28 de ago. de 2021

Mini Glossário de Epidemiologia

DOENÇA EMERGENTE E DOENÇA RE-EMERGENTE

No contexto da saúde, a doença emergente pode ser definida como: "o surgimento ou a identificação de um novo problema de saúde ou um novo agente infeccioso [...] ou microorganismos que só atingiam animais e que agora afetam também seres humanos" (PAZ; BERCINI, 2009).  

De acordo com Paz e Bercini (2009), as doenças re-emergentes “indicam mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, que haviam sido controladas, mas que voltaram a representar ameaça à saúde humana” e que “inclui-se aí a introdução de agentes já conhecidos em novas populações de hospedeiros suscetíveis”. São doenças resistentes às drogas que reaparecem após período de declínio significativo. Nesse caso, pode-se citar o retorno da dengue e a expansão da leishmaniose visceral no Brasil (BOULOS, 2001; BRASIL, 2008)


pt.dreamstime.com


ENDEMIA


De acordo com Sanches (2020): "uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais. Ou seja, a população convive constantemente com a doença". “Uma infecção endêmica está presente em uma área permanentemente, o tempo todo, durante anos” (HENRIQUE, 2019). Um exemplo de doença endêmica é o HIV.


https://br.pinterest.com/pin/580260733229063818/

EPIDEMIA


A epidemia ocorre quando "os surtos começam a acontecer em várias localidades ao mesmo tempo [...] e o quadro geralmente consiste em um pico no número de casos e depois uma diminuição deles" (SANCHES, 2020). Ao contrário da pandemia, a epidemia não basta ter somente o critério quantitativo para ser definida, mas um caráter endêmico: a doença ser peculiar a um povo, país ou região (HENRIQUE, 2019). De acordo com Henrique (2019): “a definição de epidemia para a OMS corresponde à propagação de uma nova doença em um grande número de indivíduos, sem imunização adequada para tal, em uma região específica.”


br.pinterest.com/pin/238409374012281874/


EPIZOOTIA


De acordo com o site da Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Estado de Goiás (2012), o termo Epizootia é "um conceito utilizado na saúde pública veterinária para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte". CARNEIRO, Ana Karine Borges et al. (2018) definem o termo como "a ocorrência de adoecimento ou morte em uma população animal, incluindo ossadas, sem causa definida, que podem preceder a ocorrência de doenças em humanos" e adicionam que "a definição pode ser subjetiva, levando-se em conta que é baseada no número de novos casos em uma determinada população animal, durante um determinado período com uma taxa substancialmente excedente ao esperado de sua base". Ainda de acordo com Carneiro (2018), são doenças mais relacionadas às epizootias a febre amarela (FA), através da identificação precoce da circulação viral na população de macacos mortos ou doentes (vigilância passiva), e a raiva.


pt.clipart.me



FATORES CONDICIONANTES X FATORES DETERMINANTES


Na medicina são diversos os fatores determinantes ou condicionantes: Para 

“a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinantes e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais para a saúde. Para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, os determinantes sociais são: os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os determinantes sociais da saúde como: condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo o sistema de saúde”. (WADT, 2019).

Essa forma de catalogar os fatores acaba por evidenciar problemas, como Wadt (2019) destaca: “os determinantes sociais são os responsáveis pelas diferenças injustas e evitáveis entre pessoas e países. Percebemos que a saúde é um processo social e os aspectos sociais e as decisões políticas interferem nas condições de vida e na saúde das populações, além de “favorecer” o adoecimento”. 

