ANAMNESE
CLÍNICA PROPEDÊUTICA
Aglomerado de conclusões médicas para traçar o caminho a um diagnóstico: relatos, exames, observações e todos os demais dados coletados pelo médico.
FOLICULITE
Infecção nos folículos pilosos da pele.
HIPERSONORO (relação a percussão)
Som produzido durante um exame de percussão de ausculta no tórax. É mais intenso, duradouro e grave que o som padrão pulmonar. Indica aumento da quantidade de ar normal nos alvéolos pulmonares, podendo ser um forte indicativo de enfisema.
HIPOCROMIA
Hemácias com menos quantidade de hemoglobina que o desejado, sendo vistas em cor mais clara que o normal (hipocrômicas, ou seja, com "pouca cor").
PÚRPURA (pele)
Em relação à pele, falar sobre a cor púrpura refere-se a manchas roxas ou avermelhadas que indicam sangramentos que podem ser ocasionados pela queda no número de plaquetas ou acúmulo de sangue embaixo da pele. Essas manchas tendem a desaparecer temporariamente quando pressionadas.
PRURIDO
Termo técnico para definir coceira.
SEMIOLOGIA
Em medicina, a semiologia trata-se de atentar-se aos sinais e sintomas apresentados por um paciente, que podem ser observados ou mesmo relatados. Faz parte do raciocínio clínico para chegar ao diagnóstico.
SINAIS PATOGNOMÔNICOS
Sinal ou sintoma que indica a certeza de determinada doença, facilitando seu diagnóstico.
horadomeuchocolate.wordpress.com
TELANGIECTASIA
Dilatação de um vaso sanguíneo da derme, podendo deixar marcas de formato semelhante a teias ou redes na pele. Raramente apresenta-se como marcas puntiformes.