17 de jan. de 2024

Ranking da dor

    Quando eu era criança uma vez falei para um parente meu parar de comparar minha dor com a de outras pessoas, pois cada um tem seu limite e cada um sabe o que viveu. Essa pessoa me chamou de egoista, sem empatia e um monte de bla bla bla... Cresci achando que eu era um lixo só por sofrer minhas dores. Isso marcou muito para mim e sempre que ficava mal passava a me calar, não demonstrar e jamais contar para alguém quando tinha problemas. Hoje colho os frutos podres disso.

https://www.flaticon.com/br/icone-gratis/ranking_1041158

    Egoísta e sem empatia é quem fica falando "veja meu lado! veja meu lado" e falando das próprias dores em cima da dor do outro no lugar de ouvir o outro. Em vez de tentar entender passa a fazer uma comparação que fica com cara de Ranking da Dor. Por exemplo: "a minha dor dói muito mais que a sua, então a sua não importa". Isso é dito em outras palavras, mas é isso que é dito. É como se uma pessoa ouvir que você tem um problema familiar muito grave e dizer "mas eu tenho diabetes"... Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O problema que você tem só você sabe o quanto dói, só você sabe seu limite, esse pode ser seu limite máximo que você viveu na vida, mas a outra pessoa passa por cima do seu problema ao comparar com o dela. E são coisas que nem fazem sentido: aquele é o mundo dela, o problema dela e o máximo dela. O seu problema é o seu, no seu mundo é o seu máximo e cada um tem que enxergar que as pessoas sofrem de formas diferentes e por coisas diferentes dentro daquilo que elas viveram e não o que os outros estão vivendo. Isso não é ser egoísta. Isso é ser empático.

    Cresci com a educação distorcida sobre meus problemas sempre sendo abafados porque existem outras pessoas com problemas maiores e assim nem minha distimia era reconhecida. Eu simplesmente sentia que eu devia só calar a boca, pois se muitas pessoas têm problemas maiores então minha vida é perfeita... O que sempre foi extremamente falso porque eu tenho muitos (e muitos e muitos e muitos) traumas do meu passado e eu simplesmente ficava calada porque é muito pior ficar ouvindo comparações, sentir que ninguém te escuta e que ninguém está "nem aí pra ti" (pelo menos aquela pessoa que você tentava desabafar sempre e na teoria deveria te ouvir e ajudar). A demanda era menosprezada para parecer que a família é perfeita, a vida é perfeita e a imagem é perfeita... Então você acaba nunca falando e tem depressão desde criança e fica calada por conta disso: por não ter com quem contar, por não ter ninguém com empatia o suficiente para te ouvir. 

    Ou seja: se uma pessoa falar que tem uma dor, você escuta. se você não quer ouvir e não quer participar dessa conversa, você só escuta e lamenta. Ok? Deu! se você quer ajudar você escuta e você tentar ajudar, mas jamais jamais jamais jamais coloque outro problema ou outra dor por cima daquilo que a pessoa te falou. isso simplesmente é igual a olhar para ela e dizer "cala a boca". É sério. O sentimento é esse.

Aquilo que você não tem não vai doer em você como no outro e isso não é egoísmo. Isso é simplesmente o que voce tem de limite na sua vida, do que você tem de vivência e do que você passou. Os limites de uns não são os limites do outro. Ás vezes uma coisa que te faz sofrer muito não faz o outro sofrermas ninguém tem o direito de colocar um problema por cima da queixa do outro.

    Em resumo, isso é um ranking da dor: uma pessoa dizendo que o seu dói menos que outra dor e fazendo uma escadinha da qual não faz sentido que tem um "premiado" lá em cima que não é você e então você tem que "calar a boca" e não pode reclamar porque você não faz parte do primeiro lugar. Isso não faz sentido nenhum. Nenhum mesmo. Só te faz enxergar as pessoas que não tem empatia, que tem uma visão distorcida do mundo e que muitas vezes são bem mais egocêntricas do que a gente imagina.

    Eu falei de solidão, a outra pessoa falou de diabetes e eu fiquei pensando "nossa, eu tenho um monte de doenças crônicas mas nem vou falar nada para não iniciar uma competição aqui". Competição de desgraça do Ranking da Dor! Não faz sentido competir dor.

    Muitas pessoas falam de outros problemas por cima das suas dores achando que se você ver um problema "maior" do que aquele que está relatando vai se sentir aliviado. Só sendo sádico para se sentir bem por outra pessoa ter um "problema pior que o seu". Pense bem, além de indiretamente mandar a pessoa calar a boca você a julga como sádica.

    Sua vida comparada com a dessa pessoa pelo ponto de vista dessa pessoa é boa mas o ponto de vista dessa pessoa não é o seu ponto de vista, não é o que você vive todos os dias, não sabe seus pensamentos, seu íntimo, seus limites e então não faz efeito na sua dor.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com