Ontem (10/12/21) fui em um ninhal aqui perto de casa! Mas que negócio é um ninhal? O Google te diz:
Estava LOTADO de aves. As espécies que percebi com ninho foram a Garça-Branca-Grande (Ardea alba) e Garça-Vaqueira (Bubulcus ibis). Além dessas duas também haviam muitos Tapicurus (Phimosus infuscatus) e Caraúnas (Plegadis chihi). Eu já tinha avistado voando ali por perto um Colhereiro (Platalea ajaja), fora as muitas outras aves que sei que habitam em volta e usam aquela mata para dormir. Descobri que preciso fazer primeiro as fichas das aves que vejo com frequência e depois das outras, pois agora só vou ter de uma espécie para colocar na postagem:
[Atualizando - 21/01/22]: Agora tenho a ficha de mais duas das aves que vi e vou postar logo aqui no começo do texto:
[Atualizando - 03/02/22]: E a última:
Não revelo locais de ninhos e vou continuar mantendo assim. Mas focando melhor: tentei fotografar o ninhal. Por se tratar de um mangue eu fui colocando um pedaço de pau para ver até onde eu poderia pisar e acabei não podendo entrar de maneira alguma para tirar as fotos. Foram todas da parte da entrada do banhado e por isso não ficaram tão boas. A maioria saiu focando os galhos que estavam na frente e ainda tinha vento para incomodar mais.
A maioria das fotos foram assim meio desastrosas
Nunca tinha visto tanta caraúna de uma vez! Esse bicho é bem bonito. Não estavam com ninhos, acredito que seja apenas local de descanso deles ali no meio da galera com ninhal e juntos de seus semelhantes (Tapicuru). Aqui tem um macho em período reprodutivo (cara branca):
Acabei fazendo um vídeo para mostrar um pouco melhor o que eu estava vendo ali:
O chão do lugar estava bem cheio de penas e lotado de fezes de toda aquela galera, mesmo assim eu queria ir ali para tirar fotos melhores, mas eu poderia acabar como o Pitfall só que sem a corda....
Essa foi a primeira vez que fotografei uma Garça-Vaqueira (Bubulcus ibis)... Com um monte de galhos na frente, mas já conta!
Tem muitos ninhos de Garça-Vaqueira (Bubulcus ibis) por ali. Aqui estão alguns que consegui umas fotos "entendíveis":
Aqui tem um filhote gordão dela, espero que dê para entender:
Eram muitos os ninhos de Garça-Branca-Grande (Ardea alba) também, mas estavam mais ao fundo e com muitos galhos na frente. Acabei conseguindo fotos só desse filhote. O resto saiu um desfoque feio sem dar de entender.
Saindo dali encontro a parte que tem mais água do mangue e alguns amiguinhos se alimentando: um Tapicuru (Phimosus infuscatus) e um macho de Caraúna (Plegadis chihi).
Bizarro foi ver que depois de fotografar havia um jovem Savacu (Nycticorax nycticorax) o tempo todo ali na minha frente com sua camuflagem incrivelmente bem encaixada:
[Atualizando - 06/03/22]: E a ficha dele mesmo aparecendo só agora no final:
E foi feliz mesmo não conseguindo entrar para tirar fotos melhores!