13 de mai. de 2010

Evitando futuros problemas

-----------------------------------
Capítulos anteriores:
- O significado do ensino da história em sala de aula
- História antiga
- Colocação prática
-----------------------------------

Mas será que com o ensino do aprendizado passado podemos evitar que os mesmos problemas sejam repetidos? A História pode nos dar lições além de conhecimento para agir em sociedade. Vilson Francisco de Farias (2010) diz que “É claro que conhecer alguns acontecimentos, em que o erro humano levou a tragédias, pode servir de advertência para atitudes a serem tomadas”, mas toma como contrapartida que “‘a história como mestra da vida’ é um conceito ultrapassado, pois a cada momento histórico o conjunto sociocultural, político, econômico e de mentalidades apresentam especificidades únicas”. Com uma visão mais ampla, ele acrescenta que “os ditos ‘erros históricos’ são apontados a partir de uma avaliação posterior, normalmente por indivíduos que não estiveram emocionalmente envolvidos com os acontecimentos avaliados”.

De qualquer maneira, não podemos descartar que o aprendizado nos dê maior visão atual de mundo, para que evitemos problemas futuros, já que conhecer culturas e fatos pode ser o suficiente para que não cometamos as mesmas gafes de um passado nem sempre tão distante.

-----------------------------------
Próximos capítulos:
- amenizando a discriminação
- entendendo a cultura
- Valor pessoal para o professor de História
-----------------------------------

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com