29 de dez. de 2020

Megaceryle torquata: pintura digital

    


Martim pescador grande!

Fonte: https://www.wikiaves.com.br/wiki/martim-pescador-grande

Minha mania de começar pelo bico:


Um moicano bagunçado


Essa imagem é dedicada a quem sente agonia de animais sem olhos:


Deixando o recorte do topete mais natural:


Eu já consigo reconhecer a ave a partir daqui


Ter olhos faz realmente muita diferença!


Como fazer uma sombra mesclada:


Tudo ainda desencaixado e mal contornado tomando forma


Escolhendo um style do Photoshop que lembre madeira para aplicar como textura no poleiro


Traçando a cauda 


Voltando no "cabelo" (parecem espinhos!)


Penteando...


Arrepiando...


Bem, eu terminei a fêmea. Agora vou copiar o grupo todo do desenho dela logo ao lado para fazer o macho tendo o desenho já pronto como base: 


Crio um grupo novo para o desenho do macho


Com uma cópia exata do desenho e suas camadas, agora vou virar ele de frente para o outro:


Vou na camada de pintura do corpo para modificar sua distribuição de cores


Seleciono o trecho e modifico com o pincel normalmente


Acabo lembrando que a diferença vista no peito da ave também aparece por baixo das asas durante o voo, então recoloco o desenho virado para o mesmo lado do anterior para não ocupar muito espaço e eu poder fazer uma versão do casal voando logo ao lado. 


Como agora eles estão lado a lado, faço dos dois poleiros um só, apagando o do macho e alongando o da fêmea:


Temos esse casal agora:


E eu ainda vou perceber que desenhei o casal acima com um erro e corrigir lá para frente...

Agora começo a versão do casal voando:


Esse corpo parece o rabo de uma raposa


Agora parece uma ave morta de museu...


Leque trabalhoso




Fui diminuindo os prints para não ficar um monte só com detalhes de asas e cauda. Demorou bastante fazer cada parte dessas


Depois de pronto, fiz a mesma coisa do desenho anterior: dupliquei o arquivo para fazer a fêmea voando


Sempre com uma imagem de referência ao lado


Terminando as modificações


Pensei que tinha acabado o desenho, mas percebi dois erros: as coberteiras da cauda (bunda!) do macho pousado estava na cor errada e faltou a listra no peito da fêmea voando.

Agora sim!


E sua ficha:

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com