21 de abr. de 2021

Nemosia rourei: Saíra-apunhalada

"Por mais de cem anos, permaneceu conhecida por um único exemplar, capturado em 1870, por Jean de Roure (Pacheco, 1998). Só era conhecida por raríssimos avistamentos, como oito aves observadas em 1941 em Itarana (Espírito Santo), até ser registrada em 1998 nas florestas da fazenda Pindoba IV, em Conceição do Castelo, também nesse Estado. Em 2003, outros exemplares foram encontrados no município de Vargem Alta e mais recentemente, novos registros foram realizados. Trata-se de uma ave extremamente rara, com referência nas mais importantes listas de aves ameaçadas do mundo.
    O nome “saíra-apunhalada” faz referência à mancha vermelha nas proximidades da garganta da espécie, que, em contraste com o peito branco, lembra uma mancha de sangue, como se o animal tivesse sido “apunhalado” no peito por algum objeto perfurante.

    Seu nome científico significa: do (grego) nemos = clareira, pastagem, pasto; e rourei = homenagem ao explorador francês Jean Roure. ⇒ (Ave) de Roure (que vive na) clareira." (Wikiaves, 2021)

Fonte: http://savebrasil.org.br/saira-apunhalada-1



Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com