Ixxx… Esse já faz tempo, mas eu tinha realmente esquecido de escrever sobre ele aqui!
Escrito por Bram Stoker e lançado em 1897, este livro apresenta:
“a narrativa é relatada por meio de cartas, diários e artigos de jornal. Não tem um único protagonista, mas abre com o advogado Jonathan Harker fazendo uma viagem de negócios para ficar no castelo de um nobre da Transilvânia, Conde Drácula. Harker escapa do castelo depois de descobrir que Drácula é um vampiro, e o Conde se muda para a Inglaterra e assola a cidade litorânea de Whitby. Um pequeno grupo, liderado por Abraham Van Helsing, caça Drácula” (Wikipedia, 2023).
Esse livro de fato é bizarro. Drácula é descrito como um cara de aparência medonha, unhas curvas bem longas, magro e estranho com hábitos estranhos. Eu realmente não dormiria na casa dele!
Essa história das três esposas do Drácula é certamente um mau entendido. A cena é clara: Harker encontra uma sala com três caixões, sendo que um deles está em nível mais alto, mais decorado e é praticamente um altar de onde sai a mulher que é fisicamente diferente das outras (loira e muito mais clara). Observando a época, posso acreditar que seja a esposa do conde e suas duas criadas. Era comum mulheres ricas terem damas de companhia que iam para todos os lados com elas, porque não nos seus caixões de vampiras?
https://dercio.com.br
Não existe a obsessão de reencarnação de esposa em Mina. A moça para piorar se chama Wilhelmina e Mina é apelido. O que acontece é que o conde quer pegar alguém e ainda não pegou ela. Basicamente isso. E o pegar é no sentido de morder mesmo.
Sobre essa época, fica claro o culto à pele branca. Cada vez que uma mulher era “infectada” e estava virando vampira era descrita como cada vez mais pálida e bela. Lucy é descrita como a mulher mais linda no livro. Com seus longos cabelos escuros, pele bem branca e lábios vermelhos (quase uma Branca de Neve). Quanto mais doente ficava "mais pálida e linda" estava ficando. Ela nunca é adaptada corretamente no cinema. Por falar em cinema… Foi adaptado para o cinema mais de 30 vezes! Posso dizer que foi bom em bem poucas… Queria ver a Lucy roubando criancinhas a noite assim como queria ver o Gollum fazendo o mesmo.
A história é muito bem ambientada, descrita e as vezes desconfortável, mas não chega a ser assustadora. A grande exceção aqui é a cena da chegada do conde de navio em outra cidade. Eu ia dizer que daria um ótimo filme de suspense, mas realmente lançaram um filme sobre essa cena:
E que depois de assistir eu adoraria "desver". Além de não ter qualquer semelhança com o que foi escrito ele falha miseravelmente com a própria lógica narrativa interna. Vamos fingir que nem existe.
E filme bom? Indico esses, é só clicar: