13 de mai. de 2010

História antiga

-----------------------------------
Capítulos anteriores:
- O significado do ensino da história em sala de aula
-----------------------------------

De acordo com o site Mundo Vestibular (2007) é importante estudarmos a História Antiga, pois “a partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade”.

Pergunto a meu entrevistado qual a importância de se estudar a História Antiga, e destaco como resposta: “a importância da história antiga, pré-história ou história contemporânea é a mesma. Cada uma das ditas Idades Históricas refletem a temporalidade de sua época, em que o “saber ser e o saber fazer” são marcas temporais de determinado lugar”.

www.achetudoeregiao.com.br

Assemelhando-se a citação de abertura desde trecho, Vilson (2010) fala que “as várias épocas históricas apresentam especificidades que permitem visualizar o progresso humano através do tempo”.

Compreender estas civilizações, este progresso e esta cultura tão diversificada através dos anos e dos povos é compreender o mundo e a diversidade cultural que vivenciamos hoje. Esta é uma das grandes contribuições do estudo da História Antiga a medida dos anos.

-----------------------------------
Próximos capítulos:
- Colocação prática: evitando futuros problemas, amenizando a discriminação e entendendo a cultura
- Valor pessoal para o professor de História
-----------------------------------

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com