25 de mar. de 2021

Ubuntu

 Agora a última das aves que me marcou bastante: Ubuntu. Queria contar sobre todas as aves que já cuidei e devolvi para a vida livre, mas isso faria com que eu dedicasse meu blog todo a isso.


UBUNTU 
Anilha: Amarela (pé direito).
Encontrado: 12/01/14 no Kobrasol, caminhando sozinha no meio do asfalto e na chuva por volta das 18 horas. 
Observações: Encontrada muito suja. Já come sozinha, porém, ainda emite vocalização de filhote. Retribui todo o carinho que recebe. Pela pélvis, parece ser fêmea (confirmado mais tarde com os machos que a cortejaram).

Pode não parecer muito aos que não estão familiarizados, mas o animal acima é um filhote de pombo-doméstico (Columba livia).


Esse bichinho tem uma história toda engraçada: eu e o Victor o encontramos atravessando a rua certinho na faixa de pedestres. O bicho era tão feio e estranho que logo o Victor perguntou se era um filhote de abutre! Por perceber que era um filhotinho perdido eu logo fui tentar pegar, mas ele entrou no terreno de uma casa e foi para baixo do carro na garagem.



Levemente cara-de-pau eu toquei a campainha e expliquei a situação, a pessoa da casa me deixou pegar o filhote que estava na garagem e até me arrumou uma vassoura para facilitar. Começou estranho, certo? Agora piora...

Minha mãe sempre teve muito preconceito contra pombos por causa da fama que eles tem de transmitirem doenças e eu tinha certeza que não deixaria eu entrar em casa com ele (e na época eu ainda morava com ela). Dei um banho no bicho com shampu de bebe, tirei as pulgas e fui tentando de toda a forma fazer ela aceitar e, de alguma forma bem imprevisível e sofrida, ela aceitou!

Fiz um "galinheiro" improvisado na casa para ir criando essa pequena ave. Com o tempo o bicho ficou bem a vontade e pulava fora da cerca, andava por todo o quintal, dormia na brita, dormia com minha cachorra e perseguia minha mãe! As duas ficaram amigas!


Com o tempo ela aprendeu a voar, subia no telhado e passava um tempo fora. Atraiu alguns pombos machos para cortejá-la e foi embora. Acredito que essa pombinha tenha ido morar numa igreja próxima de casa que vivia cheia de outros pombos.




Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com