15 de dez. de 2021

The Lost World

    De Michael Crichton publicado em 1995. 

    Sim! A continuação de Jurassic Park. E teve filme também? Mais ou meeeeenos....

    Aquela foto obrigatória do livro:


    Na verdade tem um monte de filmes com esse nome, mas nenhum corresponde ao livro:


    E uma sequencia do Jurassic Park chamada O Mundo Perdido (The Lost World) com esse nome também:

https://www.cinebelasartes.com.br/filme/o-mundo-perdido-de-jurassic-park/

    E que também não corresponde ao livro!

    Como assim?

    Bem, lembrando que a sinopse oficial do filme é: 
"John Hammond chama o teórico do caos Ian Malcolm à sua casa para dar algumas notícias aterradoras: enquanto quase tudo em Jurassic Park foi destruído, seus engenheiros parecem ter um segundo local, onde outros dinossauros estão escondidos. Aparentemente, os dinossauros na segunda ilha estão vivos e bem e até se acasalando. Hammond quer que Malcolm observe e documente as criaturas antes que mercenários cheguem até eles". 
O livro é mais ou menos quase isso só que não é!

    A sinopse do livro:
 "Em O Mundo Perdido, seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no parque. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas – além de certos “pequenos clandestinos” – devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra" (https://www.amazon.com.br). "O novo enredo gira em torno da Isla Sorna, ponto no qual os cientistas criavam os dinossauros, antes de que esses chegassem a vitrine da Isla Nublar, onde serviriam de atração para os visitantes. Então somos envolvidos por um mundo perdido, onde os dinossauros vivem livres. Literalmente, não é mais um passeio no parque" (woomagazine.com.br). 

    O livro foi escrito logo depois do primeiro filme, mas não teve uma história cheia de aventura que inspirasse mais um filme lucrativo. Essa história fala de vários animais que que sobreviveram em uma outra ilha e montaram sociedades organizadas (exceto o raptor que é um anarquista), etologia, comportamento, um grupo indo fazer estudo da vida selvagem do lugar (esperando obter respostas sobre a extinção) e obviamente alguém que quer roubar tudo isso. Por falar nos raptors... Eles nunca param de ter fome, andam em grupo desorganizado e atacam até suas as crias. Como esse bicho ainda fica vivo ali no meio de tanto caos social? Era para um matar o outro até sobrar só o último!

    Dessa vez não temos mais cenas de terror e nem dinossauros descontrolados perseguindo humanos como mísseis teleguiados. Não tem nada de novo parque e é muito mais discussão de ciência que ação e aventura. A ação acaba ficando mais para o final da história e não é tão protagonista como no primeiro livro. 

    Gostei muito das observações abordadas sobre predadores, mas senti que a história foi bem de um extremo ao outro com uma continuação tão focada em outros assuntos comparada ao primeiro livro. Dá para colocar cada história como uma única sem qualquer ligação, a não ser pelo pequenos fatos que já conhecemos mesmo, mas não vejo como complementar o segundo livro para o primeiro e nem o primeiro como obrigatório para o segundo. São muito distintos.

    E semelhante ao filme só o nome de alguns personagens mesmo, o termo "sítio B", o tempo (6 anos), uns carros (sim!!), tiranossauro bebe com perna quebrada, o Ian Malcolm que continua por ali e algumas cenas um pouquinho parecidas. Como foi feito antigamente, o filme não colocou a Sarah Harding fodona, musculosa e superzona como é no livro... Que desperdício! Hoje eu acredito que teria mudado um pouco mais a abordagem, já que personagens femininas fortes estão tendo mais destaque na mídia. Demorou....

    Ai eu me pergunto: porque chamaram o matemático no lugar do paleontólogo? Se fosse um filme eu acreditaria que o ator era mais caro para retornar ao papel, mas isso aqui é um livro! As pessoas gostaram tanto assim do personagem enquanto estava chapado durante quase todo o primeiro livro? Parece que sim, pois o chaparam novamente!


    Como eh q o Malcolm ainda tem perna? Quando ele está chapadão lembra bastante as ideias do livro Origem Dan Brown.

    Já falei que tem um raptor que gosta de barra de cereal? Bizarramente, os raptors mastigaram um cara sem eu nem saber q ele morreu! Só disse que caiu no chão! Ué!

    Mais uma vez eu gosto dos dois (tanto os livros como os filmes). Apesar de não considerar esse livro adaptado para o cinema e sim só com o nome emprestado para o filme.

    E agora a melhor parte de todas.... Não era só o Malcolm que estava doidão:


    Eu ri de chorar!

    Aaaaa.... Só quero ver o processo que a família do Arby vai abrir contra esse professor! Não entendeu? Leia o livro!

    Agora vem um anexo interessante. Lembram da Indominus rex, a grande criação da nova franquia dos filmes de dinossauro nesse parque? Aquela dinossauro branca que possui camuflagem que muda sua pele perfeitamente como a de um polvo? Que copia as cores e texturas do ambiente em volta? Sabe?

https://jurassicworld-evolution.fandom.com/wiki/Indominus_rex

    Não é original...

    Sério!

    Aqui temos dois carnotaurus brancos que se camuflam muito rapidamente copiando as cores e texturas do ambiente em volta e sendo comparados à camuflagem perfeita de alguns polvos. Conviva com isso!

    Apesar de ser uma ilha com excesso de predadores e uma desculpa bem boba para justificar isso eu queria muito uma série e um jogo desse livro! Foram ambientações muito boas e teriam bastante futuro para serem melhor exploradas. Ele podia voltar a viver e escrever!

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com