Acaba por ser determinante tudo o que leva o indivíduo a ser saudável e condicionante tudo aquilo que impede que o mesma tenha saúde.


https://br.pinterest.com/naharievilo/desigualdade-social/


FÔMITE


"Um fômite refere os objetos inanimados que podem levar e espalhar a doença e agentes infecciosos. Fômites podem igualmente ser chamados de vetores passivos" (ZOPPI, 2021). São objetos contaminados com agentes infecciosos vindos de indivíduos contaminados que podem vir a contaminar indivíduos saudáveis.


br.freepik.com



INCIDÊNCIA


É uma medida que refere-se ao número de novos eventos ou casos de doenças em uma população em risco durante determinado período, podendo ser medida de duas formas: incidência cumulativa ou taxa de incidência (ou densidade de incidência) (WAGNER, 1998). A incidência de uma doença "mostra a intensidade com que ocorre uma doença numa população, medindo a frequência ou a probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população" (SIGNIFICADOS, 2021). Resume-se como a quantidade de um grupo de indivíduos inicialmente livre de uma determinada enfermidade que a desenvolve durante um determinado período de tempo.


br.freepik.com



LETALIDADE


É uma medida dada em porcentagem equivalente à gravidade da doença e o cálculo deve ser feito dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença e multiplicando-se o resultado final por 100 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2021), como demonstrado na fórmula abaixo:


Fonte: Bonita, Beaglehole e Kjellström (2010)


https://g1.globo.com



MORBIDADE


O site Significados (2021) apresenta o conceito de morbidade (ou morbilidade) como sendo: "uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo". Pode-se concluir que essa variável indica o comportamento e o agravo das doenças dentro de uma determinada população (SIGNIFICADOS, 2021). A morbidade possui outros parâmetros básicos que são a incidência, prevalência, taxa de ataque e distribuição proporcional (SIGNIFICADOS, 2021).


www.paho.org



MORTALIDADE


Está ligada à taxa de mortalidade, mas difere-se dela por ser "referente a tudo que é mortal. Costuma se referir ao número de pessoas que morreram em determinado local, levando em consideração determinado período de tempo (taxa de mortalidade)" (SIGNIFICADOS, 2021). Sua taxa "é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco" (UFSC, 2021). Bonita, Beaglehole e Kjellström (2010) destacam que "a principal desvantagem da taxa de mortalidade geral é o fato de não levar em conta que o risco de morrer varia conforme o sexo, idade, raça, classe social, entre outros fatores” e que “não se deve utilizar esse coeficiente para comparar diferentes períodos de tempo ou diferentes áreas geográficas". O cálculo da mortalidade geral é o seguinte:



Fonte: Bonita, Beaglehole e Kjellström (2010)


depositphotos.com



PANDEMIA


Pode ser definida como: “uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países, em mais de dois continentes, aproximadamente ao mesmo tempo [...]. A maior mobilidade e o número de viagens realizadas em todo o planeta são a principal causa pela qual uma pandemia pode ser desencadeada” (HENRIQUE, 2019). Um exemplo atual de pandemia é a Covid-19.


depositphotos.com



POPULAÇÃO


O dicionário online Infopédia (2021) classifica população com três definições:

“1. totalidade dos indivíduos de um país, região ou localidade; habitantes

2. conjunto de indivíduos da mesma condição ou profissão

3. grande número; multidão

4. BIOLOGIA: conjunto dos indivíduos de uma mesma espécie que ocupam determinada área geográfica


pt.depositphotos.com


PREVALÊNCIA


A prevalência é uma medida que pode ser conseguida através de fórmula matemática que consiste em determinar a proporção de indivíduos de uma população infectados com uma doença em um determinado momento. O resultado é uma medida estatística relacionada a um ponto específico no tempo, mesmo que a coleta dure alguns dias ou anos (WAGNER, 1998). A fórmula, onde P representa Prevalência, é a seguinte:


Fonte: Wagner, 1998


gettyimages.com.br



VETOR


Santos (2021) define que: "os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o organismo capaz de transmitir o ser vivo que realmente desencadeará uma enfermidade". Os vetores podem ser classificados em dois tipos: biológicos (onde o agente causador da doença pode se multiplicar e desenvolver-se em seu interior) e mecânico (apenas transporta o agente) (SANTOS, 2021). Um conhecido exemplo de vetor no Brasil é o mosquito

