24 de dez. de 2021

Dia da Família

    Sim, eu sou ateu e mesmo assim comemoro o dia 25/12! Sabe porque? É o dia da família!

    Esse dia era comemorado como Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível: deus Mitra) e o cristianismo aproveitou a data para colocar seu profeta como nascido no mesmo dia e ter o clima de festejo convertido todo para si. Tanto é bizarro que o "calendário cristão" continua depois do dia 25 de dezembro... Mas ok, vamos pular essa parte inteira!

Deus Sol Invicto. Disco de prata romano do século III d.C.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_Invicto

    Tenho meus significados próprio para esta data:

br.pinterest.com

    Árvores triangulares: podem ser pinheiros como no Brasil ou abetos como nos demais países. Não importa a cor ou tamanho. As árvores com copas triangulares remetem à uma seta apontando para cima, crescimento e desenvolvimento. Enfeitamos com as coisas que gostamos na vida, a minha por exemplo já foi preta e só de dinossauros.

amazon.com, portuguese.alibaba.com e imagensempng.com.br

    Estrela: estando acima da árvore significa o céu e universo. Tudo aquilo que existe além deste planeta e que a ciência tenta alcançar e descobrir.

magodecasa.com.br, tudoela.com, https://br.pinterest.com/pin/248894316891019158/ e ecosoli.com.br

    Luzes: são como as estrelas em volta do céu e universo.

elo7.com.br, shopee.com.br, amazon.com.br e youtube.com canal CriandoouFazendoArtes

    Bolinhas: frutos. Tudo o que você produz em vida são seus frutos: conhecimento, filhos, bondade, amizades...



    Papai Noel: consumismo! Sim, esse representa diretamente o consumismo da data que nos faz presentear amigos e comer bastante (como a grande barriga dele). Pode ser representado pela figura do Noel ou mesmo sua touca.

    Não é uma coisa tão aleatória assim essa postagem. Aqui quero superar e esclarecer uma coisa: não tem presépio, nem neve, não se chama Natal, não tem religião e eu posso comemorar sim! Não ter religião não me faz uma pessoa ruim e ou menos merecedora de nada.

    Sobre o dia da família eu escrevi um cartão um dia:


    Para dar de ler direitinho aqui vai aqui cada lado dele com minhas mãos fazendo sombra (tinta prateada):



    É ofensivo? Acredito que não.

    Esse cartão foi escrito por mim no começo de 2009 após ser discriminada numa festa de família: um dos membros fez um discurso no meio da festa falando que é indigna a pessoa que não tem deus, que ela é indigna de admirar a natureza e todas as outras coisas lindas da vida... Sério? Eu sou isso? Lembro que eu estava segurando o choro enquanto as pessoas em volta achavam bonito aquele monte de absurdos preconceituosos. Eu teria ido embora se não dependesse de outras pessoas para isso na época. Então escrevi o cartão acima para ser lido na festa de 2009, mas alguém o escondeu e não deixou eu o levar na festa com a justificativa que a pessoa que fez aquele papelão comigo sofre de depressão e poderia se sentir pior e blá blá blá. Eu também, mas ok. Podia se fazer tudo comigo mesmo e sair numa boa, certo? Agora não mais!

    Por essa razão que hoje vou enviar este link para a pessoa que fez o discurso naquele dia com a mensagem "esse cartão era para você". Espero que ela entenda que não sou indigna de nada e nem menos que qualquer outra pessoa só pelo fato de eu não ter um deus ou crença. Espero que você cresça interiormente e aceite que todos somos humanos acima de tudo e coisas abstratas não devem estar entre as pessoas para forçar a julgamentos sem sentido sobre caráter ou merecimento.

    Esse cartão virou símbolo do meu dia da família. Está sempre na minha porta nessa época e hoje no meio de minha árvore:


    Assim devo considerar resolvida uma coisa que me machuca até hoje. Tenho certeza que esse cartão não vai te machucar como seu discurso naquela noite me marcou até hoje. 

    Bem vindo ao meu mundo: sou uma pessoa boa e sem deus no coração.

    Frequentar uma igreja não te faz melhor que ninguém, então pense bem antes de falar. Que essa dor suma agora.

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com