou para o insetário. A primeira permanece na sacada só admirando o movimento no lugar de ir embora viver a vida.



    Então a primeira é o pai? Deu tempo disso?

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com