Aedes.

pngfind.com


VIRULÊNCIA


"A virulência relaciona-se com o grau de patogenicidade de um microorganismo, ou seja, a sua capacidade de causar danos (infecções)" (CONCEITO DE, 2013), ou seja, é a capacidade que um agente biológico (vírus, fungo ou bactéria) tem em produzir efeitos graves ou fatais no ser atingido.


br.freepik.com


SURTO


O termo surto é usado na Saúde "quando há um aumento inesperado no número de infecções em uma região específica (como, por exemplo, um bairro)" (SANCHES, 2020). São causadas por doenças que possuem um característico alto poder de expansão em pouco tempo, mas ainda restritas a uma região (VARELLA, 2020).


quatrocincoum.com.br




REFERÊNCIAS 



BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R.; KJELLSTRÖM, T.. Epidemiologia Básica. 2. ed.  Santos Editora, 2010. 230 p.


BOULOS, M. Doenças emergentes e reemergentes no Brasil.  Ciência Hoje, v.29, n.170, p. 58-60, 2001.


CARNEIRO, Ana Karine Borges et al. Plano Estadual de Vigilância das Epizootias. Fortaleza, Ceará: Governo do Estado do Ceará, 2018. 59 p.


CONCEITO DE. Conceito de virulência. 2013. Disponível em: https://conceito.de/virulencia. Acesso em: 24 ago. 2021.


HENRIQUE, Elisa Salomão. Pandemia, epidemia e endemia: significados e diferenças. 2019. Disponível em: https://www.sanarmed.com/epidemia-endemia-e-pandemia-seus-significados-e-suas-diferencas-colunistas#Epidemia. Acesso em: 23 ago. 2021. | Colunistas


INFOPÉDIA. População. 2021. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/popula%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 24 ago. 2021.


PAZ, Francisco Antônio Z.; BERCINI, Marilina A.. Doenças Emergentes e Reemergentes no Contexto da Saúde Pública. 2009. Disponível em: http://www.boletimdasaude.rs.gov.br/conteudo/1441/doen%C3%A7as-emergentes-e-reemergentes-no-contexto-da-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica-. Acesso em: 23 ago. 2021.


SANCHES, Danielle. Endêmico: entenda o que é o possível próximo estágio do novo coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/15/endemico-entenda-o-que-e-o-possivel-proximo-estagio-do-novo-coronavirus.htm. Acesso em: 23 ago. 2021.


SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Vetor e Agente Etiológico. 2021. Disponível em: https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/vetor-agente-etiologico.htm. Acesso em: 24 ago. 2021.


SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Epizootias. 2012. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7433-epizootias. Acesso em: 23 ago. 2021.


SIGNIFICADOS. Significado de Morbidade. 2021. Disponível em: https://www.significados.com.br/morbidade/. Acesso em: 24 ago. 2021.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Epidemiologia: Conceitos da Epidemiologia. 2021. Disponível em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/33454/mod_resource/content/1/un1/top5_3.html. Acesso em: 23 ago. 2021.


VARELLA, Drauzio. Surto, Epidemia e Pandemia: conheça a diferença. 2020. Disponível em: https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/o-que-define-surto-epidemia-ou-pandemia/. Acesso em: 24 ago. 2021.


WADT, Patricia. Afinal, o que são determinantes da Saúde? 2019. Disponível em: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/determinantes-saude-concursos/. Acesso em: 23 ago. 2021.


WAGNER, Mário B. Medindo a ocorrência da doença: prevalência ou incidência? 1998. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/54350/000164480.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.


ZOPPI, Lois. O que são Fômites? 2021. Disponível em: https://www.news-medical.net/health/What-are-Fomites-(Portuguese).aspx. Acesso em: 23 ago. 2021.



Clique aqui para baixar este material em PDF

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com