JulianaSphynx.blogspot.com

Biologia e coisas que poucos gostam. Talvez esse seja o tema do Blog.

Juliana Sphynx: O significado do ensino da História em sala de aula

13.5.10

O significado do ensino da História em sala de aula

O ensino da História tem sido trabalhado e melhorado ao longo dos anos. Não se entra mais em uma sala de aula para simplesmente contar a história de um povo, mas sim para refletir e passar conhecimentos que mais tarde servirão de base para associações com uma melhor vivência social.
julianasphynx.blogspot.com
Como apoio nesta pesquisa, contarei com uma entrevista do professor aposentado de Metodologia e de Pratica de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Vilson Francisco de Farias, abordando o tema “a importância do ensino da história em sala de aula”.
julianasphynx.blogspot.com
A História não é mais passada como apenas narrativas do passado. Atualmente seu trabalho em sala de aula é diferenciado, tendo como plano de fundo diversos valores sociais. Como Ana Maria Pereira (2002) resume para o site UOL: “ensinar História significa impregnar de sentido a prática pedagógica cotidiana, na perspectiva de uma escola-cidadã”.
julianasphynx.blogspot.com
foto: netherstorm.3forum.biz
julianasphynx.blogspot.com
Aplicada a questão “qual o significado do ensino da História em sala de aula” para o professor Vilson Francisco de Farias (2010), obtive alguns pontos importantes a serem citados: “o ensino da história em sala de aula é de grande significado para o educando, pois coloca diante do aluno fatos importantes ocorridos com a humanidade, ao longo dos tempos”. O professor ainda acrescenta em seu depoimento uma parte importante, que deve ser trabalhada pelos docentes: “se trabalhados de forma dinâmica, envolvendo o universo do aluno, permitirá que reflita sobre as múltiplas ações do homem ao longo do tempo, em que aparecem as grandezas e as mazelas praticadas pelo ser humano, possibilitando a reflexão sobre a importância de sermos seres históricos”.
julianasphynx.blogspot.com
Fica a cargo do professor repassar o conhecimento do aluno. Mas como este aluno reage diante os conhecimentos adquiridos? Ainda na entrevista com o professor aposentado de Metodologia e de Pratica de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vilson Francisco de Farias (2010), pergunto: como você vê o aluno de ensino fundamental e médio lidar com os acontecimentos narrados em classe?
julianasphynx.blogspot.com
O professor disse-me que “a história como esta sendo apresentada pela maioria dos professores é um amontoado de fatos, que não estimula a reflexão sobre a história, mas provoca uma enfadonha atitude dos alunos frente aos acontecimentos narrados, que não consegue perceber como expressão de uma época que não é a sua, mas que contribuiu para o mundo em que vive”, ainda acrescentando que “estes fatos são arrolados para serem devolvidos como expressão do domínio da matéria e não como um conjunto de informações que podem ser associadas a sua vida do dia-a-dia”. Explorando um pouco mais a mesma questão, obtive também que: “Isto é lamentável, numa época em que o homem precisa, mais do que nunca, de valores morais e sociais sólidos, que a história pode oportunizar a reflexão da importância destes valores em cada época”. Isso quer dizer que o professor deve saber administrar suas aulas de maneira melhor, a ponto de fazer uma ponte com o cotidiano do aluno.
julianasphynx.blogspot.com
Vilson chega a dizer que a maneira com que muitos professores ensinam a história “acaba tornando a disciplina uma ‘perfumaria’, assim falada pelo aluno, que poderia desaparecer que não faria falta no currículo escolar”.
julianasphynx.blogspot.com
Mas, o ensino da história também possui grandes acrescentos, trabalhados em seguida durante o decorrer deste trabalho.
julianasphynx.blogspot.com
-----------------------------------
Próximos capítulos:
- História antiga
- Colocação prática: evitando futuros problemas, amenizando a discriminação e entendendo a cultura
- Valor pessoal para o professor de História
-----------------------------------

6 Comentário(s)

Blogger Duarte comentou:

Concordo plenamente e só agrego o factor docência. De nada serve se não existe um bom comunicador com vontade de fazer coisas.
Analise duma experiência vivida como aluno e como professor. Tudo mudou, bem sei, mas não só a atitude e conduta do aluno.

3:52 PM  
Blogger Sônia Silvino comentou:

Oi, lindinha!
Nunca tive bons professores de história: todos nos mandavam ler o livro-texto e resumir os assuntos. Era muito chato e cansativo! E de tema: responder um questionário (do livro, é claro!). rs
Bjkas, muitas!

2:29 AM  
Blogger Vieira Calado comentou:

É preciso saber o que se passou

para podermos avaliar como será no futuro!

Beijoca

11:53 AM  
Blogger Srtvasconcelos comentou:

a materia que eu mais gosto é história. Antigamente as professoras pregavam para os alunos apenas a teoria, e o que queriam
Hoje os adolescentes estão menos alienados.
Belissimo blog.

8:13 PM  
Blogger Sônia Silvino comentou:

Boa noite, minha paixão!
Adorei a sua visita que é sempre muito preciosa!
"As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem." Lilian Tonet
Bjkas, muitas!

12:48 AM  
Blogger Memória de Elefante comentou:

Oi juliana!

Desculpe meu atraso em passar por aqui...

Ótimo texto como sempre.Um ensino de qualidade é fundamental na formação dos futuros profissionais.

Um beijo

5:25 PM  

_______________________

** Desculpem! Mas temporariamente não estou aceitando comentários de pessoas que não sejam registradas!

Leio e respondo toda a semana ou assim que tenho tempo

Obrigada a todos que deixam suas mensagens

=)

Postar um comentário