17 de jun. de 2010

Valor pessoal para o professor de História

-----------------------------------
Capítulos anteriores:
- O significado do ensino da história em sala de aula
- História antiga
- Colocação prática
- evitando futuros problemas
- amenizando a discriminação
- entendendo a cultura
-----------------------------------

Encerro a entrevista perguntando qual a grande lição que o ensino de História rendeu a meu entrevistado nesses anos como professor e obtenho respostas muito positivas, entre elas: “que a humanidade realmente rompeu com as barreiras da animalidade corriqueira para transforma-se na grande transformadora do ecossistema terrestre, com reflexão sobre os demais seres vivos”, “que nesta caminhada no tempo e no espaço, produziu maravilhas tecnológicas que viabilizaram a supremacia da espécie humana sobre as demais” e que “a par das imensas conquistas realizadas em todos os campos do ‘saber ser e do saber fazer’ continua o ser humano selvagem em seus objetivos, aplicando a força de suas idéias e poder de mando para impor seu domínio, desde o pequeno grupo até a escala multinacional”.

Encerrando a entrevista, ficou o alerta para futuros e atuais professores historiadores que “a história é a expressão das conquistas humanas no tempo e no espaço, que deve ser observada como uma grande fonte de inspiração, sem esquecer que os chamados exemplos históricos devem ser vistos com reserva, pois as mentalidades de cada época são específicas, não se aplicando ao pé da letra a mentalidade atual”.

foto: fotos.imagensporfavor.com

Não podemos deixar perder-se a importância, ou muitas importâncias, do ensino da História no decorrer dos anos escolares e de aplica-la ao cotidiano de cada aluno ou mesmo professor.

Foi-se o tempo em que ensinava-se a História em sala de aula como apenas mais uma matéria a ser cumprida. Atualmente o ensino da mesma, destina-se a produções de conhecimento e base para entender a sociedade como um todo. A História fixou sua importância aplicada dentro e fora de sala de aula, servindo para os alunos como base para o entendimento da economia e sociedade, quebrando barreiras como preconceitos étnicos e culturais.

O ensino da História tornou-se essencial para a compreensão do estilo de vida do Homem e do mundo, tornando-se parte indispensável na formação moral e ética do ser.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com